Conteúdos

Educação alimentar, saúde bucal e bem estar.

Objetivos

Refletir sobre educação alimentar, saúde bucal e bem estar;

Conhecer ou re-conhecer a obra do escritor Ziraldo;
Pensar a alimentação relacionando-a às culturas locais; 
Pensar a cronologia a partir das diversas fases da criança;
 

1ª Etapa: Exibição do episódio “Fome de Doce”

 • O episódio deve ser visto antes pelo (a) professor (a) que deve avaliar se há necessidade ou não de explicar que a história é contada em tempos históricos diferentes. Em geral, após alguns minutos, as crianças captam a diferença dos atores e da trama. A não explicação dessa estratégia pode ser um elemento desafiador para as crianças. Mas, caso sejam crianças muito pequenas e o professor julgar necessário, pode ser feita uma introdução explicando a narrativa em três tempos. 

• O (a) professor (a) pode iniciar a atividade perguntando à classe quem conhece a obra de Ziraldo, o personagem Menino Maluquinho, ou mesmo quem já viu a série na TV. 

 

2ª Etapa: Ciências - Debate sobre alimentação saudável

 • A dificuldade de a criança gostar de alimentos saudáveis e/ou alimentos diversos é o tema desse episódio. A criança muitas vezes recusa a comida alegando não ter fome, mas o que ela quer é doce. Na parte do episódio em que o garoto está com 5 anos, a grande questão é a “fome de doce”. Curiosamente, a mãe de Maluquinho é odontopediatra e, para sua desilusão, descobre que seu filho não está escovando bem os dentes e já tem duas cáries.

• Na outra parte do episódio, em que Maluquinho já tem 10 anos, a questão é não querer experimentar novos alimentos. O avô, que está para chegar do Japão, pede que a família o receba com um jantar japonês. Maluquinho vê charme nisso e chama seus amigos, mas ele não sabia que teria que experimentar peixe cru, entre outros alimentos “diferentes”. Sua amiguinha diz que é preciso certa “maturidade” pra se comer comida japonesa e ele não quer passar vergonha na frente dela. 

• Em qualquer faixa etária, esse é um debate interessante. O que a criança quer quase sempre não é o mais saudável. A série O Menino Muito Maluquinho mostra o ponto de vista da criança (“tenho fome de doce”, “que nojo de peixe cru”, “não quero verdura”) e as consequências mais imediatas da desobediência ou da superação. No caso do menino menor, uma dor de barriga. Quando ele está maior, o desafio de experimentar alimentos diferentes que ele acha que não gosta. O debate deve deixar aflorar os reais hábitos das crianças, permitindo que uns contem aos outros o que comem, o que já superaram, alguma experiência com intoxicação alimentar, entre outros casos. É importante que o (a) professor (a) contenha brincadeiras de mau gosto em relação aos obesos ou muito magros, discutindo com seriedade e tranquilidade a importância da educação alimentar, inclusive mostrando que nem sempre alguém que se alimenta mal é obeso. 

 

3ª Etapa: Ciências - Debate sobre saúde bucal

O episódio pode desencadear aula (s) sobre saúde bucal. Se for o caso o (a) professor (a) pode reapresentar o trecho da série em que a mãe explica como devem ser escovados os dentes. As conversas com as crianças devem manter a espontaneidade, para que elas contem em que momentos escova os dentes em casa e na escola. Outros materiais de apoio podem ser mobilizados para essa (s) aula (s) ou até mesmo um convite para que um (a) odontopediatra vá à escola conversar com as crianças;

4ª Etapa: História e Geografia: alimentação de diversos países e regiões do Brasil

Conforme a idade das crianças, a partir da exibição da série, podem ser solicitadas pesquisas sobre a alimentação de vários países e etnias. No episódio “Fome de Doce”, o avô de Maluquinho volta da Suíça com chocolates. O jantar japonês oferece peixe cru. Como é a alimentação típica de alguns países orientais como Japão, China, Indonésia, Índia? O que isso tem a ver com a cultura local ou com a oferta natural de alimentos nessas regiões? Como é a alimentação dos brasileiros? Nas várias regiões do Brasil, quais as diferenças de alimentos e pratos típicos? 

5ª Etapa: Língua Portuguesa e Arte

A obra de Ziraldo já é conhecida por crianças de diversas idades. A série televisiva só amplia as possibilidades da utilização dessa obra infanto-juvenil nas atividades escolares de alfabetização e letramento. 

O personagem Menino Maluquinho é um menino considerado muito levado (hoje em dia, alguns diriam que é hiperativo), porém, ao final da história, Ziraldo afirma que ele não tem nada de maluco, que ele é uma criança feliz. Trata-se de um personagem que provoca muita empatia com as crianças, o que facilita o exercício da produção de textos e atividades criativas. O site educacional indicado no material de apoio, por exemplo, disponibiliza o livro “O Menino Maluquinho” integralmente, com figuras dinâmicas. No site, há jogos educativos, datas comemorativas, enfim, uma série de atividades para que as crianças interajam com o personagem.

 

Materiais Relacionados

•O episódio “Fome de Doce” da série Um Menino Muito Maluquinho, tem pouco mais de 25 minutos de duração e pode ser visto integralmente no link da TV Brasil: http://tvbrasil.ebc.com.br/meninomaluquinho/episodio/fome-de-doce

• A série Um Menino Muito Maluquinho (com 22 episódios) foi realizada em 2006, tendo como base a obra literária de Ziraldo, especialmente o personagem Menino Maluquinho. A série contou com a direção de César Rodrigues e roteiro de Anna Muylaert. A adaptação para a TV é de Anna Muylaert e Cao Hamburger, com supervisão de conteúdo de Beth Carmona e Rosa Crescente.

• Ao longo dos anos, a série foi exibida na programação da TV Cultura, Canal Disney, TV Educativa e TV Brasil. Tem sido exibida, atualmente, na programação da TV Escola. Atualmente, vários episódios podem ser assistidos no site da TV Brasil.
 
• A particularidade dessa série, além da qualidade artística, é que ela é passada em 3 momentos históricos diferentes: quando o garoto tem 5 anos, quando tem 10 anos e, em alguns episódios, já adulto, com aproximadamente 30 anos (relembrando sua infância). Essa estratégia exige atenção do espectador e mostra um fenômeno acontecendo em idades diferentes da criança.
 
• O site educacional do Menino Maluquinho é bastante criativo e pode ser complementar a essa atividade. O link é: http://omeninomaluquinho.educacional.com.br/default.asp
 
• O site da Nutrociência traz orientações sobre educação alimentar e vida saudável tanto com artigos acadêmicos como com artigos para o público leigo. O (a) professor (a) pode buscar muitas informações no link:  http://www.nutrociencia.com.br/
 

Arquivos anexados

  1. Cinema e Educação: Fome de Doce – Um Menino Muito Maluquinho

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