Conteúdos
Trabalho infantil;
Direitos Humanos;
Direitos da Criança;
Ocupação no espaço urbano;
Objetivos
• Refletir sobre o significado da infância e o desafios da vida adulta;
• Refletir sobre o trabalho infantil em uma grande cidade;
• Refletir sobre a infância e os direitos da criança e do adolescente;
• Compreender as desigualdades sociais e a ocupação do espaço urbano em uma metrópole;
• Analisar e relacionar dados estatísticos da cidade de São Paulo;
1ª Etapa: Exibição do Filme
O curta metragem Bilu e João é o quarto episódio do filme Crianças Invisíveis. Antes de exibi-lo faça uma introdução sobre a proposta da Unicef para realização do filme (consulte o Material de apoio ao final deste plano). O filme se passa na região do Capão Redondo, extremo sul da cidade de São Paulo. Apesar de tratar de uma situação dramática, o filme mostra com leveza e criatividade crianças inseridas neste contexto de violência e desigualdade. É interessante saber o que os alunos conhecem sobre essa região da cidade de São Paulo, o Capão Redondo (veja os links sugeridos no “para saber mais”).
2ª Etapa: Debate sobre o filme
O filme é curto e o debate pode ser realizado após a exibição. Pode-se perguntar aos alunos:
– O que fariam se encontrassem Bilu e João na rua, qual juízo faria das crianças? As respostas podem ser anotadas na lousa. A ideia é contrapor a imagem que fazemos de crianças soltas na rua, com roupas sujas, carregando uma carroça de papelão, com a simpatia que o filme desperta em relação a essas mesmas crianças. Outras questões podem ser encadeadas: Por que o filme nos faz simpatizar com elas? Outras questões que podem surgir: elas vão à escola? Qual o conhecimento que eles demonstram ter? Quem seriam seus pais? Por que eles precisam trabalhar? O que ganham com todo aquele sacrifício? Como eles são tratados pela maioria das pessoas com quem eles se relacionam? Quais personagens são solidários com as crianças e quais não são?
3ª Etapa: Língua Portuguesa – a importância da norma culta
Logo no início do filme, Bilu faz uma pergunta: “onde nóis vai?….” O professor de língua portuguesa pode propor uma pesquisa sobre o uso da norma culta no cotidiano das famílias dos alunos, discutindo, depois, em que contextos a norma culta é valorizada, por que ela deve ser aprendida na escola, quais as diversas formas de linguagem e sua função na comunicação. Pode ser proposta também a produção de textos que contem situações engraçadas em relação às diferenças de linguagem e da norma culta.
• Canções de Adoniran Barbosa podem ser mostradas às crianças, como exemplo de linguagem fora da norma culta, mas com muita força de comunicação.
• Outra obra que problematiza a exigência do uso da norma culta é a do poeta e romancista Ferrez (seu blog está indicado no item “para saber mais”), que possui obras traduzidas no mundo todo.
4ª Etapa: História, Geografia e Matemática - análise das condições de vida em alguns bairros da cidade de São Paulo
A cena inicial do filme mostra a grande cidade, como cenário onde se passará a aventura das duas crianças. No filme, vemos os protagonistas atravessando a cidade de trem, arriscando-se em regiões bastante movimentadas. Ao final, o enquadramento escolhido mostra claramente as contradições socioeconômicas da cidade: a favela e, bem atrás, grandes edifícios espelhados.
Em capitais e metrópoles há muitas oportunidades de emprego (ou trabalho informal), porém há questões em relação à qualidade de vida nessas cidades: alto custo de vida, dificuldades do transporte público, de moradia, educação e saúde, altos índices de violência urbana, contaminação do meio ambiente, entre outros problemas. Pode ser realizada uma pesquisa sobre as condições de vida dos habitantes da cidade, selecionando alguns bairros e fazendo um estudo comparativo (por exemplo, um deles pode ser o bairro em que a escola se situa).
Os professores de História, Geografia e Matemática podem propor uma pesquisa sobre os índices de vulnerabilidade juvenil a partir de dados, mapas e gráficos dos vários bairros da cidade de São Paulo. Ou outros índices podem ser consultados.
No site do Seade (material de apoio) podem ser visualizados gráficos, tabelas e mapas da cidade. A análise dos dados comparativos entre bairros podem estimular a discussão sobre estigmas negativos facilmente identificados nos habitantes de regiões periféricas.
Os alunos podem conhecer a história do bairro Capão Redondo e conhecer as ações de resistência cultural de ativistas que conseguiram mudar as condições de vida e baixar o nível de violência de alguns bairros, como o Jardim Ângela, que era considerado uma das regiões mais violentas do mundo (vídeo e links em “para saber mais”);
Materiais Relacionados
1. O filme Crianças Invisíveis está disponível em DVD (a renda obtida com a venda é revertida para a Unicef e para o Programa Mundial contra a fome). O título também está disponível, dublado, no link: http://www.youtube.com/watch?v=IxmBRrbEhFA
2. O episódio Bilu e João é o quarto episódio do filme e pode ser acessado no ponto 52 minutos e 35 segundos (0:52:35). Somente o episódio Bilu e João está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9IpfZuCdq6s
3. Uma canção sobre o trabalho infantil, da dupla Palavra Cantada, está no link http://www.youtube.com/watch?v=u9aa7FqMcRU
4. Artigo sobre a pesquisa realizada sobre o trabalho infantil nos contextos rural e urbano está em. http://aprendiz.uol.com.br/content/sposhemufr.mmp
5. Esta reportagem apresenta a relação entre o consumismo e o trabalho infantil nas cidades: http://reporterbrasil.org.br/trabalhoinfantil/consumismo-o-aliciador-de-trabalho-infantil-nas-cidades/
6. Pode ser consultada a Declaração dos Direitos da Criança, no link:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Declara%C3%A7%C3%A3o_Universal_dos_Direitos_da_Crian%C3%A7a
7. A região de São Paulo onde vivem os protagonistas do filme, já foi considerada uma das mais violentas do mundo. Movimentos culturais e sociais, integrados pelos moradores vêm alterando significativamente esse quadro. A História do bairro pode ser vista neste documentário: https://www.youtube.com/watch?v=PnbC-VStcr4
8. Dados estatísticos sobre São Paulo estão disponíveis nos sites das instituições:
– Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados – SEADE: http://www.seade.gov.br/
– Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente da prefeitura de São Paulo http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/direitos_humanos/criancas_e_adolescentes/cmdca/index.php?p=15873
– Indicadores do Portal da Prefeitura de São Paulo: http://transparencia.prefeitura.sp.gov.br/administracao/Paginas/Indicadores.aspx
9. Sobre atividades culturais da região do Capão Redondo estão disponíveis nos sites
http://www.fabricasdecultura.org.br/fabrica/capao-redondo ; http://www.acaoeducativa.org.br/index.php/todas-noticias/10004417-o-sarau-do-binho-e-a-resistencia-cultural-pos-mitos ; http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,cinema-na-laje-mostra-a-cara-da-periferia-imp-,755469
E também no blog do poeta Ferrez: http://ferrez.blogspot.com.br/
Arquivos anexados
- Cinema e Educação: Bilu e João