Conteúdos
Água
Objetivos
Compreender o ciclo da água na natureza
Compreender as interferências humanas no ciclio da água e suas consequências.
Antes de dar início às Etapas acesse a aba Para Saber Mais.
1ª Etapa: Problematização
Inicie esta etapa com a música “Água” do grupo Palavra Cantada. Leve a letra aos alunos e se possível passe o áudio também para que eles acompanhem a letra ouvindo a música. Não diga e nem mostre o título da música, diga apenas que a música trata de uma substância e que eles deverão descobrir qual é.
Letra da música:
Água – Palavra Cantada (de Arnaldo Antunes)
Da nuvem até o chão, do chão até o bueiro
Do bueiro até o cano, do cano até o rio
Do rio até a cachoeira
Da cachoeira até a represa, da represa até a caixa d’água
Da caixa d’água até a torneira, da torneira até o filtro
Do filtro até o copo
Do copo até a boca, da boca até a bexiga
Da bexiga até a privada, da privada até o cano
Do cano até o rio
Do rio até outro rio
De outro rio até o mar
Do mar até outra nuvem
Após ouvirem, pergunte aos alunos qual substância é tratada na música. Peça para que desenhem do caminho da água apresentado na música.
2ª Etapa: Comparação entre um ciclo natural da água e um ciclo com a interferência humana
Inicie a aula mostrando aos alunos a imagem abaixo do ciclo da água na natureza:
Em seguida questione-os sobre as diferenças apresentadas entre o ciclo da água desta figura e o da música. Peça para comparar com o desenho que fizeram na primeira etapa. É importante que os alunos percebam que na música aparece a interferência do ser humano (cano, torneira, etc) e na imagem este ciclo está apenas na natureza.
Peça, também, para que escrevam as observações no caderno.
3ª Etapa: Entendendo algumas consequências da influência humana no ciclo da natureza
Comece esta etapa explicando o ciclo da aula e questione-os sobre a interferência humana. Faça perguntas como:
• “As interferências do ser humano são benéficas?”
É importante que eles percebam que o ser humano pode modificar o caminho da água para utilizá-la e que também pode poluí-la, pois após nossa utilização esta água volta para a natureza.
Por fim peça para que façam uma lista de todas as coisas que o ser humano pode alterar no ciclo da água.
4ª Etapa: Elaborando uma Campanha
Inicie esta etapa retomando a discussão de como o ser humano pode alterar o ciclo da água. Diga que estas alterações podem ser benéficas para a população, pois dessa forma temos água em casa para utilizarmos. Mas que há ações dos seres humanos que podem prejudicar o ciclo da água na natureza, como por exemplo, o não tratamento da água e do esgoto. Apresente brevemente a ideia de tratamento da água e de esgoto para os alunos, não é necessário se aprofundar neste assunto, pois estes conceitos serão trabalhados nos outros níveis de ensino (EF II e EM).
Após a discussão, divida-os em grupos com 4 alunos cada. Peça para que peguem a lista produzida na aula anterior sobre “o que o ser humano pode fazer para alterar o ciclo da água” e que cada grupo, a partir desta lista, elabore dicas de como “proteger a água”.
Em seguida, peça para que façam cartazes que deverão ser colocados na escola e panfletos para distribuir na comunidade.
É importante que nestas produções (cartazes e panfletos) se transmita a ideia de que, apesar da água possuir um ciclo natural, as alterações feitas pelos seres humanos podem polui-la.
5ª Etapa: Início de conversa
É importante que os estudantes compreendam o ciclo da água na natureza e que as interferências dos seres humanos podem alterá-lo. Pretende-se desenvolver uma consciência ambiental sobre a importância de se preservar este bem natural, para uma utilização da água com mais responsabilidade.
Materiais Relacionados
• Leia sobre o ciclo da água
http://site.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=98
http://www.ciclodaagua.com.br/
• Conheça a música Água do grupo “Palavra Cantada” no link:
http://www.radio.uol.com.br/#/artista/palavra-cantada/29653
• Prepare cópias da letra da música “Água”
http://letras.terra.com.br/palavra-cantada/283402/
• Veja Imagem do ciclo da aula para ser utilizada por alunos do Ensino Fundamental
http://www.profpc.com.br/ciclo_%C3%A1gua.htm