Conteúdos

Este plano de aula propõe a construção de um gráfico de barras com os aniversários da turma, tendo como foco a organização dos meses do ano e as associações com os aniversariantes.

Objetivos

  • Nomear e reconhecer a sequência dos meses do ano;
  • Associar o calendário a eventos pessoais, como aniversários;
  • Coletar dados sobre os aniversários da turma; e
  • Construir um gráfico de barras coletivo.

Conteúdos / Objetos do conhecimento:

  • Os meses do ano;
  • O calendário anual e a sequência dos meses;
  • O calendário e a marcação de datas importantes;
  • Apresentando um gráfico de barras; e
  • Construindo nosso gráfico dos aniversariantes.

Palavras-chave:

Calendário. Aniversário. Aniversariantes. Data. Gráfico. Meses.

Previsão para aplicação:

3 aulas de 50 minutos/cada.

Proposta de trabalho:

Proponha uma primeira conversa para identificar os conhecimentos prévios da turma relacionados aos meses do ano.

O plano abaixo é indicado para séries iniciais do ensino fundamental, tendo como foco o segundo ano. Nessa faixa etária, é comum que as crianças confundam suas datas de nascimento.

Separe uma lista com os aniversários da turma caso haja necessidade de uma conferência. Outro ponto que pode auxiliar no trabalho é pensar na divisão de grupos equilibrados, garantindo pelo menos um aluno leitor em cada grupo.

1ª Etapa: Os meses do ano

Comece a aula com uma pergunta: “O que está presente em um calendário?”. Incentive os alunos a compartilharem seus conhecimentos prévios. Espera-se que nessa conversa apareçam, entre outras características, os meses do ano.

Caso a turma não fale sobre os meses, traga esse ponto: Vocês observaram que o calendário é organizado por meses?

Em seguida, organize a turma em grupos menores, de quatro a cinco crianças, e entregue a eles cartões com o nome dos meses do ano. Peça que tentem organizá-los da maneira correta.

É possível que algumas crianças ainda estejam em processo de alfabetização, razão pela qual recomenda-se que, em cada grupo, tenha pelo menos uma criança com relativa fluência leitora.

Modelo para o cartão: Meses do ano para recortar.

2ª Etapa: O calendário anual e a sequência dos meses

Depois da primeira etapa, apresente um calendário anual. Pode ser impresso, um cartaz ou projetado na lousa. Veja o exemplo: Calendário 2024.

Leia com as crianças a sequência correta dos meses e peça que os grupos revejam suas organizações, para conferir se estão corretas. Observe os critérios que cada grupo utilizou, pois isso pode ajudar nos registros reflexivos para próximas práticas.

3ª Etapa: O calendário e a marcação de datas importantes

Converse com a turma e explique a importância de organizar o tempo e como usamos o calendário no dia a dia. Introduza a ideia de associar o calendário aos eventos pessoais, como aniversários. Entregue para cada criança um cartão, para que ela preencha com a data de seu aniversário.

Posteriormente, retome o calendário anual apresentado na 2ª etapa e peça para que cada criança marque nele o seu aniversário. Mais uma vez, é importante ressaltar que a turma está em processo de alfabetização e pode precisar de ajuda para ler e interpretar o que foi lido. É necessário um olhar sensível dentro da sala de aula.

Modelo de cartão para atividade: Nome e mês do aniversário.

4ª Etapa: Apresentando um gráfico de barras

Pergunte à turma quem conhece ou já ouviu falar em gráficos. Escute e acolha as falas da turma. Caso os alunos não tenham nenhum conhecimento sobre o gráfico de barras, você pode propor esse jogo simples. Depois de jogar, questione novamente a turma sobre o que acreditam ser um gráfico de barras. Espera-se que as crianças digam que o gráfico é uma maneira de visualizar rapidamente informações coletadas mas, caso não cheguem a essa conclusão, isso pode ser dito. Porém, é importante que, ao longo do ano, a turma vivencie outras propostas a fim de compreender a função e a importância dos gráficos na nossa sociedade.

Para saber mais acesse esse material sobre como trabalhar com gráficos em sala de aula.

Acesso em: 12 de dezembro de 2023.

5ª Etapa: Construindo nosso gráfico dos aniversariantes

Vocês poderão utilizar uma cartolina para construir um gráfico dos aniversariantes. Deixe previamente recortados retângulos ou quadrados do mesmo tamanho para que cada criança possa completar o gráfico, colando a forma no lugar correspondente ao mês de aniversário. Ao finalizar o gráfico, convide a turma para fazer coletivamente uma leitura das informações:

  • Qual o mês com mais aniversariantes?
  • Qual o mês com menos aniversários?
  • No nosso gráfico, algum mês ficou sem aniversários?
  • Há, no nosso calendário, meses com a mesma quantidade de aniversários?

Para finalizar, deixe o gráfico exposto em sala de aula e mantenha também o calendário para uso cotidiano da turma. Os cartões utilizados na 3ª etapa podem ser colados no caderno de matemática como forma de registro individual do processo coletivo.

Plano de aula elaborado pela professora Mariane Fernandes.

Coordenação pedagógica: prof.ª dr.ª Aline Bitencourt Monge.

Revisão textual: professora Daniela Leite Nunes.

Crédito da imagem: Mikhail Nilov – Pexels

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.