Conteúdos

Forma e uso do Passado Contínuo (Past Continuous).
Leitura e interpretação da letra da música.
Leitura de texto biográfico.

Objetivos

– Reconhecer e utilizar o tempo verbal Past Continuous.
– Comparar a música Cathedral Song em inglês com sua versão em português.
– Desenvolver a compreensão oral identificando o vocabulário da música.
– Conhecer novo vocabulário.
– Ler buscando informações.

Caro professor:
• Os links para os conteúdos sugeridos neste plano estão disponíveis na aba "Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais".

• A lista de atividades está disponível na aba “Material de Apoio” para download.

1ª Etapa: Início de Conversa

A música Cathedral Song ficou muito popular no Brasil após o final da década de 90. Além de ser uma canção muito bonita, foi gravada por uma banda que agrada a adolescentes até hoje – Legião Urbana, com Renato Russo no vocal. É interessante também, para apresentar sua compositora, Tanita Tikaram, muito pouco conhecida aqui. Além disso, a letra da canção permite que você apresente o Passado Contínuo para sua classe.



Prepare com antecedência cópias da canção, das atividades propostas e do arquivo do videoclipe para utilizar nas suas aulas. Eles estão disponíveis nas abas “Material de Apoio” e “Para Organiar o seu Trabalho e Saber Mais”.

2ª Etapa: Apresentação do compositor

Caso sua sua sala de aula possua um data show, projete a biografia de Tanita Tikaram e faça perguntas sobre ela como, “Where is she from?”, “Where are her parents from?”, “How old was she when she started writing songs?”, “How old is she now?”. Ajude-os a responderem, se necessário. Se preferir, escreva as respostas no quadro.

3ª Etapa: A canção

Distribua as cópias da atividade sobre canção a cada aluno e solicite que preencham a atividade 1 antes de ouvirem a música. Antes de corrigir, faça com que ouçam a música e que verifiquem suas respostas. Se necessário repita. Faça a correção coletiva. Se a sala dispõe de data-show projete a atividade e faça o preenchimento com o auxílio das sugestões dos alunos.

4ª Etapa: Trabalhando com o vocabulário

Peça que os alunos, em duplas, por meio do contexto da canção, descubram o significado das 5 palavras apresentadas no vocabulário. Faça a correção coletiva. Proponha que os pares façam a atividade 3 e corrija-a coletivamente. Se desejar, escreva algumas sentenças no quadro.

5ª Etapa: Interpretação

Proponha que façam, em pares, as atividades de 4 a 6 da folha de atividades. Provavelmente precisarão de sua ajuda com as metáforas. Faça a correção coletiva. Se necessário, ajude-os a justificarem suas respostas.



Possível resposta para a atividade 4:

Yes. It seems to be a place to relax and think, where she spends some ‘time’. In addition, she says ‘the others want to take my life’; therefore, she would be safe there;



E para a atividade 5:

 “Take my lies and take my time’ (Take me as I am!)



“The others want to take my life” (Because people in general make an ‘image’ of other people and expect them to behave as this ‘image’ would.)

6ª Etapa: Interpretação da letra em português

Apresente o clipe da versão gravada por Zélia Duncan. Peça que leiam cuidadosamente a letra e respondam a atividade 7. Se necessário, ajude-os com a resposta. O importante na atividade é a justificativa dada pelo aluno, comparando as duas versões.

7ª Etapa: Past Continuous

Proponha que os alunos façam as atividades 8 e 9 da ficha de atividades em pares. Se houver necessidade, escreva mais alguns exemplos no quadro. Você pode preferir, neste momento, interromper esta atividade e fazer uma das apresentações sobre o Passado Contínuo em PowerPoint sugeridos no link “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”. Faça a correção coletiva das sentenças do exercício 9 e, se preferir, escreva-as no quadro.



Você poderá optar por projetar exercícios online sugeridos em ‘Para organizar o seu trabalho e saber mais’.

Materiais Relacionados

1. Leia a biografia de Tanita Tikaram

2. Assista ao clipe de Cathedral Song com Tanita

3. Assista ao clipe de Cathedral Song com Renato Russo no Legião Urbana

4. Assista ao clipe de Cathedral Song com Zélia Duncan

5. Veja a apresentação de PowerPoint sobre Past Continuous.

– Se tiver mais tempo para a apresentação, confira esta com exercícios e um jogo.

6. Veja explicações gramaticais e bons sites de exercícios online sobre o Past Continuous.

7. Prepare com antecedência cópias da canção, das atividades propostas e do arquivo do videoclipe para utilizar nas suas aulas.

Arquivos anexados

  1. Cathedral Song – Tanita Tikaram

Tags relacionadas

2 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Laiana Menezes
Laiana Menezes
3 anos atrás

Não consegui encontrar a aba “Material de Apoio”. Help

Avatar
Editor
Instituto Claro
3 anos atrás
Reply to  Laiana Menezes

Olá Laiana! Está em Arquivos anexados. Pois migramos os conteúdos pra este novo portal recentemente, alguns nomes mudaram. Obrigada pelo interesse!

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.