Publicado em
17 de março de 2017
Conteúdos
Objetivos
1ª EtapaExibição do Filme
2ª EtapaDebate após o filme
3ª EtapaAtividades
Materiais Relacionados
Arquivos Anexados
Conteúdos
Narrativa de aventura, adjetivos em inglês, escrita.
Objetivos
Estudar adjetivos em inglês a partir da descrição de personagens;
Estudar conceitos da narrativa, como descrição, ação, clímax, resolução;
Refletir sobre a história e os desejos humanos a partir da saga.
1ª Etapa: Exibição do Filme
O filme não necessita grandes introduções. Apenas seria interessante que o professor converse com os alunos, já que o filme é muito conhecido entre os jovens, perguntando quem já conhece a série de Harry Potter, e pedindo a colaboração daqueles que já assistiram não contando o que irá acontecer. Também é importante criar um ambiente de silêncio e concentração, mostrando que o filme não está apenas para diversão, mas em função a uma atividade escolar.
Pode ser muito produtivo, principalmente para as atividades de Português e Inglês, que os professores trabalhem com o livro antes do filme, e depois façam as atividades relacionando-os. As atividades estão pensadas, no entanto, para serem realizadas a partir do filme.
2ª Etapa: Debate após o filme
Depois da exibição da obra, o professor deve abrir um debate com os alunos, ouvindo seus comentários e instigando-os com perguntas que ampliem sua visão sobre o filme. No início, pode perguntar sobre o que mais os impressionou, quais cenas,personagens, acontecimentos, de forma a retomar o enredo e tirar possíveis dúvidas sobre a história.
Depois, deve ir se aprofundando na história, perguntando qual é o conflito central do filme e qual sua razão de ser. O que é a Pedra Filosofal e motivo para Voldemort querê-la. O que eles acham que significa viver para sempre, e quais seriam as vantagens e desvantagens de conseguir algo assim? Por que Dumbledore e Nicolas Flamel resolvem destruir a pedra que proporciona riqueza e vida eterna?
Por outro lado, podem discutir a figura de Voldemort, e que pistas o filme nos dá sobre o que significou essa figura no mundo do Bruxos. Por que muitos temem dizer o seu nome, e Dumbledore afirma que é importante dizê-lo, para não aumentar o seu poder? Qual a relação entre medo e poder? É possível relacionar o momento de poder de Voldemort com algum período da nossa história?
3ª Etapa: Atividades
Língua Portuguesa: Narrativa de aventura
Nas aulas de Língua Portuguesa, o professor poderá trabalhar aspectos da narrativa de aventura, refletindo com seus alunos algumas diferenças e semelhanças entre a linguagem literária e a cinematográfica, como a construção dos personagens, do tempo, do espaço, e do relato em si, culminando na elaboração de um pequeno relato relacionado à história do filme.
Primeiramente, apresentará aos alunos alguns conceitos básicos, como “gênero”, “enredo”, “introdução”, “complicação”, “clímax”, “desfecho”, “personagens”, “protagonista”, “antagonista” “espaço” e “tempo”, explicando os conceitos e pedindo que os alunos deem exemplos do filme. [Ver materiais em Para Organizar o trabalho e Saber Mais, links 2 e 3] A qual gênero o filme pertence? Qual o seu enredo? Como dividiríamos a obra nesses momentos? Até onde dura a introdução, como os personagens e a história são apresentados? Qual é o clímax da narrativa e qual é o seu desfecho?
Língua inglesa: Personagens e adjetivos
O professor de Inglês pode aproveitar o filme de diferentes modos, dependendo do nível idiomático dos alunos. Desde assisti-lo em inglês, ou com legendas em inglês, até discuti-lo livremente nesta língua, trabalhando expressões de opinião, gosto, narração, etc. Sugerimos, no entanto, uma atividade que poderá ser aplicada para estudantes de Fundamental I que tenham conhecimentos básicos da língua: descrever personagens a partir do uso de adjetivos físicos e de comportamento.
Após a exibição completa do filme, o professor pode selecionar algumas cenas e depois exibi-las com legendas em inglês. Como os alunos já conhecerão a história, a compreensão será mais fácil e o professor pode trabalhar termos específicos que ajudem na compreensão global, além de abordar as características dos personagens.
Nas primeiras cenas do filme, por exemplo [4’ – 8’] – pode trabalhar com Harry Potter, Dudley, Tio Dursley e Tia Petúnia. Já na cena em que os estudantes estão no trem de Hogwarts [34’ – 38’] – o professor pode abordar os personagens Ronald Weasley e Hermione Granger. Que características desses personagens mais chamam a atenção dos alunos? Como eles são fisicamente e como se comportam? Tall, short, fat, thin, pretty, intelligent, shy, etc.
Também podem trabalhar vocabulários específicos como “witch”, “wizard”, “scar”, entre outros. Deverá, por um lado, elaborar um pequeno texto para cada personagem – construído entre todos os alunos – utilizando frases completas, e também uma tabela-glossário onde os alunos completem apenas os adjetivos e seus opostos, e um pequeno desenho que represente cada um deles.
Após a atividade coletiva, cada aluno escolherá um personagem do filme que não tenha sido trabalhado, elaborando um pequeno texto descritivo, utilizando os adjetivos da tabela e outros que forem necessários, podendo consultar o professor ou o dicionário. Há uma grande variedade de personagens com características peculiares, como Hagrid, que é muito alto e grande; Dumbledore, que é um senhor com barbas brancas e longas ou Quirrel, que é gago e usa um turbante, entre outros.
Materiais Relacionados
1.Leia mais sobre o filme e a saga em: http://www.planocritico.com/critica-harry-potter-e-a-pedra-filosofal/ e https://pt.wikipedia.org/wiki/Harry_Potter_e_a_Pedra_Filosofal_(filme);
2. Leia um artigo sobre o gênero narrativa de aventura no processo de letramento;
3. Leia mais sobre os elementos da narrativa;
4. Saiba mais sobre adjetivos em inglês;
5. Veja Dicas de Inglês a partir da leitura de Harry Potter;
6. Veja um blog com conteúdo sobre a saga Harry Potter.
Harry Potter e a Pedra Filosofal
Sinopse:
Harry é um menino órfão, que vive com os tios e um primo, no quarto de baixo da escada, sendo constantemente maltratado e humilhado. Nas vésperas de seu aniversário de 11, anos coisas estranhas começam a acontecer, até que ele recebe uma carta da escola de magia Hogwarts. A partir de então, descobrirá um mundo completamente novo, e ao qual realmente pertence: o mundo dos bruxos.
Ficha técnica:
Título: Harry Potter e a Pedra Filosofal
Duração: 159 min.
Direção: Chris Columbus Roteiro: Steves Cloves, baseado na obra de J. K. Rowling
Elenco: Daniel Radcliff (Harry Potter), Rupert Grint (Ron Weasley), Emma Watson (Hermione Granger), Richard Harris (Albus Dumbledore), Maggie Smith (Professora McGonagall), Robbie Coltrane (Hagrid), Tom Felton (Draco Malfoy)
Classificação: Livre
Ano/País de Produção: 2001/Reino Unido e Estados Unidos
Edição: Richard Francis-Bruce
Música: John Williams
Arquivos anexados
Tags relacionadas
Please login to comment
0 Comentários