Conteúdos

  • Ciclos de vida;
  • Filos dos vegetais;
  • Árvore filogenética.

Objetivos

  • Conhecer a classificação dos vegetais;
  • Compreender as principais características evolutivas dos grupos dos vegetais;
  • Compreender e diferenciar os ciclos de vida dos vegetais.

Sugestão de aplicação para o ensino remoto:

Tais sugestões estão organizadas em tópicos, com uma breve explicação de cada recurso.

  • Jitsi Meet: é um sistema de código aberto e gratuito, com o objetivo de permitir a criação e implementação de soluções seguras para videoconferências via internet, com áudio, discagem, gravação e transmissão simultânea. Possui capacidade para até 200 pessoas. Não há necessidade de criar uma conta, você pode acessar através do seu navegador ou fazer o download do aplicativo, disponível para Android e iOS. Trabalhando com essa ferramenta, é possível:

– Compartilhar sua área de trabalho, apresentações e arquivos;

– Convidar usuários para videoconferência por meio de um URL simples e personalizado;

– Editar documentos simultaneamente usando Etherpad (editor de texto online de código aberto);

– Trocar mensagens através do bate-papo integrado;

– Visualizar automaticamente o orador ativo ou escolher manualmente o participante que deseja ver na tela;

– Reproduzir um vídeo do YouTube para todos os participantes.

  • Gravação de videoaula usando o PowerPoint: já tão utilizado por nós nas preparações de aulas, também permite a gravação de uma narração para os slides, que tanto nos auxiliam na explanação dos conteúdos. É possível habilitar a função de vídeo, assim, os alunos verão o/a professor/a em uma janelinha no canto direito da apresentação.  Essa ferramenta é bem simples e eficaz (veja o guia no seguinte link: https://support.office.com/pt-br/article/gravar-uma-apresenta%C3%A7%C3%A3o-de-slides-com-os-intervalos-e-narra%C3%A7%C3%A3o-de-slide-0b9502c6-5f6c-40ae-b1e7-e47d8741161c).
  • Envio de podcast aos alunos: talvez esse nome ainda seja novidade para você, mas podcast nada mais é do que um áudio gravado (como esses que usamos no WhatsApp). Podem ser utilizados para narrar uma história, para correção de atividades, revisar ou aprofundar os conteúdos. Para tanto, sugiro o app Anchor, que pode ser baixado em seu celular, muito fácil e simples de utilizar.
  • Plataforma Google Classroom: essa ferramenta permite que você crie uma sala de aula virtual, esta ação irá gerar um código que será compartilhado com os alunos. Neste ambiente virtual, o/a professor/a poderá criar postagens de avisos, textos, slides do PPT, conteúdos, links de vídeos, roteiros de estudos, atividades, etc. É uma forma bem simples e eficaz de manter a comunicação com os alunos e postar as aulas gravadas. Confiram outros recursos oferecidos pelo Google, como a construção de formulários (Google forms) para serem realizados pelos alunos.

Sugiro aulas de até 30 minutos. Além disso, nem toda aula precisa gerar uma atividade avaliativa, para não sobrecarregar o/a aluno/a. As aulas virtuais também podem ser úteis para correção de exercícios e plantões de dúvidas.

Previsão para aplicação:

6 videoaulas (30 min/cada)

1ª Etapa: Ciclos de vida

Os seres vivos podem se reproduzir de duas formas: assexuada ou sexuada. Os que se reproduzem de forma sexuada podem apresentar três tipos de ciclos de vida: haplobionte haplonte, haplobionte diplonte e ciclo diplobionte. Tais ciclos são diferenciados pela presença de adultos haploides e/ou diploides, e pelo número de cromossomos presentes na célula somática. Esse conteúdo é essencial para preparar os alunos para os estudos dos ciclos de vida dos vegetais. Para tanto, sugiro que o/a professor/a revise e aprofunde seus conhecimentos através da leitura disponível no seguinte link: https://www.infoescola.com/biologia/ciclos-de-vida-haplobionte-diplobionte/. Para dar início, sugiro uma aula ao vivo online através da plataforma Jitsi Meet, que permite uma maior interação com os alunos. Você poderá iniciar a aula questionando os alunos com as seguintes perguntas:

  • Quais tipos de reprodução existem?
  • Todos os seres que se reproduzem de forma sexuada apresentam o mesmo ciclo de vida?
  • O que é ciclo de vida?
  • Alguém sabe quais são os ciclos de vida existentes?

Estimule os alunos a responderem oralmente através da liberação de seus microfones ou pelo chat da plataforma. Após esse debate inicial, use o recurso do compartilhamento de tela do seu computador para apresentar slides contendo os ciclos de vida anteriormente mencionados. Inclua nesses slides as imagens dos ciclos, sugeridas abaixo. Lembre-se de deixar o ciclo de vida dos vegetais por último, afinal, ele é o mais importante para essa sequência didática. Ao final da aula, você poderá disponibilizar os slides para os alunos, através do uso da plataforma Google Classroom. Como atividade para essa etapa, sugiro a construção de um mapa mental ou tabela comparativa entre os ciclos de vida, que pode ser enviado pelo Google Classroom.

Fonte: https://www.infoescola.com/biologia/ciclos-de-vida-haplobionte-diplobionte/
Fonte: https://djalmasantos.wordpress.com/2010/10/10/tipos-de-meiose/
Fonte: https://www.infoescola.com/biologia/ciclos-de-vida-haplobionte-diplobionte/

2ª Etapa: Filos dos vegetais

Para essa etapa, sugiro também o uso da plataforma Jitsi Meet, para aula ao vivo online com os alunos. Essa etapa irá precisar de três videoaulas, com aproximadamente 30 minutos cada.

Inicie a primeira aula questionando os alunos se todas as plantas são iguais, se sabem as diferenças entre elas e se conhecem os grupos (filos) em que são organizadas. Estimule a participação dos alunos oralmente habilitando seus microfones ou através do chat. Após essa reflexão inicial, divida a turma em pequenos grupos (recurso disponível na Plataforma Jitsi Meet), e solicite que os alunos façam uma pesquisa rápida sobre:

  • Em quais grupos são classificados os vegetais;
  • Quais as principais características de cada grupo;
  • Uma foto/imagem de um exemplo de planta pertencente a cada grupo;
  • Quais as adaptações que os vegetais desenvolveram para sobreviver ao ambiente terrestre.

Dê 10 minutos aos alunos para que realizem a pesquisa, ao final desse tempo, após todos voltarem a uma única sala, peça para que compartilhem os resultados encontrados. Cada grupo poderá apresentar um tópico para que não fique muito repetitivo. Encerre a aula dizendo que nas próximas duas aulas vocês irão estudar cada um dos filos dos vegetais. Solicite também que enviem os resultados da pesquisa através da plataforma Google Classroom e que guardem os resultados, pois irão precisar em uma outra etapa desta sequência didática.

A segunda aula será dedicada ao aprendizado das características gerais e  ciclos de vida das briófitas e pteridófitas, para isso você poderá preparar slides com auxílio dos seguintes sites: https://www.coladaweb.com/biologia/botanica/briofitas-e-pteridofitas e https://descomplica.com.br/artigo/ainda-tem-duvidas-sobre-histologia-vegetal-tire-aqui-suas-duvidas-sobre-briofitas-e-pteridofitas/4LJ/.

Além da projeção de slides através do recurso de compartilhamento de tela, assista com os alunos aos vídeos sobre os ciclos desses filos vegetais, sugeridos anteriormente nesse plano.

A terceira aula será dedicada ao aprendizado das características gerais e ciclos de vida das gimnospermas e angiospermas, para isso você poderá prepara slides com auxílio dos seguinte sites: https://descomplica.com.br/artigo/gimnospermas-e-angiospermas-um-resumo-para-nao-restar-nenhuma-duvida/4L4/ e https://www.diferenca.com/gimnospermas-e-angiospermas/#:~:text=J%C3%A1%20as%20angiospermas%20(%E2%80%9Csementes%20na,apenas%20cerca%20de%20750%20esp%C3%A9cies.

Além da projeção de slides através do recurso de compartilhamento de tela, assista com os alunos aos vídeos sobre os ciclos desses filos vegetais, sugeridos anteriormente nesse plano.

Para verificação de aprendizagem dessa etapa, disponibilize os exercícios abaixo aos alunos, que podem ser realizados através da construção de um formulário na plataforma Google Classroom.

Exercícios:

  1. São características das briófitas:
  2. a) Fase gametofítica dominante, esporófito dependente do gametófito, fecundação dependente da água.
  3. b) Fase esporofítica dominante, gametófito dependente do esporófito, fecundação dependente da água.
  4. c) Fase gametofítica dominante, esporófito independente do gametófito, fecundação independente da água.
  5. d) Fase esporofítica dominante, gametófito independente do esporófito, fecundação independente da água.
  6. e) Fase gametofítica dominante, esporófito reduzido a uma célula gamética, fecundação independente da água.

Resposta: A

  1. (UFJF) Em um canteiro de samambaias ornamentais, surgiram insetos que se alimentam dos prótalos formados. Como consequência imediata dessa ação, pode-se esperar que:
  1. a) Não haverá mais a produção de esporângios e a formação de esporos diplóides.
  2. b) Haverá redução na formação de soros e, consequentemente, novos prótalos não serão formados.
  3. c) Não haverá formação de arquegônios e esporângios, interrompendo o ciclo reprodutivo.
  4. d) Não haverá formação de anterídios e, portanto, novos esporos não serão formados.
  5. e) Não haverá formação de zigotos e, como resultado, novos esporófitos não serão formados.

Resposta: E

  1. (FUVEST) Uma pessoa, ao encontrar uma semente, pode afirmar, com certeza, que dentro dela há o embrião de uma planta, a qual, na fase adulta,
  2. a) forma flores, frutos e sementes.
  3. b) forma sementes, mas não produz flores e frutos.
  4. c) vive exclusivamente em ambiente terrestre.
  5. d) necessita de água para o deslocamento dos gametas na fecundação.
  6. e) tem tecidos especializados para condução de água e de seiva elaborada.

Resposta: E

  1. (UNIFESP) Ao comermos um pinhão e uma castanha-do-pará, ingerimos o tecido de reserva do embrião de uma gimnosperma (araucária) e de uma angiosperma (castanheira), respectivamente. Pinhão e castanha-do-pará são sementes.
  2. a) O órgão que deu origem ao pinhão e à castanha-do-pará, na araucária e na castanheira, é o mesmo? Justifique.
  3. b) A origem dos tecidos de reserva do embrião do pinhão e da castanha-do-pará é a mesma? Justifique.

Respostas:

  1. a) O órgão é o mesmo, ou seja, o óvulo (megasporângio) fecundado e desenvolvido.
  2. b) A origem dos tecidos de reserva (endosperma) não é a mesma. No pinhão, exemplo das gimnospermas, a fecundação é simples, e o endosperma é primário n. Já na castanha-do-pará, representante das angiospermas, ocorre dupla fecundação, e o endosperma é secundário 3n.
  3. (Vunesp) “Cerca de 100 milhões de anos atrás o número de espécies de plantas floríferas na Terra aumentou explosivamente e os botânicos se referem a este evento como a grande radiação… A fagulha que provocou esta explosão foi a pétala. As pétalas multicoloridas criaram muito mais diversidade no mundo vegetal. Em sua nova indumentária estas plantas, antes despercebidas, se ressaltaram na paisagem… A reprodução literalmente decolou. Os dinossauros que se alimentavam de árvores floríferas com pequenos frutos, samambaias, coníferas e alguns tipos de musgos, foram os maiores espalha-brasas que o mundo já viu. Involuntariamente abriram novos terrenos para a dispersão das espécies vegetais e semearam a terra com sementes expelidas por seu trato digestivo”. (Adaptado de National Geographic, julho/2002).
  4. a) Relacione a grande variedade de tipos de flores com a promoção da diversidade genética das populações vegetais.
  5. b) A que grupos pertencem os vegetais destacados no texto? Dentre eles, qual ou quais produzem sementes?

Resposta:

  1. a) Flores com pétalas coloridas atraem grande diversidade de agentes polinizadores, principalmente insetos. Isso favoreceu a reprodução das plantas floríferas, o que permitiu o surgimento de uma grande variabilidade neste grupo.
  2. b) Árvores floríferas com pequenos frutos = angiospermas (plantas com sementes). Samambaias = pteridófitas (plantas sem sementes). Coníferas = gimnospermas (plantas com sementes e sem frutos). Musgos = briófitas (plantas sem sementes).

Exercícios disponíveis em:

https://d3uyk7qgi7fgpo.cloudfront.net/lms/modules/materials/Materialdeapoioextensivo-biologia-exercicios-classificacao-reproducao-vegetal-24584cf5d7fdb6e3edf0ba322a291036d530f061c14d4a8dab3641fb314126ae.pdf . Acesso em: 06 de agosto de 2020.

3ª Etapa: Árvore filogenética

Nessa etapa os alunos irão aprender o que é, para que serve, como se constrói e interpreta uma árvore filogenética. Para tal, recomendo o uso da plataforma Jitsi Meet, para aula ao vivo online com os alunos. Inicie a aula questionando os alunos se sabem o que é uma árvore genealógica. Em seguida, através do recurso de compartilhamento de tela, projete uma árvore genealógica ao lado uma árvore filogenética, e questione-os sobre as semelhanças e diferenças entre as duas imagens. Abaixo, seguem dois exemplos de imagens que podem ser utilizadas nesse momento.

Fonte: https://www.colegioweb.com.br/curiosidades/familia-e-arvore-genealogica.html
Fonte: https://www.researchgate.net/figure/Figura-1-Arvore-filogenetica-relacionando-os-grupos-de-vertebrados-presentes-no_fig8_332662928

Após esse debate inicial, assista com os alunos ao vídeo “Biologia: como ler um cladograma”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GfCfuhTz3is. Vá parando e explicando o conteúdo do vídeo, se achar necessário. Também sugiro a construção de um Glossário Biológico com os novos termos que são apresentados no vídeo, tais como: clado, monofilético, apomorfias, etc. Esse glossário pode ser construído coletivamente com todos os alunos e anotado no caderno.

Para o enceramento dessa sequência didática sugiro uma aula ao vivo online apenas para a realização da atividade de construção de uma árvore filogenética, disponível em: https://pt.khanacademy.org/science/biology/her/tree-of-life/a/building-an-evolutionary-tree. Essa atividade pode ser feita individualmente pelos alunos ou em grupo, através do recurso de formação de pequenos grupos disponível na plataforma Jitsi Meet.

Plano de aula elaborado pela Professora Doutora Nathalie Lousan

Materiais Relacionados

a)     Vídeos

  • O/A professor/a poderá acessar o vídeo sobre o ciclo de vida das briófitas no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=p2JxX0nfMXY&t=47s. Acesso em: 03 de agosto de 2020.
  • O/A professor/a poderá acessar vídeo sobre o ciclo de vida das pteridófitas no seguinte link:

https://www.youtube.com/watch?v=lKKXHloebcQ&t=93s. Acesso em: 03 de agosto de 2020.

  • O/A professor/a poderá acessar vídeo sobre o ciclo de vida das gimnospermas no seguinte link:

https://www.youtube.com/watch?v=z9rrOO_ALII&t=82s. Acesso em: 03 de agosto de 2020.

  • O/A professor/a poderá acessar vídeo sobre o ciclo de vida das angiospermas no seguinte link:

https://www.youtube.com/watch?v=jDx6Z_KBy6w&t=24s. Acesso em: 03 de agosto de 2020.

b)    Sites

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