Conteúdos
• Contos clássicos.
• Contos modernos.
Objetivos
• Conhecer a origem do conto Chapeuzinho Vermelho.
• Apreciar sua versão original e as adaptações que sofreu ao longo do tempo.
• Escrever sua versão da história utilizando o livro Chapeuzinhos coloridos como base.
• Ler os textos produzidos pelos colegas dando lhes dicas de revisão.
• Revisar seu texto de forma coerente a partir das dicas dos colegas.
1ª Etapa: Início de conversa
Chapeuzinho vermelho é uma das histórias mais conhecidas no mundo todo, já teve várias versões lançadas por diferentes autores e é uma das preferidas de crianças e jovens. Sua versão mais conhecida foi aquela publicada pelos Irmãos Grimm em 1812, mas, atualmente, ganhou novas adaptações em filmes como “Deu a louca na Chapeuzinho” ou “A garota da capa vermelha” e livros como o “Chapeuzinhos coloridos” dos escritores brasileiros José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta. Essa versão divertida conta a história de outras Chapeuzinhos e fala sobre temas como ganância e morte utilizando para isso a base central do conto original. Por ser muito bem recebido pelos alunos que se deliciam com as novas adaptações é um livro que pode estimular a escrita de novas versões pelos alunos conforme proposto neste plano de aula.
2ª Etapa: Conversando sobre o conto Chapeuzinho Vermelho
• Para iniciar a aula pergunte aos alunos o que sabem sobre o conto clássico Chapeuzinho Vermelho, deixe que falem livremente e anote na lousa os conhecimentos prévios levantados por eles.
• Em seguida, converse com o grupo sobre as informações levantadas e leia a versão mais conhecida do conto escrita pelos Irmãos Grimm, você pode saber um pouco mais sobre ela no item “Para organizar o seu trabalho e saber mais”. Lembrando que para o momento de leitura o ideal é preparar o ambiente em que ela será feita e reunir os alunos em roda.
• Ao término da leitura pergunte a eles se já ouviram versões diferentes dessa história, como são, que aspectos as diferenciavam da chapeuzinho original. Nesse momento, você poderá assistir com os alunos ao filme “Deu a louca na Chapeuzinho” que é uma história bem distinta da original com elementos contemporâneos e uma trama diversa. Após assistirem o filme, novamente, comentem as semelhanças e diferenças encontradas com a história original.
3ª Etapa: Uma nova versão da história – Chapeuzinhos coloridos
• Depois de relembrar com os alunos a história original e comentar as versões que eles conhecem do conto, apresente a turma o livro Chapeuzinhos coloridos, você encontra informações sobre o livro no item “Para organizar o seu trabalho e saber mais”. Se achar necessário assista com os alunos o vídeo de apresentação dos autores.
• Para realizar a leitura do livro com o grupo você pode usar estratégias diferentes como a leitura compartilhada em que cada aluno tem o seu exemplar do livro, a leitura por capítulos, em que cada dia você lê uma das histórias ou a leitura em voz alta pelos alunos, em que você escolhe quem fará a leitura em seu lugar. É importante que a cada leitura vocês conversem sobre os principais elementos do conto e comparem-nos entre si (os autores utilizam a base central da história original como a música cantada pela personagem ou o diálogo entre o lobo e a menina).
4ª Etapa: Escrevendo sua própria versão
• Nesta etapa, você solicitará que cada aluno escreva sua própria versão para a história da Chapeuzinho, caso seus alunos ainda estejam iniciando o processo de escrita de textos, poderá propor que essa escrita seja feita em duplas.
• Inicie a proposta pedindo que os alunos definam qual será a cor da sua Chapeuzinho, caso eles utilizem cores que aparecem no livro Chapeuzinhos coloridos, terão que ficar atentos para não escrever uma história parecida com a que foi lida. Estimule-os a usar a criatividade nesse caso!
• Após escolherem a cor da personagem, peça para que pensem nas características dela e qual será o tema central da história, visto que no livro de Torero e Pimenta eles definem uma personalidade para suas personagens (uma é muito gulosa, outra quer ser famosa, uma é gananciosa e assim por diante). Esse processo inicial, anterior à escrita, é fundamental para que eles produzam textos coerentes e que sigam o modelo do livro tomado como base.
• Com todas as questões definidas, deixe que eles escrevam as suas histórias, para isso organize um espaço de tempo razoável, para que os alunos não façam a escrita com pressa. Também organize o espaço físico para que ruídos externos não atrapalhem o processo de criação deles, por exemplo, caso trabalhem em duplas, procure dar espaços entre uma dupla e outra para que as conversas não interfiram no processo de produção.
5ª Etapa: Apresentação das versões
• Quando todos terminarem seus textos, recolha-os e leia-os, mas antes de apontar sugestões ou correções ortográficas, troque os textos entre os alunos, para que agora no papel de leitores, possam sugerir aos colegas itens que aperfeiçoariam o conto escrito.
• Em seguida, cada aluno deverá rever seu texto e modificá-lo caso tenha achado as revisões dos colegas pertinentes. Você poderá reler também cada texto e propor modificações que por ventura foram deixadas de lado pelos alunos.
• Outra proposta é sugerir que cada aluno ilustre a Chapeuzinho de outro colega, assim poderá perceber se os indícios levantados no texto sobre a personagem foram suficientes para que o leitor fizesse inferências de como ela é.
• Com as versões finais prontas, escolha com a turma uma forma de apresentá-las para a comunidade escolar, seja com a confecção de um livro, um sarau ou uma exposição dos textos em um espaço da escola como, por exemplo, a biblioteca.
Materiais Relacionados
1. Para saber mais sobre a origem do conto Chapeuzinho Vermelho acesse o link
2.
Para conhecer um livro do conto Chapeuzinho Vermelho na versão dos irmãos Grimm acesse o
link
3.
Para conhecer o livro Chapeuzinhos coloridos acesse o
link apresentado pelos autores
4.
Para saber assistir com os alunos o filme “Deu a louca na Chapeuzinho” acesse o
link
Arquivos anexados
- Chapeuzinhos coloridos