Conteúdos

Células sanguíneas e suas funções

Objetivos

Conheça as células sanguíneas e suas respectivas funções no organismo

1ª Etapa: Sensibilizando para o tema

Antes de iniciar este plano de aula, questione os alunos se já fizeram um exame de sangue conhecido como Hemograma. Pergunte se eles conhecem os motivos da solicitação deste exame pelo médico e solicite que providenciem, caso tenham, o resultado deste exame para a próxima aula. A grande maioria dos alunos no Ensino Médio já fez esse tipo de exame mas, caso algum dos alunos tenha dificuldade em consegui-lo, você poderá optar em distribuir cópias da imagem abaixo. Informe também que os alunos que dispõem de tablets poderão utilizá-lo para pesquisa na próxima etapa. (Veja a tabela/ figura/ imagem no material de apoio anexo nesse plano de aula)

 

 

2ª Etapa: Analisando o exame hemograma e sistematizando informações

Nesta etapa os alunos, em duplas, deverão fazer a análise do exame que providenciaram na etapa anterior (ou da imagem disponibilizada).

 

Inicie a aula questionando os alunos se conhecem a importância do hemograma e de cada um dos parâmetros que são medidos neste tipo de exame. Interrogue, novamente, se eles conhecem os motivos pelos quais o médico solicitou que eles realizassem esse exame.

 

Permita que os alunos participem espontaneamente, compartilhando seus conhecimentos sobre o assunto com os colegas.

 

Após essa conversa inicial, informe aos alunos que a atividade desta etapa consiste em uma pesquisa, visando identificar o significado de cada um dos parâmetros medidos neste exame e a importância dessas medidas para os diagnósticos médicos. Indique aos alunos os links sugeridos no item 1 do tópico “Para organizar seu trabalho” para realização da pesquisa. Essa etapa pode ser realizada no laboratório de informática ou com a utilização de tablets.

 

Cada dupla deverá preencher a tabela. Veja exemplo: (Veja a tabela/ figura/ imagem no material de apoio anexo nesse plano de aula)

 

E responder às seguintes questões:

 

1. O que são valores de referência?

 

2. Por que os médicos solicitam o hemograma? 

 

3. Qual é o tipo de leucócito que apresenta valores anormais quando de uma infecção bacteriana? Qual é o tipo de leucócito que apresenta valores anormais quando de uma infecção virótica?

 

 

 

3ª Etapa: Revendo os conceitos de forma lúdica

Ainda no laboratório de informática, ou mesmo utilizando os tablets, cada dupla deverá acessar os Objetos Educacionais sugeridos no item 2 e 3 do tópico “Para organizar seu trabalho”. Informe aos alunos que esta atividade permite que eles observem representações (desenhos) bastante fiéis das células sanguíneas, complementando a atividade da etapa anterior. Esclareça aos alunos que o item “Como é feito o sangue” não é objeto de estudo deste plano de aula, mas é um conteúdo que será visto futuramente. 

4ª Etapa: Colocando em prática os conceitos aprendidos

Prepare cópias da tabela abaixo e distribua aos alunos que, em grupos de até 4 alunos, irão preenchê-la com base na descrição dos pacientes abaixo elencados. Informe aos alunos que os valores que serão inseridos para cada um dos parâmetros são fictícios (eles podem inventar), mas devem corresponder a alterações evidenciadas a partir do que está descrito para cada um dos pacientes. Dessa forma, se a descrição do paciente indicar que ele tem problemas de coagulação, todos os parâmetros deverão estar normais, dentro dos valores de referência, com exceção do número de plaquetas. (Veja a tabela/ figura/ imagem no material de apoio anexo nesse plano de aula)

 

Paciente 1: É uma mulher que chega ao hospital com forte ardência ao urinar e com presença de sangue na urina. Ao analisar seu hemograma o médico de plantão chega à conclusão que será necessário prescrever um antibiótico.

 

Paciente 2: É uma mulher que precisa se submeter a uma cirurgia para extração de um nódulo na glândula tireoide, mas o seu médico, ao observar seu hemograma, chegou a conclusão que a cirurgia não poderá ser realizada, pois será necessário o restabelecimento dos valores normais de um dos tipos de células sanguíneas.

 

Paciente 3: É um homem que está sempre cansado, com falta de ar e incapacidade para realizar exercícios físicos. Seu médico chegou à conclusão que será necessário a prescrição de um remédio para reposição de ferro, já que seu hemograma mostrou alteração em um dos tipos de células sanguíneas. 

 

 

5ª Etapa: questão do ENEM

Agora vamos analisar uma questão do ENEM em que o tema do Plano foi contemplado. Proponha aos grupos que resolvam o seguinte teste e justifiquem a escolha (retire a marca da questão A, antes de imprimir. (Veja a tabela/ figura/ imagem no material de apoio anexo nesse plano de aula)

 

6ª Etapa: Análise e fechamento

Solicite aos alunos que partilhem as conclusões. Veja elementos fundamentais para conduzir a discussão:

 

Questão da área Ciências da Natureza e suas Tecnologias na qual foram avaliadas a competência da área 4 (Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais.) e a respectiva Habilidade 14 (Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, sexualidade, entre outros), bem como a Competência da área 5 (Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los em diferentes contextos) e a respectiva Habilidade 17 (Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências físicas, químicas ou biológicas, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica).

 

Conteúdo conceitual: Funções das células sanguíneas.

 

Como resolver a questão: Inicialmente o estudante deveria analisar a tabela, identificando o número de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas do paciente em relação ao número normal (padrão de referência). Deveria constatar, dessa forma, alteração no número de glóbulos vermelhos e plaquetas. O estudante também deveria conhecer a função de cada uma dessas células para assinalar a alternativa correta, já que estas relacionam a quantidade das células do paciente com as respectivas funções dessas células no organismo. Sendo assim, deveria concluir que somente a alternativa A traz informações corretas sobre o estado do paciente, já que as plaquetas que estão abaixo do normal são responsáveis pela coagulação  do sangue. Deveria reconhecer o erro das demais alternativas.

 

Alternativa B – está incorreta, pois os glóbulos brancos não são responsáveis pela coagulação sanguínea e sim pela defesa imunológica.

 

Alternativa C – está incorreta, pois, apesar de os glóbulos vermelhos estarem abaixo do normal, estes não são responsáveis pela defesa imunológica e sim pelo transporte de gases no sangue.

 

Alternativa D – está incorreta, pois os glóbulos brancos não estão abaixo da normalidade e também não são responsáveis pelo transporte de gases no sangue e sim pela defesa imunológica.

 

Alternativa E – está incorreta, pois, apesar de as plaquetas estarem abaixo do normal, estas não são responsáveis pelo transporte de oxigênio do sangue e sim pela coagulação do sangue.

 

 

 

 

Materiais Relacionados

1. Nos links poderão ser obtidas informações sobre o significado dos parâmetros medidos no hemograma e as consequências de eventuais alterações quando comparadas aos valores de referência.

 
2. No link o professor encontra uma animação na qual os alunos poderão conferir o procedimento utilizado para observação de células sanguíneas ao microscópio.
 
3. No link são apresentadas informações sobre os tipos de células sanguíneas e suas funções, bem como da produção destas a partir das células-tronco. Não é o objetivo deste plano de aula trabalhar este último conteúdo, mas consideramos uma informação importante que poderá ser resgatada pelo professor em outras aulas.
 

Arquivos anexados

  1. Células sanguíneas: funções
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