Conteúdos

 Fonte de Renda.

Objetivos

 Refletir sobre as diferenças de condição da juventude brasileira: acesso aos cursos superiores, fontes de renda, envolvimento com drogas, falta de perspectivas no mercado de trabalho, preconceitos sociais expressos na linguagem.

1ª Etapa: Exibição do Filme.

 Por ter apenas 20 minutos, é possível exibi-lo dentro de uma aula, com introdução e debate em seguida à exibição. Algumas questões podem ser discutidas imediatamente a discussão, para fomentar as atividades pedagógicas, como: É possível identificar o narrador da história? Se o filme fosse escrito por um estudante de classe média, a abordagem seria diferente? Vocês acham que o protagonista é ingênuo ou esperto em relação ao tráfico de drogas? O filme sensibilizou vocês a ponto de conseguirem se sentir na pele de Maycon? Vocês encontrariam outra solução para o dilema econômico/familiar que Maycon vivia? Quais as representações de jovens que aparecem no filme, tanto na favela como na faculdade (os personagens mais importantes e os secundários)? Vocês acham que o filme é maniqueísta (alguns personagens são muito bons e outros muito maus)? O protagonista apresentado (Maycon) corresponde ao estereótipo do jovem favelado exibido na mídia televisiva? 

A ideia desse debate é preparar os alunos para criarem seus textos e outras atividades.

 

2ª Etapa: Atividades

Língua Portuguesa: Produção de texto

 

Proposta de tema para produção de texto: a comparação entre os jovens da favela e os de classe média. O filme oferece uma série de diferenças: transporte para ir à faculdade, perspectivas de trabalho, herança familiar, música (funk/samba e música eletrônica). Ao final do filme, uma conversa entre Edu e Maycon fala das diferenças de brincadeiras de infância, comparando a criança criada dentro de casa (ou do apartamento) e a criada na rua. No entanto, o fato de serem da mesma geração compartilham problemas comuns, gírias, vestuário, ligação com as novas tecnologias, falta de perspectiva profissional, entre outros aspectos. 

 

Geografia/Sociologia: Levantamento sobre representação social nos cursos superiores:

 

O episódio mostra o quanto os cursos superiores reforçam e reproduzem a mesma configuração social da sociedade. A importância de cidadãos das classes populares ocuparem espaço no ensino superior representa uma possibilidade de se romper com esse círculo vicioso, uma vez que universidade tem a função de pensar os problemas sociais e apresentar soluções. 

Os (as) professores (as) de Ciências Humanas podem propor uma pesquisa socioeconômica sobre os cursos superiores, quais os cursos mais elitizados, como o sistema de quotas tem alterado (ou não) essa situação, quais os financiamentos para o curso superior e quais as outras dificuldades, além do acesso, os estudantes de classes populares enfrentam;

 

Matemática: Orçamento familiar

Pode ser sugerida uma pesquisa sobre os itens essenciais do orçamento de uma família urbana brasileira e sua relação com o salário mínimo. O que é possível comprar com o salário mínimo? 

 

História: Cinema Novo

O professor(a) de História pode aproveitar o filme para falar da importância do movimento do Cinema Novo em um momento de efervescência cultural do Brasil, antes do golpe militar de 1964.

 

3ª Etapa: Preparação

O filme Fonte de Renda é o primeiro dos 5 episódios que integram o projeto Cinco Vezes Favela – Agora por Nós Mesmos. Leia no Material de Apoio o resumo e as principais questões propostas pelo filme. Conheça também os filmes produzidos na primeira versão (indicações acima). 

.

Assista ao curta Fonte de Renda, primeiro episódio do filme Cinco vezes Favela – Agora por nós mesmos (disponível em DVD). 

 

4ª Etapa: Apresentação do Filme.

É importante, antes da exibição, se explicar  a proposta de um projeto coletivo, com participação de centenas de moradores das favelas do Rio de Janeiro, além do histórico do filme homônimo e original produzido em 1962.  

Materiais Relacionados

 • O filme 5 vezes Favela – Agora por nós mesmos (2010) é uma atualização do filme 5 vezes Favela, produzido em 1962, pelo CPC da UNE. Tanto o primeiro filme, como o atual é composto por 5 histórias independentes protagonizadas por moradores de favela. A diferença (explicitada no título do filme) é que a versão atual é realizada por uma equipe de jovens cineastas, moradores das favelas do Rio de Janeiro. Além da equipe técnica, os roteiros dos episódios foram escolhidos por centenas de moradores das favelas. Para compreender essa proposta, sugerimos a leitura do artigo O CINEMA NOVO E O CPC , no link …

 
Sobre a primeira versão do filme, realizada em 1962, você pode saber mais nos links:
Os curtas, de 1962, podem ser vistos no youtube, em 7 trechos de 15 minutos cada, nos links:
 
Sobre o processo de realização dos cinco filmes contemporâneos, é possível conhecer mais dados no link: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-180470/curiosidades/
 
 
As cotas raciais ou para alunos de escolas públicas são polêmicas, mas precisam ser discutidas. Uma das possibilidades de aprofundamento no tema é o artigo do antropólogo Kabengele Munanga:  http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=121143
 

Arquivos anexados

  1. Cinema e Educação: Fonte de Renda – Série 5X Favela – Agora por nós mesmos, O Filme.

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.