Conteúdos

Jorge Amado e a Segunda Geração Modernista.
Análise.
Relações Sociais.
Intertextualidade: O Brasil Moderno, a Literatura e o Cinema.

Objetivos

Compreender Jorge Amado no contexto da Segunda Geração Modernista.
Estudar Capitães da areia como  crítica às contradições sociais presentes no Brasil moderno.
Relacionar o romance de Jorge Amado a outras obras que tratam do problema do menor abandonado no Brasil.

1ª Etapa: Início de Conversa:

Pedro Bala, personagem principal de Capitães da areia, ascende de uma condição de marginalidade para outra de líder sindical. Nesse sentido, o romance pode sugerir saídas para problemas sociais presentes na realidade brasileira.

2ª Etapa: Aproximação com o tema

Inicie a aula fazendo os seguintes comentários:



• Capitães da areia é um romance de Jorge Amado escrito na década de 1930 do século passado e trata do problema dos menores abandonados no Brasil.



• Sobre esse tema, vários filmes já foram feitos, como Pixote, a lei do mais fraco, de 1981, dirigido por Hector Babenco e Última parada 174, de Bruno Barreto, que narra a história verídica de um menino de rua que sobreviveu à chacina da Candelária, ocorrida no Rio de Janeiro em 1993.  Para ver o trailer do filme, acesse o link sugerido no item 4 de “Para organizar seu trabalho”. (disponibilize o filme na íntegra à turma)



Depois de assistir ao filme, solicite que os alunos façam comentários sobre ele e o comparem a outras situações semelhantes veiculadas pela mídia.

3ª Etapa: Introdução ao contexto histórico e social da década de 30

Explique aos alunos que o tema dos menores abandonados será retomado mais adiante. Por enquanto, é hora de interligar o filme à obra de Jorge Amado. Para tanto, vale conhecer um pouco sobre a produção desse escritor.



• Capitães da areia faz parte da Segunda Geração Modernista, a mesma de escritores como Graciliano Ramos, José Lins do Rego e Carlos Drummond de Andrade.



• Os mais importantes escritores dessa geração discutiram com lucidez as tensões sociais de seu tempo tratando de temáticas de cunho realista.



• Muitos escritores dessa geração incorporaram, em sua obra, a linguagem oral, os brasileirismos, os regionalismos léxicos e sintáticos que a prosa da Primeira Geração Modernista tinha preparado na década anterior.



• O livro de Jorge Amado foi publicado em 1937, mesmo ano que se inicia o Estado Novo. Embora tenha obtido sucesso de público e crítica, o livro foi confiscado e queimado em praça pública. Na mesma época, o escritor foi preso e exilou-se na Argentina.

4ª Etapa: Introdução à leitura da obra

Para introduzir os alunos na leitura do livro, solicite que folheiem a obra e observem a estrutura, a divisão em partes e o número de capítulos constantes em cada parte. Pontos que devem ser observados pelos alunos:



• Prólogo

• 1ª. Parte, intitulada “sob a lua, num velho trapiche abandonado”, formada de onze capítulos.

• 2ª. Parte, denominada “noite da grande paz, da grande paz dos teus olhos”, formada de oito capítulos e

• 3ª. Parte, “canção da Bahia, canção da liberdade, formada de oito capítulos.



Depois desse primeiro contato com a obra, solicite aos alunos que digam o que esperam dos títulos referentes às partes observadas. Ouça-os e vá dirimindo possíveis dúvidas deles.



Agora, proceda à leitura, junto com os alunos, do prólogo “Cartas à redação”.



• Comece lendo a reportagem publicada pelo Jornal da Tarde, que trata do assalto de crianças à casa de um homem rico.



• Na sequência, leia a primeira carta (do secretário do chefe de polícia ao referido jornal). Solicite comentários aos alunos sobre o conteúdo da carta, pedindo para eles tirarem conclusões sobre a posição do secretário em atribuir a responsabilidade de coibir os furtos ao juiz de menores. Peça aos alunos o registro das observações feitas.



• Continue a leitura das outras cartas e da reportagem do mesmo jornal. Em seguida, solicite aos alunos comentários sobre o conteúdo de cada texto.



• Arremate essa primeira parte pedindo uma conclusão dos alunos a respeito do conteúdo dos textos lidos nessa parte.

5ª Etapa: Leitura e discussão

Explique aos alunos que a leitura do livro precisa ser realizada por eles em classe e em casa. Separe 30 dias para a leitura do romance. Vá dividindo e distribuindo os capítulos aos poucos, para a turma, de acordo com as características da classe.  Não se esqueça de marcar os dias para discussão em classe sobre os capítulos lidos.



Proceda à atividade intercalando as leituras para casa e as discussões para classe, até o final do livro. Depois das discussões com a turma, ouça o que os alunos têm a dizer sobre essa experiência. Para arrematar, lembre-os de que Capitães da areia é um livro escrito na década de 30. Pergunte para eles as impressões sobre esse fato. Para aprofundar, veja algumas questões que podem ser discutidas:



• No que se refere aos fatos narrados por Jorge Amado, a condição do menor melhorou ou piorou?



• No que se refere ao interesse das autoridades pela criança abandonada, mudaram algumas coisas de 37 para cá? O quê?

Materiais Relacionados

1. Leia sobre a vida e a obra de Jorge Amado

2. Confira o trailer do filme Capitães da areia

3. Confira análise esclarecedora do romance de Jorge Amado feita pelo professor Jorge Viana de Moraes. É importante conferir.

4. O filme Última parada 174 pode servir como introdução à leitura do romance de Jorge Amado. Para ver o trailer, acesse .

5. Veja informações sobre o Estado Novo.

Arquivos anexados

  1. Capitães da Areia- Jorge Amado

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