Conteúdos
Preconceito racial;
Desigualdade social;
Apartheid;
Esporte como integração social e política.
Objetivos
– Conhecer a recente história da África do Sul; Apartheid;
– Refletir sobre o esporte como elemento de mediação social, cultural e política;
– Refletir e discutir sobre as várias facetas do racismo no Brasil e no mundo;
– Debater as propostas de algumas políticas afirmativas, como a política de cotas para as universidades, entre outras medidas.
Caro professor, os links para os conteúdos sugeridos neste plano estão disponíveis na aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”. Na aba "Material de Apoio" você encontra este plano de aula para download e um texto complementar.
1ª Etapa: Pesquisa prévia
Sugere-se que esta pesquisa seja realizada duas semanas antes da exibição do filme.
O filme Invictus tem forte apelo aos adolescentes e pré-adolescentes e aborda uma temática que pode desencadear atividades em várias disciplinas. Vale o investimento em um projeto interdisciplinar que envolva mais de uma aula, de cada disciplina envolvida.
Vários professores podem solicitar pesquisas prévias dos temas abordados no filme:
Ciências Humanas (Geografia, Sociologia, História e Filosofia):
• Pesquisa e discussão sobre a África, com ênfase para a África do Sul (localização geográfica, recursos naturais, economia, Apartheid);
• Pesquisa sobre a História do continente africano, divisão entre os vários colonizadores europeus, colonização inglesa, História de Nelson Mandela;
Linguagens e Códigos (Educação Física):
• Pesquisa sobre a história do rugby e suas regras;
• Pesquisa comparativa sobre a história do futebol e suas regras;
Sugestão: o futebol pode ser pesquisado pelas meninas e o rugby pelos meninos, porque as regras do futebol em geral são mais conhecidas pelos meninos do que pelas meninas. O professor pode construir um quadro em sala de aula, onde serão vistas as similaridades e diferenças entre os dois esportes.
2ª Etapa: Exibição do filme
O filme é longo, tem mais de duas horas, portanto, deve ser exibido em aula dobrada, pois não convém que seja dividido.
Após a exibição, pode ocorrer um intervalo e, em seguida, um debate sobre as primeiras impressões.
3ª Etapa: Debate
É interessante que vários professores, de mais de uma disciplina, estejam presentes. Há muitos detalhes que serão observados por uns e não por outros alunos (mesmo os professores não conseguem realizar uma observação tão abrangente com uma única apresentação), por exemplo, cenas das ruas e das casas das várias famílias que assistem aos jogos; É importante que muitos alunos se manifestem dada a complexidade da obra.
Os professores devem evitar conclusões muito facilitadas e de lugar comum, pois, embora Mandela tenha sido um líder reconhecido mundialmente, as questões sobre igualdade racial trazem polêmicas legítimas.
Os mediadores não precisam buscar uma posição de consenso, respeitando a complexidade do tema.
4ª Etapa: Atividades posteriores ao filme e ao debate
Linguagens e Códigos (Educação Física e Língua Portuguesa)
• Pode ser solicitado um texto sobre o esporte como instrumento de unificação nacional, muitas vezes manipulado por alguns governos; o esporte pode refletir um conceito de “nação” e “identidade”, que não é natural, mas construído historicamente; Como “gancho” para a produção do texto, os professores podem retomar a pesquisa prévia sobre as histórias dos dois esportes – rugby e futebol – e a identidade cultural a que estão associados;
• Outra possibilidade de abordagem pode ser o fato de que o filme Invictus estreou pouco antes da realização da Copa do Mundo de Futebol na África do Sul (2010). Estamos próximos à realização da Copa do Mundo no Brasil (2014). Como esses eventos mundiais e esportivos mobilizam as questões sociais, culturais, políticas, muito além do esporte?
Ciências Humanas (História, Sociologia, Geografia e Filosofia):
A partir da pesquisa levantada anteriormente sobre o racismo na África do Sul, os professores podem dividir a classe em três grupos que farão pesquisas, cujos resultados serão compartilhados com a classe:
• África do Sul hoje: como estão as políticas públicas de igualdade racial, após quase duas décadas do momento em que se passa o filme;
• Estados Unidos da América: história do racismo nos EUA, história de Martin Luther King, desenvolvimento das políticas afirmativas de cotas;
• Brasil: origem das desigualdades raciais no Brasil, líderes na luta contra a desigualdade racial (Zumbi dos Palmares e tantos outros), políticas afirmativas recentes no Brasil, sistema de cotas;
Linguagens e Códigos (Língua Inglesa e Arte):
Pode ser trabalhado o poema Invictus, de William Ernest Henley, falado na cena em que Pienaar e a seleção sul-africana de rugby visita a prisão em que Mandela esteve;
• O poema pode ser lido em inglês e a cena novamente exibida aos alunos, para que atentem para a inflexão do poema;
• O professor de Inglês pode trabalhar a biografia do poeta;
• O professor de Arte pode solicitar uma atividade de artes visuais a partir da cena em Pienaar imagina Mandela preso;
5ª Etapa: Pesquisa prévia
Sugere-se que esta pesquisa seja realizada duas semanas antes da exibição do filme.
O filme Invictus tem forte apelo aos adolescentes e pré-adolescentes e aborda uma temática que pode desencadear atividades em várias disciplinas. Vale o investimento em um projeto interdisciplinar que envolva mais de uma aula, de cada disciplina envolvida.
Vários professores podem solicitar pesquisas prévias dos temas abordados no filme:
Ciências Humanas (Geografia, Sociologia, História e Filosofia):
• Pesquisa e discussão sobre a África, com ênfase para a África do Sul (localização geográfica, recursos naturais, economia, Apartheid);
• Pesquisa sobre a História do continente africano, divisão entre os vários colonizadores europeus, colonização inglesa, História de Nelson Mandela;
Linguagens e Códigos (Educação Física):
• Pesquisa sobre a história do rugby e suas regras;
• Pesquisa comparativa sobre a história do futebol e suas regras;
Sugestão: o futebol pode ser pesquisado pelas meninas e o rugby pelos meninos, porque as regras do futebol em geral são mais conhecidas pelos meninos do que pelas meninas. O professor pode construir um quadro em sala de aula, onde serão vistas as similaridades e diferenças entre os dois esportes.
6ª Etapa: Exibição do filme
O filme é longo, tem mais de duas horas, portanto, deve ser exibido em aula dobrada, pois não convém que seja dividido.
Após a exibição, pode ocorrer um intervalo e, em seguida, um debate sobre as primeiras impressões.
7ª Etapa: Debate
É interessante que vários professores, de mais de uma disciplina, estejam presentes. Há muitos detalhes que serão observados por uns e não por outros alunos (mesmo os professores não conseguem realizar uma observação tão abrangente com uma única apresentação), por exemplo, cenas das ruas e das casas das várias famílias que assistem aos jogos; É importante que muitos alunos se manifestem dada a complexidade da obra.
Os professores devem evitar conclusões muito facilitadas e de lugar comum, pois, embora Mandela tenha sido um líder reconhecido mundialmente, as questões sobre igualdade racial trazem polêmicas legítimas.
Os mediadores não precisam buscar uma posição de consenso, respeitando a complexidade do tema.
8ª Etapa: Atividades posteriores ao filme e ao debate
Materiais Relacionados
• É importante assistir, de preferência mais de uma vez, ao filme Invictus (EUA, 2009), dirigido por Clint Eastwood, de 134 minutos;
• Antes de exibir o filme aos alunos, é importante que todos os professores que estiverem envolvidos com a atividade, independente da disciplina que lecionam, conheçam um pouco da História da África do Sul e do apartheid. Há muitas fontes acessíveis. Confira o material da revista Nova Escola.
• As políticas afirmativas são derivadas de grandes movimentos mundiais em defesa da igualdade racial, o que permitiu reflexões e ações, por exemplo, da criação de cotas para negros em universidades públicas. O tema revela muita complexidade e a escola não deve se eximir desse debate, mesmo sabendo que se trata de um processo em construção. Por isso, nem sempre haverá um veredito final para a discussão. O site do antropólogo Kabengele Munanga é uma boa opção de atualização desses debates.
• O título do filme – Invictus – é também o nome de um dos poemas que inspiraram Mandela na prisão. Do escritor britânico William Ernest Henley, que viveu no século XIX, a versão original em inglês, assim como sua tradução em português e um pouco sobre a vida do poeta podem ser vistas aqui.
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