Conteúdos
• Cultura;
• Poesia.
Objetivos
• Expressar-se por meio da música, poesia ou escrita;
• Adquirir novos gostos pelos diferentes tipos de arte;
• Aprender a respeitar e entender a individualidade do outro.
1ª Etapa: Introduzindo o tema
Professor, antes de iniciar as atividades, consulte os links sugeridos na aba “Para organizar o seu trabalho e saber mais”. A íntegra do plano, para download está em “Material de Apoio”.
Selecione um poema de que goste para ler para seus alunos. Após uma leitura de algum poema de fácil compreensão, perguntar às crianças quais delas gostam de poesia. Perguntar quantas delas já tentaram escrever, expressar-se através da escrita e quais suas inspirações. E através da música, da pintura, do desenho. Por fim, introduzir a pergunta chave “O que é cultura?”
Pedir como tema de casa que cada uma traga respondida a pergunta e um objeto que ajude a explicar o que é cultura. Espera-se que tragam produtos culturais (objetos de arte, livros, CDs, etc).
2ª Etapa: Intercâmbio Cultural
Organize os alunos em círculo, para que todos possam enxergar-se e peça que cada um expliquem o que é cultura para si, apresentando os materiais que trouxeram de casa para ajudar em suas respostas. Estimule a troca de conhecimentos sobre os materiais apresentados, músicas, CD’s, DVD’s, livros, etc. Ao final, solicite que cada um dos alunos empreste ao outro seu material, promovendo assim um “intercâmbio cultural”.
3ª Etapa: Elaboração de produção cultural
Uma semana após a troca de materiais, reúna o grupo novamente para debaterem sobre suas impressões sobre os gostos dos colegas. Proponha que analisem pontos positivos, negativos e em comum com seus gostos pessoais. É importante que eles pensem sobre o que aprenderam com a troca e o que pretendem a partir desse novo gosto adquirido. Assim finalizado, apresente-os trabalho final, que consiste em desenvolver, em grupos, um material cultural de sua autoria. Pode ser um mini-livro de poesias, inspirado por seus gostos pessoais, uma música, paródia, ou curta-metragem; o que estiver ao alcance dos mesmos em um período de três semanas. Deixar que os alunos dividam-se em grupos livremente, possibilitando assim um trabalho inovador para todos.
4ª Etapa: Chá cultural
A apresentação dos trabalhos finais acontecerá por meio de um chá cultural, com biscoitos, quitutes e, claro, chás, preparados pelos pais dos alunos, que assistirão as apresentações, promovendo assim, além de uma troca cultural, a possibilidade de adquirir novos gostos sobre a cultura que nos cerca.
Materiais Relacionados
• Para saber mais sobre o que é cultura acesse o link.
• Para compartilhar com os alunos livros de poesia acesse o link.