Conteúdos

– Língua portuguesa: A crônica e a canção;

– Geografia: Gentrificação e espaço urbano;

– Arte: O Samba.

Objetivos

 – Conhecer a biografia e a obra de Adoniran Barbosa e sua importância para o samba;

– Estudar a história do Samba e seu desenvolvimento junto à sociedade brasileira;

– Reconhecer os instrumentos do samba e as principais características do gênero

– Estudar o conceito de "gentrificação" e suas consequências na urbanização das grandes cidades;

– Analisar uma letra de Adoniran e compará-la com o gênero crônica, refletindo sobre suas semelhanças e diferenças.

1ª Etapa: Exibição do Filme

Antes de exibir o curta, o professor pode conversar com os alunos sobre Adoniran Barbosa e sua obra, perguntando quem o conhece, quais canções conhece. A partir do que os alunos responderem, pode contar um pouco mais sobre o personagem e o contexto em que viveu e desenvolveu a obra, assim como os temas mais recorrentes em suas canções. Pode, também, ouvir com os alunos a canção “Saudosa Maloca”, e reconhecer brevemente os personagens, o tema e a linguagem. Dessa forma, terão um pouco mais de recursos para entender as referências do filme.

2ª Etapa: Debate sobre o filme

Após a exibição do filme, o professor pode debater com os alunos as diferentes histórias narradas e suas relações com as canções de Adoniran. Que referências puderam perceber? Qual é o contexto histórico e social da história? Qual o lugar do samba na vida dos personagens?  Por que são despejados e o que acontece com eles depois disso? Como a história desses personagens se relaciona com a história da população São Paulo?

3ª Etapa: Atividades: Língua Portuguesa – O Samba e a Crônica

As letras das canções de Adoniran, assim como de muitos outros sambistas, em geral são relatos bem-humorados da vida urbana cotidiana de determinada classe social: o lazer, a alimentação, as relações amorosas, a moradia, a comunicação, etc. Podem ser muito bem comparadas com um gênero literário muito difundido na modernidade: a crônica. Adoniran também possuía a particularidade de representar a linguagem oral popular, não apenas em expressões, mas também na sintaxe e na morfologia.

O professor de Português pode analisar com os alunos a letra de uma canção de Adoniran, refletindo em quais aspectos ela pode ser comparada com uma crônica. Sugerimos a canção "Samba do Arnesto", de Adoniran, que pode ser substituída por outra dependendo do gosto e repertório do professor. Após ouvi-la, poderá perguntar aos alunos: Qual é o gênero musical? Como o identificamos? Qual é o tema da canção? Quais personagens aparecem? Qual é a história narrada? Qual a linguagem utilizada? (formal, informal, culta, popular…). Também será interessante que a relacione com o curta, identificando essa canção no roteiro cinematográfico, podendo inclusive exibi-lo novamente. Depois, poderá entregar a letra para a turma, para poder analisar outras questões: Qual é a forma da canção e como isso se relaciona com a música? Esse é um gênero para ser lido ou ouvido? Por quê? Existe um outro gênero da escrita presente dentro da canção (a carta, bilhete). Como ele aparece? Como isso se relaciona com a narrativa e seu desfecho? Por que há um problema de comunicação entre os personagens? Esse problema se daria hoje em dia?

 

Finalmente, o professor pode abordar algumas características do gênero Crônica, pensando como elas aparecem nas canções de Adoniran. Nesse momento, poderão refletir sobre como uma crônica, através de pequenas experiências cotidianas, pode refletir sobre uma sociedade e uma época. (Ver materiais em Para saber Mais). Para terminar a atividade, cada aluno deverá escrever uma crônica que reflita sobre os problemas de comunicação que temos hoje em dia: Que tipos de desencontros vivemos no século XXI? A tecnologia resolveu todos os nossos problemas de comunicação? Por quê?

4ª Etapa: Atividades: Geografia – Os espaços da cidade grande: Gentrificação

O curta sobre a obra de Adoniran dá um destaque especial à canção “Saudosa Maloca” e a história que ela conta: a demolição de uma antiga casa ocupada por pessoas das classes mais baixas para a construção de um edifício alto. Esta história, cantada pelo compositor em 1951, ainda se repete cotidianamente na grande metrópole do país, e reflete um fenômeno central no processo de urbanização das cidades grandes: a gentrificação.

O professor de Geografia pode trabalhar este conceito com seus alunos a partir da análise do curta e de pelo menos três canções de Adoniran: “Saudosa Maloca”, “Abrigo de Vagabundos” e “Despejo na Favela” (as três estão indicadas no Para Saber Mais). Em primeiro lugar, sugerimos que ele ouça as canções com os alunos analisando os seus personagens, qual a posição do “narrador” e como a história é contada: como era a casa onde viviam, o que acontece, de que forma, qual o destino dos personagens? No caso de “Abrigo de Vagabundos”, a música traz os mesmos personagens de “Saudosa Maloca”, um tempo depois, especulando sobre o destino de Joca e Mato Grosso. O samba faz uma homenagem aos moradores de rua, “quem não tem onde dormir”. E o curta metragem dialoga também com “Despejo na Favela”, quando fala “é uma ordem superior” ou “assinado seu dotô”. Neste momento, pode discutir a forma que o curta representa a questão, reproduzindo a cena em que chega a ordem de despejo (7’45) e quando os três se surpreendem sendo despejados (12’12). Como chega a ordem? O que significa “é uma ordem superior”? Como os personagens encaram o fato? Por quê? Eles teriam outra opção? 

 

Após a análise, poderá discutir propriamente o conceito de gentrificação e como esse fenômeno se dá nas grandes cidades brasileiras, podendo discutir a noção de “bairro rico”, “bairro pobre”, “favela”, como se dão as divisões sociais objetivas e subjetivas nas grandes urbes. Para finalizar a atividade, pode pedir que os alunos elaborem um pequeno texto relacionando o conceito abordado com sua experiência de vida: onde você vive há gentrificação? De que formas esse processo acontece? Como o poder público se posiciona em relação a essa questão?

5ª Etapa: Atividades: Arte – Roda de Samba

Um dos personagens principais de Dá Licença de Contar é o samba. Além das inúmeras cenas de rodas de samba, todos os acontecimentos da vida de Adoniran parecem virar samba, sejam eles cômicos ou tristes. O professor de Arte pode abordar com seus alunos aspectos da história do samba e características desse gênero musical. De onde ele vem? Sempre foi aceito pela sociedade como um todo? Que instrumentos costumam ser utilizados? O que é uma roda de samba e como ela se organiza?

Primeiramente, pode conversar com os alunos sobre os seus gostos musicais e a imagem que têm do samba: Conhecem? Ouvem? Conhecem alguém que gosta? Quais sambas conhecem? Onde e quando eles acreditam que nasceu este gênero? Após esta conversa, pode dar uma aula expositiva sobre a história do samba, sua origem nas religiões afro-brasileiras, até a sua expansão e aceitação por diferentes camadas da sociedade brasileira, inclusive tomado como “símbolo nacional” (Ver materiais em Para Saber Mais). Durante a aula, pode escolher alguns sambas que considere significativos e ouvi-los atentamente com os alunos.

 

Depois, sugerimos exibir novamente a cena da roda de samba no bar (4’30) e analisar com os alunos os elementos que a constituem: a importância da forma (a roda), os instrumentos que a compõem, tanto as cordas como a percussão e a voz. Como se relacionam os diferentes instrumentos? Há hierarquias? Existem regras em uma roda de samba?

 

Finalmente, o professor pode levar à aula alguns instrumentos típicos do samba e deixar que os alunos os experimentem e descubram suas possibilidades. Depois, pode ensinar algumas técnicas básicas, por exemplo, do pandeiro, tamborim, agogô, chocalho, etc. Com todo o grupo, pode escolher uma canção do Adoniran para aprender a letra/ melodia, e tocá-la de acordo com as possibilidades da turma, acompanhando-a com os instrumentos disponíveis.

Materiais Relacionados

1. Você pode assistir integralmente ao filme “Dá licença de contar”

2. Sobre a vida de Adoniran Barbosa

3. Informações sobre o curta metragem e os artistas que participam, incluindo Making Off;

4. Documentário sobre a história da música brasileira, com bastante ênfase no samba “Do Samba à Bossa”;

5. História do Samba;

6. Instrumentos que normalmente aparecem no Samba;

7. Letra e vídeo da canção "Samba do Arnesto";

8. Letra e vídeo da canção “Saudosa Maloca”;

9. Letra e áudio da canção “Abrigo de Vagabundos”;

10. Letra e áudio da canção “Despejo na Favela”, interpretada por Adoniran e Gonzaguinha;

11. Gentrificação e seu impacto no espaço público;

12. Estudo sobre a urbanização de São Paulo e sua representação nas canções de Adoniran Barbosa e Paulo Vanzolini;

13. Para estudar a Crônica como gênero;

14. A lírica de Adoniran como ponto de encontro entre o samba e a crônica.

 

 

Dá Licença de Contar

Sinopse: O Curta recria o imaginário das canções de Adoniran Barbosa, em São Paulo nos anos 50. As rodas de samba, os bares, o Brás, os despejos na favela. Brinca com as letras do compositor, que aparecem no roteiro de diferentes formas.

Ficha técnica: Título: Dá licença de contar Duração: 17 min. Direção: Pedro Serrano Roteiro: Pedro Serrano  Elenco: Paulo Miklos (Adoniran), Gero Camilo (Mato Grosso), Gustavo Machado (Joca), Aisha Jambo (Iracema), Zemanuel Piñeiro (Arnesto); Classificação: 16 anos  Ano/Pais de Produção:  2016/ Brasil  Montagem: Christian Grinstein;

Arquivos anexados

  1. Cinema e Educação: Dá licença de contar
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