Publicado em
13 de outubro de 2017
Conteúdos
Objetivos
1ª EtapaExibição do Filme
2ª EtapaDebate sobre o filme
3ª Etapa História – A Reforma Protestante e seu impacto na Europa moderna
4ª EtapaSociologia – A Ética protestante e o espírito do capitalismo
Materiais Relacionados
Arquivos Anexados
Conteúdos
A Reforma Protestante
Max Weber e sua contribuição para a sociologia
Objetivos
Estudar a Reforma Protestante e suas consequências para a História religiosa, política, social e cultural da modernidade;
Conhecer a biografia de Martinho e Lutero e refletir sobre sua representação cinematográfica;
Estudar o pensamento de Max Weber e sua importância para a sociologia;
1ª Etapa: Exibição do Filme
Antes de iniciar esta sequência de atividades consulte a área Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais
Antes de exibir o filme, seria interessante que algumas aulas fossem ministradas sobre a Idade Média, articulando o poder político da Igreja Católica e o Sacro Império Romano Germânico, de forma que os alunos possam aproveitar melhor e compreender o filme com maior profundidade a importância de Lutero e da Reforma Protestante. O item 1 da área “Para Organizar o seu Trabalho…” traz boas fontes para esta etapa
2ª Etapa: Debate sobre o filme
Após a exibição do filme, o professor terá muitos temas para debater com os alunos, tanto históricos como religiosos, políticos, morais e estéticos. Que aspectos da história foram privilegiados pela obra? Como é representada a Igreja Católica e como é representado Lutero? De acordo com o filme, que práticas da Igreja Católica Lutero mais condenava, por quê? Se acontece, de que forma? Quais críticas/ propostas de Lutero mais afetaram a Igreja, por quê? O que significou a tradução da Bíblia para o Alemão e por que a Igreja Católica se opunha a isso?
Durante o debate, é fundamental que o professor garanta o respeito e a serenidade, especialmente na abordagem sobre as religiões, ressaltando que se trata de um tema que faz parte tanto da esfera pessoal e familiar, bem como da esfera social e histórica. Saber debater esses temas com civilidade é um aprendizado importante para os alunos.
O debate poderá ser ampliado para o tema “A exploração financeira da fé foi extinta com a Reforma ou ainda acontece nos dias de hoje?”
3ª Etapa: História – A Reforma Protestante e seu impacto na Europa moderna
Nas aulas de História, o professor poderá se aprofundar no estudo da Reforma e seus impactos políticos e sociais, abordando desde a história do Sacro Império Romano Germânico e sua relação histórica com o Império Romano, as relações entre Estado e Igreja, os processos da Inquisição, a importância da Universidade, etc. [Ver materiais na área Para Saber Mais]
Após este primeiro momento expositivo, pode-se dividir os alunos em grupos e propor diferentes temas de pesquisa que relacionem a Reforma com outros aspectos da sociedade. Cada grupo, de preferência reunidos por afinidades temáticas, pode pesquisar bibliografia sobre o tema e desenvolver uma pequena apresentação para a turma, sempre orientados pelo professor. Além de refletir sobre o tema escolhido, cada grupo escolherá uma cena do filme que aborde a questão e analisá-la, integrando-a ao seu trabalho.
Sugerimos como temas:
– A Reforma e a Prensa – Como a invenção de Gutenberg influenciou no sucesso da Reforma luterana? (refletir sobre a possibilidade de publicação massiva de livros, tanto as obras de Lutero como a Bíblia traduzida ao alemão)
– Lutero e Calvino – Quais as semelhanças e diferenças entre essas duas figuras da Reforma Protestante? Em que contextos surgiram e o que propunham?
– A Santa Inquisição – Como funcionava essa instituição da Igreja Católica? O que era considerado heresia na época? Como foi a relação de Lutero com a Inquisição?
– A Reforma e o Poder – Quais governos adotaram o Protestantismo como religião? Que razões os levaram a isso e como foi esse processo?
– A Reforma e a Economia – Como a Igreja Católica encarava a “usura” e o “lucro” e por que razões? O que a Reforma Protestante propôs em relação a isso? A que classes sociais essa questão interessava? Que outros aspectos econômicos o protestantismo tocou?
4ª Etapa: Sociologia – A Ética protestante e o espírito do capitalismo
O professor de Sociologia pode partir do filme para estudar com seus alunos uma das obras fundantes da Sociologia, A Ética protestante e o Espírito do capitalismo, de Max Weber. É uma oportunidade para discutir tanto o conteúdo proposto por Weber – baseado no filme visto, e, de preferência, relacionado às aulas de História – como para refletir sobre a metodologia de análise utilizada pelo autor, e os conceitos e pressupostos mais importantes de sua obra.
Primeiramente, sugerimos a leitura do primeiro capítulo do livro, que apresenta a tese do autor “Confissão religiosa e estratificação social” – ou algum fragmento deste, selecionado pelo professor. O contato direto com o texto é sempre insubstituível. Os alunos podem lê-lo em casa, e levar à aula suas dúvidas e questões para debatê-las coletivamente. É importante, no aprofundamento do texto, esclarecer os conceitos de “ética protestante” e “espírito capitalista” desenvolvidos por Weber, assim como relacioná-los com a atualidade. Que aspectos desse “espírito capitalista” descritos por Weber ainda estão presentes em nossa sociedade? Que dimensões de nossa vida estão atravessadas por esta cultura capitalista? Há sociedades contemporâneas que não são tocadas pelo capitalismo? De que forma Weber descreve o capitalismo, e como ele se diferencia de outros momentos da História da humanidade?
Após a compreensão e discussão sobre a tese weberiana sobre a relação entre o protestantismo e o capitalismo, será o momento de discutir seu método e seus pressupostos analíticos, de forma a inseri-lo na história do pensamento sociológico. Como encara Weber a relação entre indivíduo e sociedade? Que relevância dá o autor ao conceito de “classe social”? Até que ponto um indivíduo pode impactar na sociedade, e vice-versa? O que é “ação social” para Weber?
Para finalizar o estudo, o professor pode propor uma análise do filme Lutero a partir das reflexões feitas, que pode ter a forma de um texto escrito elaborado por cada aluno. Na construção do filme, como está pensada a relação entre indivíduo e sociedade? Como e por que Lutero rompe com a Igreja e que impactos isso gera na sociedade como um todo?
Materiais Relacionados
Retome as principais características da Idade Média em
Para saber mais sobre Martinho Lutero e a Reforma Protestante;
Documentário da History Channel sobre Martinho Lutero;
Resenha do livro “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”;
Texto sobre o conceito de “Ação Social” em Max Weber:
Artigo sobre o “Pensamento econômico e social de Matinho Lutero”:
Para saber mais sobre a tradução da Bíblia e sua importância para a Reforma;
Lutero
Sinopse:
No século XVI, um monge e teólogo alemão – Martinho Lutero – questiona o comércio de Indulgências dentro da Igreja Católica, assim como outras questões da prática religiosa. Ele prega a palavra de Cristo sem a mediação da instituição, e traduz pela primeira vez o Novo Testamento para o Alemão. Por essas ações é considerado herege e julgado pela Igreja.
Ficha técnica:
Título: Lutero Duração: 123 min.
Direção: Eric Till Roteiro: Camille Thomasson e Bart Gavigan Elenco: Joseph Fiennes (Martin Luther), Alfred Molina (John Tetzel), Jonathan Firth (Girolamo Aleander), Claire Cox (Katharina von Bora), Peter Ustinov (Frederico, o Sábio), Bruno Ganz (Johann von Staupitz) Classificação: 14 anos Ano/Pais de Produção: 2003/ Alemanha Edição: Clive Barrett Música: Richard Harvey
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