Conteúdos

História e geografia do Brasil

Linguagem publicitária
Física do cinema
 

Objetivos

Estudar as relações do Brasil com a 2ª guerra mundial;

A partir do gênero cinematográfico Road Movie, estudar as diferentes paisagens do nordeste brasileiro;
Elaborar relatos de viagens;
Refletir sobre os componentes artísticos da linguagem publicitária e suas questões éticas;
Estudar os mecanismos físicos da projeção cinematográfica
 

1ª Etapa: Antes do Filme

Antes de exibir o filme, seria interessante que os professores fizessem uma introdução, situando os alunos no Brasil dos anos 1940, especialmente no que se refere ao ciclo da borracha, e as relações do país com a 2ª Guerra Mundial. Dessa forma, os alunos poderão se envolver com mais facilidade com as histórias dos personagens e, possivelmente, "viajar" com eles naquela época e naquele cenário. 

2ª Etapa: Debate

Após a exibição do filme, a discussão inicial pode ser retomada, com um foco na obra e no desenvolvimento dos personagens. Que percurso realiza cada personagem e como suas histórias se cruzam? Como cada um deles vive sua posição no mundo? Qual a visão de cada um deles sobre o Brasil, e qual a importância de sua história pessoal para este cenário? É interessante como o persnoagem Ranulpho tem uma ideia depreciativa sobre o seu país e se transforma a partir da amizade com o amigo estrangeiro. O debate pode tomar diferentes rumos segundo o interesse dos alunos e dos professores, trazendo novos elementos de análise.

3ª Etapa: Geografia e Língua Portuguesa – Road Movie Brasileiro

Cinema, Aspirinas e Urubus é um filme sobre viagens: um alemão que quer escapar da guerra, um nordestino que quer tentar a sorte na capital e uma série de outros personagens e histórias que vão cruzando a tela enquanto atravessamos as estradas de Pernambuco. É um filme que pode ser pensado a partir do gênero road movie (filme de estrada), tão importante para o cinema mundial, especialmente o norte-americano (ver artigo em Para saber mais).

 

O professor de Geografia pode aproveitar as imagens e discussões do filme e abordar as paisagens do nordeste brasileiro e as principais questões econômicas e sociais dessa região. Qual a relação entre a paisagem e a vida dos personagens do filme e como a obra narra esta paisagem?

 

Já em Língua Portuguesa, pode-se aproveitar essa discussão para elaborar com os alunos um relato de viagem. Eles podem escolher alguma das paisagens estudadas e narrar uma breve história que se passe neste lugar. Podem escolher entre um diário fictício de viagem ou relato em 3ª pessoa, inspirados pelo filme e pelos estudos realizados.

 

4ª Etapa: História – O Brasil na 2ª Guerra Mundial

A obra, que nos remete ao ano de 1942, retrata um Brasil que não passou imune à 2ª Guerra Mundial. Se antes o país tomou uma posição oficialmente neutra, a partir do referido ano o governo de Getúlio Vargas declarou guerra à Alemanha e apoio aos países aliados. Johann sente na pele esta posição, assim como grande parte da comunidade alemã e italiana no Brasil. Além disso, mostra-se no filme a intensa campanha do governo para que a população pobre fosse à Amazônia trabalhar nas seringueiras, para produzir borracha que seria exportada aos Estados Unidos com fins bélicos. “Avancem soldados da borracha, e o Brasil sempre em marcha!” é o slogan que escutamos na rádio.

 

O professor de História pode discutir com os alunos estes aspectos do filme, que são centrais para compreender a narrativa, e podem ajudar a construir uma visão da História menos fragmentada e linear. O que significou a 2ª Guerra Mundial no Brasil? Quais as ambiguidades de nosso governo a seu respeito? Que outros impactos houve para o país e para a vida cotidiana das pessoas?

 

Também nesta disciplina, poderia se discutir com os alunos quem seriam os "urubus" do título, que só aparecem ao final, sobrevoando a cena em que os dois amigos se separam, colocando-se à mercê do estado brasileiro.   

 

5ª Etapa: Arte – o que compõe a linguagem publicitária?

O filme mostra a Publicidade se apropriando da linguagem cinematográfica, o que era uma novidade. Em 1942, o cinema já fazia parte da vida dos brasileiros que viviam nas cidades, não no interior. Estes conheciam muito mais o rádio. A linguagem pubilcitária vai também se valer da música, da fotografia e das artes cênicas.  

 

A Publicidade tem como objetivo principal impactar e "seduzir" o seu espectador, como bem vemos nas cenas do filme em que os personagens exibem à população a propaganda da Aspirina, apelando para imagens de progresso e felicidade. O professor de Arte pode discutir com seus alunos os diferentes aspectos da linguagem publicitária, assim como seus limites éticos – tema que o filme toca levemente. Como exercício prático, os alunos podem elaborar em grupos alguma propaganda que envolva as linguagens trabalhadas, e que pode ter como finalidade a divulgação de algum projeto social, da chapa do grêmio ou qualquer questão pertinente à vida dos alunos. Pretende-se que os alunos, ao mesmo tempo em que se apropriem da linguagem publicitária e a utilizem a seu favor, desenvolvam também uma visão crítica sobre a mesma.

 

Outra possibilidade de aproveitamento nas aulas de Arte é a pesquisa sobre as músicas executadas no filme, sucessos da chamada "era de ouro do rádio".

 

Materiais Relacionados

Para conhecer a filmografia de Marcelo Gomes, o diretor do filme.

 
Para saber mais sobre o cinema pernambucano.
 
Conheça mais sobre o funcionamento de um projetor de cinema.
 
Artigo sobre o road movie no cinema brasileiro.
 
Para saber mais sobre a história do Brasil na 2ª guerra mundial.
 
Para estudar o 2º ciclo da borracha.
 
Sinopse
 
No Brasil de 1942, um alemão escapando da guerra, e um pernambucano em direção à capital se conhecem nas estradas e ficam amigos. Johann viaja em um caminhão fazendo publicidade do mais novo remédio no mercado, a Aspirina, exibindo modernas projeções em meio ao pobre sertão. Entre caronas, filmes e relatos vamos conhecendo a história desses homens, que é também a história do Brasil e da 2ª Guerra Mundial.  Uma obra prima do cinema nacional, representante significativo do road movie brasileiro.
 
Ficha Técnica
 
Direção: Marcelo Gomes  Roteiro: Marcelo Gomes, Paulo Caldas e Karim Aïnuz, inspirado em relato de viagem de Ranulpho Gomes. Gênero: Drama  Classificação etária: 14 anos  Duração: 90 min  Ano: 2005  Elenco: Peter Ketnath (Johann), João Miguel (Ranulpho), Hermila Guedes (Jovelina), Oswaldo Mil (Claudionor Assis), Irandhir (Manoel), Fabiana Pirro (Adelina), Verônica Cavalcanti (Maria da Paz), Daniela Câmera (Neide), Paula Francinete (Lindalva)  Nacionalidade: Brasil Fotografia: Mauro Pinheiro Música: Tomás Alves de Souza Edição: Karen Harley Produção: Sara Silveira, Maria Ionescu e João Vieira Jr.
 

Arquivos anexados

  1. Cinema, Aspirinas e Urubus

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