Conteúdos

Contos clássicos.

Contos modernos.
 

Objetivos

Conhecer a origem do conto Chapeuzinho Vermelho.

Apreciar sua versão original e as adaptações que sofreu ao longo do tempo.
Escrever sua versão da história utilizando o livro Chapeuzinhos coloridos como base.
Ler os textos produzidos pelos colegas dando lhes dicas de revisão.
Revisar seu texto de forma coerente a partir das dicas dos colegas.
 

1ª Etapa: Início de conversa

Chapeuzinho vermelho é uma das histórias mais conhecidas no mundo todo, já teve várias versões lançadas por diferentes autores e é uma das preferidas de crianças e jovens. Sua versão mais conhecida foi aquela publicada pelos Irmãos Grimm em 1812, mas, atualmente, ganhou novas adaptações em filmes como “Deu a louca na Chapeuzinho” ou “A garota da capa vermelha” e livros como o “Chapeuzinhos coloridos” dos escritores brasileiros José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta. Essa versão divertida conta a história de outras Chapeuzinhos e fala sobre temas como ganância e morte utilizando para isso a base central do conto original. Por ser muito bem recebido pelos alunos que se deliciam com as novas adaptações é um livro que pode estimular a escrita de novas versões pelos alunos conforme proposto neste plano de aula.

2ª Etapa: Conversando sobre o conto Chapeuzinho Vermelho

Para iniciar a aula pergunte aos alunos o que sabem sobre o conto clássico Chapeuzinho Vermelho, deixe que falem livremente e anote na lousa os conhecimentos prévios levantados por eles.

 

Em seguida, converse com o grupo sobre as informações levantadas e leia a versão mais conhecida do conto escrita pelos Irmãos Grimm, você pode saber um pouco mais sobre ela no item “Para organizar o seu trabalho e saber mais”. Lembrando que para o momento de leitura o ideal é preparar o ambiente em que ela será feita e reunir os alunos em roda.

 

Ao término da leitura pergunte a eles se já ouviram versões diferentes dessa história, como são, que aspectos as diferenciavam da chapeuzinho original. Nesse momento, você poderá assistir com os alunos ao filme “Deu a louca na Chapeuzinho” que é uma história bem distinta da original com elementos contemporâneos e uma trama diversa. Após assistirem o filme, novamente, comentem as semelhanças e diferenças encontradas com a história original.

 

3ª Etapa: Uma nova versão da história – Chapeuzinhos coloridos

Depois de relembrar com os alunos a história original e comentar as versões que eles conhecem do conto, apresente a turma o livro Chapeuzinhos coloridos, você encontra informações sobre o livro no item “Para organizar o seu trabalho e saber mais”. Se achar necessário assista com os alunos o vídeo de apresentação dos autores. 

 

Para realizar a leitura do livro com o grupo você pode usar estratégias diferentes como a leitura compartilhada em que cada aluno tem o seu exemplar do livro, a leitura por capítulos, em que cada dia você lê uma das histórias ou a leitura em voz alta pelos alunos, em que você escolhe quem fará a leitura em seu lugar. É importante que a cada leitura vocês conversem sobre os principais elementos do conto e comparem-nos entre si (os autores utilizam a base central da história original como a música cantada pela personagem ou o diálogo entre o lobo e a menina).

 

4ª Etapa: Escrevendo sua própria versão

Nesta etapa, você solicitará que cada aluno escreva sua própria versão para a história da Chapeuzinho, caso seus alunos ainda estejam iniciando o processo de escrita de textos, poderá propor que essa escrita seja feita em duplas.  

 

Inicie a proposta pedindo que os alunos definam qual será a cor da sua Chapeuzinho, caso eles utilizem cores que aparecem no livro Chapeuzinhos coloridos, terão que ficar atentos para não escrever uma história parecida com a que foi lida. Estimule-os a usar a criatividade nesse caso! 

 

Após escolherem a cor da personagem, peça para que pensem nas características dela e qual será o tema central da história, visto que no livro de Torero e Pimenta eles definem uma personalidade para suas personagens (uma é muito gulosa, outra quer ser famosa, uma é gananciosa e assim por diante). Esse processo inicial, anterior à escrita, é fundamental para que eles produzam textos coerentes e que sigam o modelo do livro tomado como base.

 

Com todas as questões definidas, deixe que eles escrevam as suas histórias, para isso organize um espaço de tempo razoável, para que os alunos não façam a escrita com pressa. Também organize o espaço físico para que ruídos externos não atrapalhem o processo de criação deles, por exemplo, caso trabalhem em duplas, procure dar espaços entre uma dupla e outra para que as conversas não interfiram no processo de produção.

 

5ª Etapa: Apresentação das versões

Quando todos terminarem seus textos, recolha-os e leia-os, mas antes de apontar sugestões ou correções ortográficas, troque os textos entre os alunos, para que agora no papel de leitores, possam sugerir aos colegas itens que aperfeiçoariam o conto escrito. 

 

Em seguida, cada aluno deverá rever seu texto e modificá-lo caso tenha achado as revisões dos colegas pertinentes. Você poderá reler também cada texto e propor modificações que por ventura foram deixadas de lado pelos alunos. 

 

Outra proposta é sugerir que cada aluno ilustre a Chapeuzinho de outro colega, assim poderá perceber se os indícios levantados no texto sobre a personagem foram suficientes para que o leitor fizesse inferências de como ela é.

 

Com as versões finais prontas, escolha com a turma uma forma de apresentá-las para a comunidade escolar, seja com a confecção de um livro, um sarau ou uma exposição dos textos em um espaço da escola como, por exemplo, a biblioteca.

 

Materiais Relacionados

1. Para saber mais sobre a origem do conto Chapeuzinho Vermelho acesse o link 

 
2. Para conhecer um livro do conto Chapeuzinho Vermelho na versão dos irmãos Grimm acesse o link 
 
3. Para conhecer o livro Chapeuzinhos coloridos acesse o link apresentado pelos autores 
 
4. Para saber assistir com os alunos o filme “Deu a louca na Chapeuzinho” acesse o link 
 

Arquivos anexados

  1. Chapeuzinhos coloridos

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.