Conteúdos

 Contos e lendas populares que sempre assustam as crianças.

Objetivos

Refletir sobre os contos populares e lendas que sempre assustaram as crianças;

Estudar os contos de terror, em várias faixas etárias; 
Conhecer mais sobre a animação brasileira; 
 

1ª Etapa: Exibição do Filme

O curta metragem de animação Historietas mal-assombradas (para crianças malcriadas) tem, ao todo, 15 minutos de duração e está subdividido em três pequenas histórias. O(a) professor (a) pode optar por apresentá-las todas de uma vez ou separadamente. O curta trata da história de uma criança que não quer ir dormir e pede à sua avó que conte histórias bem apavorantes, histórias “de medo”. A avó (cuja voz é da grande atriz Miriam Muniz), sem muita paciência, vai apimentando cada vez mais suas histórias, para ver se a neta dorme. A avó invoca as lendas brasileiras do Boitatá, Corpo-seco e Jurupari. Muitas dessas lendas, possivelmente foram inventadas por padres jesuítas que utilizavam costumes e crenças indígenas para passar lições de moral às crianças, como dormir mais cedo, não ser malcriada, etc. É interessante notar que o curta apresenta histórias (mal assombradas) dentro de uma outra história  (da avó e sua neta). As sugestões a seguir pretendem contemplar alunos de todo Ensino Fundamental (I e II).

2ª Etapa: Debate sobre o filme

O desenho Historietas mal-assombradas possibilita que as crianças e adolescentes contem suas próprias histórias de medo. Há lendas urbanas, por exemplo, como a loira do banheiro, que são personagens muito presentes no cotidiano escolar (especialmente pré-adolescentes e adolescentes). Suas variáveis permitem a discussão sobre a força da história oral. 

Para as crianças menores, a conversa sobre a animação apresentada é uma oportunidade para os alunos falarem de seus próprios medos, especialmente o medo na hora de irem dormir (como a menina do desenho) ou quando estão sozinhas ou no escuro. Não por acaso, muitas das lendas falam de monstros que assustam crianças que não querem ir dormir ou que são malcriadas. O debate é útil não apenas para expressarem seus medos, mas como aquecimento da produção de textos.

 

3ª Etapa: Língua Portuguesa – Leitura de textos e pesquisa

Muitas são as obras de literatura infantil que tratam dos personagens do folclore brasileiro, para todas as faixas etárias. A mais importante delas é o conjunto dos livros infantis de Monteiro Lobato, especialmente o livro “O Saci”, que pode ser melhor apreciado por crianças a partir de 9 ou 10 anos.  

Para os pré-adolescentes, o desenho animado pode desencadear uma atividade com o conto fantástico, que tem em Edgar Alan Poe um ótimo representante. Poe escreveu também contos de terror e muitos contos policiais. 

Os alunos, antes ou depois da leitura, podem desenvolver pesquisas sobre esses personagens folclóricos e todas as suas variáveis, enfatizando as características da história oral.

 

4ª Etapa: Língua Portuguesa e Arte: produção de textos e desenhos

Após algumas leituras, os alunos (de todas as idades) podem produzir seus próprios contos fantásticos que podem também vir associadas a desenhos e histórias em quadrinhos.

 

 

5ª Etapa: Arte – Produção de curta de animação

Historietas Mal assombradas pode estimular a produção de um rápido desenho animado entre os alunos, utilizando a técnica do stop motion (referências no material de apoio). Os personagens podem ser construídos a partir da animação de Victor Hugo Borges, que também se vale dessa técnica. 

 

A técnica stop motion implica que o primeiro passo seja o desenvolvimento do roteiro e dos personagens, a partir de discussões coletivas que delineiem seus traços físicos e psicológicos. 

 

Em seguida, nas aulas seguintes, os alunos irão construir com massa de modelar os personagens. Os cenários, de acordo com o roteiro escolhido, podem ser construídos com diversos materiais sugeridos pelo professor de arte. 

 

Em seguida, os alunos produzirão as fotos e comporão o filme (veja o link no material de apoio). 

 

Materiais Relacionados

1. Assista ao curta de 15 minutos Historietas Mal-assombradas (para crianças malcriadas) de Victor-Hugo Borges, no portal portacurtas:http://portacurtas.org.br/filme/?name=historietas_assombradas_para_criancas_malcriadas

2. O cineasta Victor-Hugo Borges fez muito sucesso com o curta apresentado neste plano. Atualmente, dirige uma série no cartoon-network. No link abaixo, você pode ler uma entrevista dada pelo cineasta a uma criança de 12 anos:  http://blocobcriativo.wordpress.com/2013/08/04/entrevista-com-victor-hugo-borges-criador-do-historietas-assombradastr/

3. O exemplo de uma professora que teve um projeto bem sucedido com produção de textos baseados nos contos de terror pode ser conferido no link: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/como-trabalhar-escrita-contos-terror-alunos-producao-texto-lingua-portuguesa-portugues-546378.shtml
 
4. As histórias dos personagens lendários são sempre muito controversas, justamente porque baseadas na história oral, variando ao longo do tempo e da região onde são contadas. Monteiro Lobato foi um escritor que contou muitas dessas lendas, pela voz de Dona Benta, especialmente em sua obra “O Saci”. O trecho em que ele conta sobre a história do Boitatá consta no link: 
Outras lendas, como a do Jurupari, podem ser investigadas e comparadas por meio de vários livros e sites, como:
A lenda do corpo-seco e suas variantes pode ser explicada no site abaixo: http://ocalafrio.blogspot.com.br/2013/06/a-lenda-do-corpo-seco.html
 
5. Sobre a história da animação consulte http://animablog.wordpress.com/historia/
Saiba como fazer um desenho animado em massinha, no link: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-e-feito-um-desenho-animado-em-massinha
 
6. Na introdução do livro Obras-primas de Contos de Terror, o escritor Jacob Penteado comenta  sobre as proximidades e diferenças entre a narrativa fantástica e a de terror. Esse texto pode ser lido no seguinte link: http://sobreomedo.files.wordpress.com/2011/05/penteado-jacob-introduc3a7c3a3o-de-obras-primas-do-conto-de-terror.pdf
 

Arquivos anexados

  1. Cinema e Educação: Historietas Mal assombradas

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