Conteúdos

Nazismo;
Juventude;
Autocracia;
Democracia;
Governos totalitários;
Alienação;
Consciência Política;

Objetivos

Reflita sobre o contexto sociocultural alemão no período da 2ª Guerra Mundial, que favoreceu a submissão de alguns povos e consolidação de governos totalitários.

1ª Etapa: Início de Conversa

O professor deve assistir ao filme indicado “A Onda” e avaliar se é adequado ao seu grupo de alunos. Há algumas classificações indicativas que sugerem os filmes para maiores de 14 anos e outras para maiores de 16 anos. O filme apresenta uma cena de suicídio de um jovem.



O filme permite uma leitura contemporânea dos acontecimentos da 2ª Guerra Mundial, com especial abertura para a abordagem do envolvimento dos jovens no movimento nazista. Há outros filmes que representam esse período histórico que podem vir a complementar a atividade com o filme A Onda, veja a lista na aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”.

2ª Etapa: Pesquisa sobre a Segunda Guerra Mundial: História; Geografia; Sociologia; Filosofia

Para que o filme seja melhor apreciado é interessante que os alunos conheçam ao máximo a história e o cenário da Segunda Guerra Mundial, para que a discussão dos filmes venha a problematizá-los depois. Quanto maior a diversificação das fontes, melhor. Uma divisão da classe em grupos para que pesquisem autores diferentes, fontes da internet e os mapas da Europa nessa época, pode ser proveitoso. Os grupos podem apresentar à classe sua pesquisa, compondo um mosaico de informações e pontos de vista. Se for possível, os quatro professores das disciplinas indicadas podem participar, sendo que cada professor fecharia as apresentações com a abordagem da sua matéria.

3ª Etapa: Exibição do filme

O filme pode ser exibido com breve introdução por um dos professores sobre o diretor e sua filmografia. Também seria interessante citar que experiência verídica ocorreu em 1967, mas que o filme a ser exibido é passado no período contemporâneo, na Alemanha, com olhar para a experiência nazista, da Segunda Guerra.

4ª Etapa: Reflexão

Em virtude da duração dos filmes, nem sempre é possível que o debate mais profundo ocorra em seguida à exibição. O(s) professor(es) pode(m) apenas coletar as primeiras impressões e orientar alguns pontos para que os alunos reflitam para o momento do debate, propriamente dito. Essa opção é positiva não somente pela conveniência do tempo, mas porque o filme é impactante. Nem sempre os alunos desejam emitir opinião imediatamente após a assistência. É interessante que exista um espaço de tempo para a reflexão anterior ao debate.

5ª Etapa: Debate

O debate deve possibilitar a maior participação possível dos alunos. O(s) professor (es) pode(m) ter consigo alguns eixos de discussão para estimular o debate ou organizá-lo, caso a discussão seja muito pulverizada. Esses eixos também são importantes para fechar a discussão, além de sintetizar as falas dos alunos.

• A dicotomia autoridade X autoritarismo;

• A dicotomia alienação política X consciência política;

• A complexidade dos personagens, contrária ao maniqueísmo comum em muitas produções;

• Comparação com outros governos totalitários que seduziram a juventude ou contaram com o silêncio da maior parte da população (ditadura militar no Brasil, por exemplo);

Sobre os projetos para a juventude, é notória a falta de perspectiva da maioria dos jovens que estão ligados ao consumismo e a experiências efêmeras. A jovem Karo é uma exceção. Vale uma boa discussão sobre possíveis projetos culturais e sociais.

6ª Etapa: Outras abordagens

Língua Portuguesa:

• Produção de textos sobre o(s) filme(s);



Inglês e Arte:

• Os alunos podem ouvir a música dos Ramones, executada na abertura do filme A Onda, discutindo e pesquisando a relação entre o rock, a alienação e a contestação.

Materiais Relacionados

Sobre A Onda:
– A primeira versão do filme A Onda é um filme média metragem (81 min) estadunidense, realizado para televisão e bastante veiculado em cursos de licenciatura, para futuros educadores. A história é baseada em fatos reais, ocorridos em 1967, em uma escola secundária, na Califórnia/ EUA.

– A partir da história protagonizada por ele, o professor Ron Jones escreveu um ensaio/tese intitulado A Terceira Onda (The Third Wave).  A refilmagem alemã é mais elaborada e profunda do que a primeira versão, além de trazer o assunto para o próprio cenário alemão e para a época atual. Ron Jones colaborou com Dennis Gansel para a realização do filme.

– O ensaio de Ron Jones deu origem ao livro homônimo ao filme (The wave, de Morton Rhue – pseudônimo de Todd Strasser – sem tradução no Brasil), que se tornou leitura obrigatória no currículo escolar alemão.

– Saiba mais sobre a história original, o primeiro filme e o romance.

Os seguintes filmes têm a temática relacionada com a do filma A Onda. Pode-se organizar atividades comparativas e sessões de cineclube sobre o tema. Eis os títulos:
• O Leitor (The Reader, Alemanha/EUA, 2008. Stephen Daldry, Drama)
• O Grande Ditador (The Great Dictator, EUA, 1940, Charles Chaplin, comédia dramática);
• Arquitetura da Destruição (Architektur des Untergangs, doc, Suécia, 1992, Peter Cohen, documentário);
• Olga (Brasil, 2004, Jayme Monjardim, drama biográfico)
• A Vida é Bela (La vitta è Bella, Itália, 1997, Roberto Benigni, comédia dramática)
• A Lista de Schindler (Schindler’s List, EUA, 1993, Steven Spielberg, drama)
• Casablanca (Casablanca, EUA, 1942, Michael Curtiz, romance)
• Adeus, Meninos (Au revoir, les enfant, França, 1987, Louis Malle, drama)
• Esperança e Glória (Hope and Glory, Reino Unido, 1987, John Boorman, drama)
• O Leitor.

Sobre o diretor:
Dennis Gansel nasceu em Hannover, Alemanha, em 1973. A Onda é seu terceiro filme. Antes, realizou Garotas procuram… (Mädchen, mädchen, 2001), Napola, antes da queda (Napola, Elite für den Führer, 2004). Depois, ele realizou As Damas da Noite (We are the Nigth, 2010). Seu olhar para a juventude tem sido recorrente em sua carreira.

Arquivos anexados

  1. Cinema e Educação: A Onda

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.