Conteúdos

– Urbanização;
– Alterações climáticas;
– Uso e ocupação do solo.

Objetivos

– Entender as chuvas como um fenômeno natural, que sofre interferência dos seres humanos e leva a consequências (inundações);
– Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;
– Identificar e avaliar as ações dos homens em sociedade e suas consequências em diferentes espaços e tempos, de modo que construa referenciais que possibilitem uma participação propositiva e reativa nas questões socioambientais locais;
– Questionar a realidade, formular problemas e propor soluções para eles, utilizando, para isso, o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.

Caro professor, antes de dar sequência a este plano de aula, acesse a aba "Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais" e acesse os links de pesquisa sugeridos.

1ª Etapa: Atividade de Campo

O próximo passo é organizar um roteiro de estudo do meio, para conhecer, in loco, como é o planejamento do uso do solo em sua cidade.



Inicialmente, peça aos alunos que se organizem em grupos, cada um responsável por fazer uma lista de itens a se observar, de acordo com os pontos da discussão em sala de aula sobre o uso do solo: um grupo voltado para observar as áreas verdes (se são poucas, muitas, se estão espalhadas ou não), outro grupo voltado para observar as áreas de risco (áreas de encosta ou próxima as margens de rio, para verificarem como e onde as casas estão construídas), um terceiro grupo voltado para observar ações de prevenção relacionadas à drenagem de águas pluviais e coleta de lixo (se observam excesso de lixo nas ruas, entre outros).



Além de um roteiro de observação, cada grupo de alunos deve fazer um roteiro de entrevista com moradores nos pontos observados visando a descobrir se os moradores têm consciência desses problemas relacionados à ocupação do solo.

Por fim, antes de sair a campo, os alunos devem socializar as observações e perguntas que elaboraram para receber críticas dos próprios colegas. Assim eles podem finalizar o roteiro para sair a campo.



O passeio pela cidade deve incluir paradas em pontos estratégicos: locais próximos às margens de um rio ou represa, uma área de risco e uma área de forte concentração urbana.



No retorno da visita de campo, os alunos devem complementar suas observações fazendo uma busca na Internet para pesquisar dados gerais sobre a cidade (população, rede de esgoto, área verde, entre outras variáveis ligadas ao uso do solo). Uma opção de site para se pesquisar é:



Portal de Cidades do IBGE



Já em sites como os da Prefeitura de seu município, ou do Estado, peça aos alunos que pesquisem ações que estão sendo realizadas para reduzir riscos e consequências de catástrofes como enchentes e inundações.

2ª Etapa: Atividade de Fechamento

Solicite aos alunos que criem um cartaz, trazendo os principais pontos levantados acerca do que observaram, registraram e pesquisaram na Internet, de modo que consigam conscientizar a população sobre maneiras de evitar ou, ao menos, minimizar problemas relacionados a possíveis catástrofes em decorrência da má ocupação do solo.

Observe as percepções inicial e final dos alunos sobre a relação entre fenômenos naturais e a interferência dos seres humanos na ocupação do solo, suas causas e consequências.



Verifique como os alunos realizaram os roteiros de pesquisa de campo, como os associaram suas pesquisas às informações disponibilizadas na Internet, e como interpretaram esse universo de informações para realizar a apresentação final.

3ª Etapa: Introdução do tema

Explore, em uma conversa inicial com seus alunos, o que eles observam em sua cidade, como eles imaginam que ela era há 10, 50, 100 anos atrás. Como era a paisagem – seus rios, seu relevo, os locais onde morava gente ou não morava?



Solicite aos alunos que busquem, na Internet ou outra fonte disponível (como familiares e conhecidos), fotos da cidade em diferentes épocas, registrados em imagens, demonstrando a ocupação do solo, por exemplo.  É importante que você realize previamente uma pesquisa das imagens da cidade para socializar com os alunos e garantir que o conjunto das imagens possibilite a leitura sugerida a seguir.



Pergunte o que eles observam nessas imagens. O que foi alterado com relação ao uso do solo? Porque foi alterado? Houve alguma consequência dessas alterações? Houve alguma população específica que mais tenha sofrido com essas consequências? Qual teria sido essa população?



Lembre os alunos de que chuvas são fenômenos naturais, que alterações climáticas podem interferir em fenômenos naturais, como o regime das chuvas, mas que ações do homem que alteram a paisagem podem provocar alterações climáticas – selecionando com eles, para exemplificar, algumas imagens da pesquisa proposta no início dessa atividade.

4ª Etapa: Atividades

Apresente aos alunos a leitura da reportagem:



• Enchente no Rio está entre as mais fatais nos últimos 12 meses no mundo (publicado em 07/04/2010 no site do jornal “O Estado de São Paulo”) – link disponível na aba "Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais".



Esclareça os termos mais difíceis, e certifique-se de que os alunos compreenderam que a reportagem trata das consequências da grande enchente que atingiu a região serrana do Rio de Janeiro e foi uma das catástrofes maior gravide no mundo associadas a chuvas.



Inicie um debate com eles a partir das seguintes questões: Por que ocorreram tantas mortes? O que são áreas de risco? O que essa catástrofe tem a ver com a ocupação do solo?



No último parágrafo, a matéria explica que “11% das pessoas expostas a catástrofes naturais vivem em países pobres, mas em países pobres ocorrem mais de 53% de mortes relacionadas a essas catástrofes”. Pergunte aos alunos o que isso que dizer, e por que isso acontece.



Nesse momento, apresente a atividade interativa “Cidade: ocupação e saneamento”. Acompanhe os alunos durante a realização das atividades propostas e aproveite para discutir o que aprenderam a respeito dos seguintes aspectos: ocupação urbana, moradia em locais inadequados, enchentes e possíveis alternativas, coleta de lixo, dentre outros.

Materiais Relacionados

Antes de iniciar esta atividade é importante que se aproprie de algumas informações sobre o tema e também conheça alguns sites que poderá indicar aos alunos no decorrer das atividades. Selecionamos os links abaixo para ajudá-lo.

Reportagem:
Enchente no Rio está entre as mais fatais nos últimos 12 meses no mundo”

Urbanização do Brasil: consequências e características das cidades

Portal de Cidades do IBGE, para pesquisa de dados gerais sobre a cidade (população, rede de esgoto, etc)

A cidade não para, a cidade só cresce

Pode ser que seja necessário retomar com os alunos os conceitos de bacia hidrográfica e ciclo da água, para que compreendam a formação das enchentes. Sobre este tema, indicamos os seguintes links:

Agência nacional das águas

Vídeo “Ciclo da Água” do CODAU (Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba).

Arquivos anexados

  1. Cidades I

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