Conteúdos
Cinema e Educação: 10 Centavos
Objetivos
Refletir sobre a desigualdade social no Brasil; Refletir sobre as condições de trabalho dos cidadãos e o trabalho infantil; Construir gráficos que traduzam um conjunto de dados pesquisados.
Antes de dar início às etapas consulte a aba “Para Saber Mais”.
1ª Etapa: Apresentação do filme
O filme pode ser exibido sem necessidade de pesquisas prévias, apenas com a apresentação sobre diretor e cenário da obra (centro de Salvador).
A partir do filme, pode se discutir os preconceitos vigentes em relação aos meninos de rua, confundidos com bandidos; discussão sobre valores como honestidade, filantropia, exploração do trabalho infantil, menores que se tornam criminosos, entre outros;
2ª Etapa: Levantamento de dados
Pesquisar sobre consumo: os alunos (crianças ou adolescentes) podem solicitar a seus pais a relação das despesas domésticas, a fim de elaborar um orçamento sobre o que é essencial para um grupo familiar viver com qualidade; cálculo da renda familiar necessária;
Como complemento, pode-se dividir a classe em três grupos com as seguintes atividades:
• um terço da classe levantará os preços de alimentos e de objetos geralmente consumidos por crianças (tênis, mochilas, telefones celulares, roupas, aparelhos eletrônicos/digitais);
• um terço pesquisará sobre os preços dos serviços básicos da vida urbana: abastecimento de água, luz, transporte, impostos referente à moradia (incluindo taxas de condomínio, se for o caso);
• um terço pesquisará salários de variadas profissões.
3ª Etapa: Organização dos dados coletados e apresentação coletiva
Os dados devem ser tabulados e organizados por meio de tabelas e gráficos. Cada grupo compartilhará com toda a classe os resultados encontrados (se possível, com a utilização de um projetor multimídia). O cruzamento dos resultados de todos os grupos resultará em um debate sobre as desigualdades sociais vividas em uma mesma cidade e os preconceitos decorrentes dessa situação;
4ª Etapa: Fechamento do trabalho
As conclusões derivadas do debate serão somadas às outras etapas da pesquisa e sistematizadas em uma apresentação final que poderá ser exposta a outras classes e/ou séries, utilizando imagens (fotos e/ou gráficos) e textos que resumam todo o processo.
Observações:
• A presente proposta integra várias disciplinas (já elencadas acima) e a organização das etapas vai depender do envolvimento dos professores e sua respectivas áreas do conhecimento.
• Por se referir a consumo e orçamentos familiares, os professores envolvidos devem estar atentos para que não haja constrangimento de alguns alunos em relação à sua situação financeira. A ideia é trabalhar a desigualdade social e o consumismo de forma geral, sem expor a situação pessoal de ninguém.
Materiais Relacionados
1. O professor deve assistir com antecedência ao curta metragem 10 centavos.
2. Conhecer o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o que pode ser feito pelos links aqui e aqui.
3. Algumas músicas também falam do abandono da infância e da necessidade de crianças trabalharem ou pedirem esmolas nos centros urbanos:
• Pivete, de Chico Buarque de Hollanda, disponível no link.
• Criança não trabalha, da dupla Palavra Cantada (Sandra Peres e Paulo Tatit) no link.
Idealização e Edição Final NET EDUCAÇÃO | Plano de aula: Cinema e Educação: 10 Centavos. Profa. Dra. Cláudia Mogadouro.