Conteúdos
– Cálculo estequiometríco
– Fórmulas e Equações químicas
– Massa molar
– Coeficiente de Reação química.
Objetivos
– Compreender os conceitos envolvidos na estequiometria: proporcionalidade entre quantidade de reagentes e produtos (massa, mol e volume).
– Utilizar códigos e nomenclatura da química para caracterizar materiais, substâncias ou transformações químicas.
Caro professor, antes de dar sequência a este plano de aula consulte a aba "Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais" e acesse os links de pesquisa sugeridos.
1ª Etapa: Introdução do tema
A atividade que será proposta, apesar de simples, é eficaz para o aluno entender que ESTEQUIOMETRIA refere-se à proporção das espécies envolvidas em uma reação química.
Inicie a atividade propondo aos alunos que se organizem em grupos.
Cada grupo deverá receber: 4 pãezinhos, 5 fatias de presunto, 4 fatias de mussarela.
Propor que façam 1º um lanche com 1 pão e 1 fatia de presunto + 1 fatia de mussarela. Depois que representem em uma sulfite o “modelo dessa reação” que seria:
1 pão + 1 fatia de presunto + 1 fatia de mussarela -> 1 lanche
Com o que restou eles devem montar mais 3 lanches com as mesmas características e representar o “modelo dessa reação” que será:
3 pães + 3 fatias de presunto + 3 fatias de mussarela -> 3 lanches + excesso de 1 fatia de presunto ( que sobrou)
Este exemplo é um aquecimento à aula, com o objetivo de motivar a aprendizagem. Pode-se propor outros modelos de lanche e solicitar que os alunos representem o modelo da reação. A ideia é que eles associem os elementos do lanche às substâncias que são utilizados para os cálculos estequiométricos.
2ª Etapa: Exploração da atividade interativa
Organize a turma em duplas de trabalho para utilização de computadores portáteis ou dos computadores da sala de informática.
Proponha que pesquisem na internet sobre o tema, levantando hipóteses e buscando responder as seguintes questões, além das que apareceram no momento de introdução ao tema.
• Qual o significado da palavra Estequiometria?
• Quais os seus conceitos e como eles são aplicados em reações químicas.
• Exemplos de aplicação do cálculo estequiométrico na prática.
Peça para que os alunos acessem a atividade interativa “Da cozinha para a Estequiometria!”, disponível na aba Material de Apoio.
3ª Etapa: Retomada Conceitual
Para retomar os conceitos e finalizar a atividade, o professor pode levar os alunos até o laboratório ou outro espaço disponível na escola e pedir para que eles realizem alguns experimentos envolvendo elementos químicos e o calculo estequiométrico, possibilitando assim que eles coloquem em prática os conceitos trabalhados tanto na pesquisa realizada quanto na atividade interativa.
Para essa atividade o professor pode dividir a sala em grupos e solicitar que cada grupo realize um experimento diferente. Após o desenvolvimento do procedimento, o professor pode sugerir aos alunos que preparem uma forma de apresentação dos resultados para o grupo, desenvolvendo assim a linguagem científica.
Algumas sugestões de experimentos, estão disponíveis em “Para organizar o seu trabalho e saber mais”.
Materiais Relacionados
Caro professor, antes de iniciar esta atividade é importante que se aproprie de algumas informações sobre o tema. Selecionamos os links abaixo para ajudá-lo.
Videoaula sobre estequiometria.
– Parte 1
– Parte 2
Um experimento envolvendo estequiometria
Video explicativo sobre experimento envolvendo bicarbonato de sódio e água.
Produção Didático-Pedagógica: uma proposta diferenciada de ensino para o estudo da estequiometria.
Material para atividade introdutória, em quantidade suficiente para o número de grupos que terá organizado em sua aula, Cada grupo deverá ter .:
• 4 pãezinhos, 5 fatias de presunto, 4 fatias de muçarela.