Conteúdos

Este plano de aula aborda o acidente nuclear de Chernobyl, além de conceitos relacionados à energia nuclear e suas aplicações. A sequência traz orientações e um passo a passo de como abordar os conteúdos, links de textos para aprofundamento, sugestões de leituras, vídeos e atividades, para apoiar a aprendizagem dos alunos. 

  • Energia nuclear
  • Medicina nuclear
  • Chernobyl

Objetivos

  • Compreender o acidente nuclear de Chernobyl;
  • Aprofundar os conhecimentos sobre energia nuclear;
  • Conhecer outros importantes acidentes nucleares; e
  • Refletir sobre o mal uso e o bom uso da energia nuclear.

Previsão para aplicação:

      2 a 3 aulas (50 min/aula).

1ª Etapa: Energia nuclear

Energia nuclear é uma fonte produzida especialmente por meio do uso do urânio. A produção dessa fonte energética se dá mediante o processo de fissão nuclear, que gera grandes quantidades de energia. A quebra dos átomos, que acontece ao longo desse processo, é justamente a origem da energia utilizada para a produção energética. A principal vantagem da fonte nuclear de energia é a sua baixa emissão de poluentes e a sua elevada produtividade. A energia nuclear também possui um ramo próprio na área da saúde: a medicina nuclear, que oferece grande auxílio no diagnóstico e tratamento de diversas doenças. Porém, essa fonte de energia produz lixo radioativo e, ainda, tem grande potencial de causar acidentes, como já observado pela humanidade.

2ª Etapa: Chernobyl

Chernobyl foi um acidente nuclear catastrófico que ocorreu em Pripyat, cidade soviética localizada na atual Ucrânia, no dia 26 de abril de 1986. O acidente ocorreu quando o reator quatro da usina nuclear dessa cidade explodiu, deixando o reator aberto e lançando grande quantidade de material radioativo na atmosfera. Na ocasião, a usina passava por uma manutenção, quando uma falha humana levou a uma explosão no reator 4. Além da falha humana, a explosão foi resultado de problemas no projeto do reator RBMK (Reactor BolshoMoshchnosty Kanalny). Esses reatores eram muito comuns na União Soviética, mas eram considerados altamente instáveis, sobretudo quando trabalhavam com potência reduzida. Com a explosão, dois trabalhadores da usina morreram imediatamente e um incêndio se iniciou, perdurando por dias, até que providências fossem tomadas, levando várias regiões a serem expostas a materiais radioativos, que chegaram até o Canadá. 

3ª Etapa: Acidente nuclear no Brasil

Infelizmente, um pouco mais de um ano após o acidente de Chernobyl tivemos o maior acidente nuclear do Brasil: o acidente envolvendo o Césio- 137, que ocorreu em setembro de 1987, em Goiânia, capital do Estado de Goiás. O acidente foi provocado pelo descarte seguido do manuseio indevido de um aparelho de radioterapia abandonado, no local em que funcionava o Instituto Goiano de Radioterapia.
Com a violação do equipamento, foram espalhados no meio ambiente vários fragmentos de 137Cs, na forma de pó azul brilhante, provocando a contaminação de diversos locais e pessoas, que não tinham conhecimento sobre a toxicidade do material, chegando a levá-lo, inclusive, para as suas casas. 

4ª Etapa: Exercícios

  1. É correto dizer que a principal causa do acidente ocorrido com o reator 4 da usina nuclear de Chernobyl em 1986, na Ucrânia, deveu-se:
    a) a uma sabotagem elaborada pelo serviço secreto americano.
    b) a um atentado terrorista da Al-Qaeda, que lançou um avião sobre a usina.
    c) ao superaquecimento do reator, em virtude das falhas no sistema hidráulico de resfriamento.
    d) ao terremoto que devastou a região do Leste europeu em 1986.
    e) a um míssil disparado pela OTAN contra a Ucrânia.

GABARITO: C.

  1. O acidente nuclear de Chernobyl revela brutalmente os limites dos poderes técnico-científicos da humanidade e as “marchas-à-ré” que a “natureza” nos pode reservar. É evidente que uma gestão mais coletiva se impõe para orientar as ciências e as técnicas em direção a finalidades mais humanas. [GUATTARI, F. As três ecologias. São Paulo: Papirus, 1995 (adaptado)]. 

    O texto trata do aparato técnico-científico e suas consequências para a humanidade, propondo que esse desenvolvimento:
    a) defina seus projetos a partir dos interesses coletivos.
    b) guie-se por interesses econômicos, prescritos pela lógica do mercado.
    c) priorize a evolução da tecnologia, se apropriando da natureza.
    d) promova a separação entre natureza e sociedade tecnológica.
    e) tenha gestão própria, com o objetivo de melhor apropriação da natureza.

GABARITO: A.

  1. Leia o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta: 

    Os prestadores de socorro das primeiras horas receberam em Chernobyl doses tão altas que sua morte pode ser atribuída com toda certeza ao acidente. Mas, para todas as pessoas que sofreram, na hora ou em seguida, doses médias ou fracas, as coisas são mais complexas. Em princípio, uma pesquisa epidemiológica poderia avaliar, retrospectivamente, o excesso das doenças malignas que afetaram as populações atingidas sobre a taxa normalmente esperada. Mas essa pesquisa não pôde ser feita corretamente em Chernobyl, pois as populações mais afetadas, os bombeiros e as pessoas que puderam ser deslocadas dispersaram-se pelo território da União Soviética, e nenhum acompanhamento pôde ser efetuado. (DUPUY, Jean Pierre. “A catástrofe de Chernobyl vinte anos depois.” Estudos Avançados 21(59). USP. 2007.A partir do texto de Jean Pierre Dupuy, podemos afirmar que:
    a) a União Soviética não se preocupou em amenizar os danos provocados pelo acidente.
    b) o número de vítimas é muito superior ao que é afirmado pelo relatório oficial.
    c) não houve contaminação de outras cidades ucranianas.
    d) não houve contaminação de outras áreas da União Soviética.
    e) o número de vítimas diretas é bem menor que o que diz o relatório oficial.

GABARITO: B.

  1. Uma das medidas empreendidas pela União Soviética a fim de minimizar os efeitos da explosão do reator 4 da usina nuclear de Chernobyl foi:
    a) transportar o material radioativo para outra usina.
    b) liberar o material radioativo para dentro do rio próximo à usina.
    c) construir uma espessa camada de concreto armado, chamada “sarcófago”, em cima da área do reator.
    d) demolir os outros reatores para que não houvesse novas explosões.
    e) aterrar o material radioativo na Sibéria.

GABARITO: C.

Questões e gabarito disponíveis em:
Lista de Exercícios sobre o acidente nuclear em Chernobyl – Brasil Escola. Acesso em 20 de junho de 2023. 

Materiais Relacionados

  • Para ler mais sobre Chernobyl:

Acidente de Chernobyl: causas, como ocorreu e consequências. Acesso em: 20 de junho de 2023.

  • Para ler mais sobre energia nuclear:

Energia nuclear: o que é, como funciona, tipos – Brasil Escola. Acesso em: 20 de junho de 2023.

  • Para saber mais sobre energia nuclear:

Energia Nuclear. Acesso em: 20 de junho de 2023.

  • Para ler mais sobre os maiores acidentes nucleares da História:

Maiores acidentes nucleares da história | Educação. Acesso em: 20 de junho de 2023.

Sugestões de vídeos:

  • Chernobyl: a história completa – Ciência todo dia.

Disponível em: Chernobyl: A História Completa. Acesso em: 20 de junho de 2023. 

  • O maior desastre radioativo da história do Brasil – Nostalgia Animado.

Disponível em: O MAIOR DESASTRE RADIOATIVO DA HISTÓRIA DO BRASIL – Nostalgia Animado. Acesso em: 20 de junho de 2023.

  • A importância da medicina nuclear – Drauzio Varella.

Disponível em: A importância da medicina nuclear. Acesso em: 20 de junho de 2023.

Professor(a), para a aplicação desse plano sugiro a seguinte distribuição dos conteúdos: 

Para a etapa 1, que pode ser aplicada em duas aulas, com 50 minutos de duração cada, sugiro iniciar o tema com perguntas instigantes aos alunos, tais como: O que é energia nuclear? Como ela funciona? Quais tipos de energia nuclear existem? Quais as suas aplicações? Em seguida, distribua tais questões em pequenos grupos e ofereça um tempo para que os alunos realizem uma breve pesquisa sobre os temas propostos. Se for do seu interesse, peça aos alunos para montarem um pôster/cartaz digital com um app (o canva, por exemplo), para ilustrar a resposta. Também seria interessante um trabalho interdisciplinar com os professores das disciplinas de física e química. Após o tempo predeterminado, faça uma roda de conversa estimulando o compartilhamento das respostas, e finalize com um debate sobre: “Afinal, a energia nuclear é boa ou ruim?”. 

Para a etapa 2, que pode ser aplicada em duas aulas de 50 minutos de duração cada, sugiro que você, professor(a), assista com os alunos ao vídeo sobre Chernobyl (indicado neste plano). Ao final do filme, promova um debate orientado, anotando os principais pontos que levaram ao acidente, quais as suas consequências, o que foi feito a respeito e como poderia ter sido evitado. 

 Inicie a etapa 3, que pode ser aplicada em uma aula com 50 minutos de duração, retomando o acidente de Chernobyl e questionando os alunos se eles conhecem algum outro acidente nuclear ocorrido com a humanidade. Apresente a eles, na forma de estudo de caso (elaborado anteriormente por você, professor(a)) o maior acidente nuclear ocorrido no Brasil (ver vídeo 2, indicado neste plano). Peça aos alunos que respondam perguntas sobre o caso, tais como: o que aconteceu? Como ocorreu? O que foi feito a respeito? Como poderia ter sido evitado? Quais suas principais consequências? E outras mais que você achar interessante. Finalize a aula retomando que a energia nuclear também pode ser “usada para o bem”, como demonstrado no início das aulas deste plano, com destaque para a medicina nuclear. Aproveite o momento para discutir ética, bioética e biossegurança. 

A etapa 4 contém alguns exercícios sobre o acidente de Chernobyl. Sugiro que você disponibilize tais exercícios aos alunos como lição de casa, logo após a etapa 2, usando apenas um curto momento do início da aula da etapa 3 para a correção coletiva. Bom trabalho! 

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