Conteúdos

Poemas

Objetivos

Conhecer a estrutura do gênero poema.

Ler diferentes poemas apreciando a qualidade poética dos mesmos.
Construir cartões com os poemas preferidos.
 

1ª Etapa: Repertoriando poemas

 • Dê início à aula apresentando para os alunos o livro “A caligrafia de Dona Sofia”, caso não tenha acesso a esse material, assista com os alunos a adaptação em vídeo disponível no item “Para organizar seu trabalho e saber mais”. Após a exploração da história, converse com os alunos a respeito da ideia de Dona Sofia de presentear a todos da cidade com cartões poéticos. Pergunte se eles conhecem mais poemas, além dos que estão disponíveis no livro.

 

Em seguida, coloque na roda, diversos livros de poemas e deixe que os alunos explorem-nos livremente. Peça para que leiam, compartilhem entre eles e analisem as características desse tipo de texto. Essa atividade pode se constituir de vários momentos, diariamente.

 

Aqui você poderá abrir uma discussão com o grupo a respeito da estrutura do gênero como quais as características do poema, se todos têm rima, como são os textos dos versos, se tem título, como os versos estão organizados, entre outros e, também, comentar a biografia dos poetas selecionados.

 

2ª Etapa: Escolhendo os preferidos

Reserve um tempo para a exploração dos livros

 

Após a exploração coletiva dos livros de poemas, solicite que cada aluno escolha o que mais gostou para ler em voz alta para os colegas. Você pode iniciar a proposta compartilhando com o grupo suas preferências.

 

Nesse momento proponha que a leitura seja feita assim como em um sarau, para isso apresente aos alunos alguns vídeos de saraus já realizados para que eles conheçam essa atividade cultural. Você pode encontrar alguns desses vídeos no item “Para organizar seu trabalho e saber mais”.

 

Deixe que cada aluno crie sua apresentação do poema escolhido assim como achar melhor. Levanto em consideração as personalidades dos alunos, por exemplo, aqueles que são mais tímidos.

 

3ª Etapa: Criando cartões poéticos

Após as apresentações, proponha aos alunos que criem cartões poéticos, assim como os de Dona Sofia, para presentear pessoas queridas. Eles poderão fazer um ou mais utilizando os poemas escolhidos anteriormente. 

 

Nessa etapa, disponibilize diferentes tipos de materiais como papéis coloridos, enfeites, lantejoulas, lápis, canetinhas, entre outros, para que os alunos possam utilizar em suas criações. Além disso, deixe a disposição do grupo os livros explorados desde o início da proposta.

 

Se possível, providencie que os cartões sejam enviados por correio, assim como na história. Valorizando também as cartas que hoje em dia já não são tão utilizadas. 

 

Outra opção é digitalizar cartões ou utilizar aplicativos para fazer cartões digitais e enviá-los.

 

4ª Etapa: Início de conversa

As crianças são receptivas a textos que ressaltem o caráter lúdico da linguagem. Poemas têm esta característica. A leitura de poemas é uma atividade que possibilita infinitas observações quanto à rima, a brincadeira com o significado das palavras, a disposição gráfica do texto no papel, entre outras. Assim, é preciso aproveitar a sala de aula para colocar as crianças em contato com esses textos literários, tão ricos em possibilidades de exploração, proporcionando que elas tenham contato, desde cedo, com o texto como linguagem artística.  

Materiais Relacionados

1. Para saber mais sobre o que é poema e sua estrutura acesse o link

 
2. Para saber mais sobre o livro “A caligrafia de Dona Sofia”.
 
3. Para compartilhar com os alunos o vídeo adaptado do livro “A caligrafia de Dona Sofia” acesse o link 
 
4. Para assistir com os alunos alguns vídeos de sarau poético acesse o link 
 

Arquivos anexados

  1. Cartões poéticos

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.