Conteúdos
Espaço urbano no Brasil
Espaço rural no Brasil
Industrialização e cadeia produtiva
Bem de consumo não durável ou semidurável
Objetivos
– Ler e interpretar imagens de espaços rurais e de espaços urbanos, identificando semelhanças e diferenças entre esses espaços.
– Conhecer os conceitos de cadeia produtiva e setores da economia.
– Classificar atividades econômicas de acordo com os setores da economia.
– Conhecer a cadeia produtiva de um bem de consumo não durável ou semidurável e representá-la em esquema ilustrado.
1ª Etapa: Sensibilizando para o tema
Antes de iniciar, consulte os links sugeridos na área Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais
Inicie a aula discutindo com a turma quais seriam as atividades econômicas predominantes nos espaços urbanos e rurais. Monte na lousa uma lista dessas atividades.
Em seguida, apresente à turma imagens de espaços rurais e de espaços urbanos do Brasil. Converse com a turma a respeito das atividades que movimentam a economia na cidade e no campo. Pergunte aos alunos se existem semelhanças entre essas atividades, que se realizam em espaços diferentes. Busque, também, as diferenças que aparecerão na fala dos alunos. Liste tudo na lousa.
Agora, reúna a turma em duplas ou trios e distribua uma cópia do texto Diferentes Setores da Economia? Do Primário ao Quinário, disponível no link nº4, e oriente os alunos a estudarem o texto. Cada grupo deverá ler o texto, sublinhar ou grifar as principais ideias e estabelecer uma palavra chave para cada trecho ou parágrafo.
A partir do estudo do texto, cada grupo deverá elaborar um esquema com as palavras chave em cartolina ou papel kraft. Esse esquema será apresentado à turma.
2ª Etapa: Entendendo como funciona a cadeia produtiva
Proponha à turma conhecer como alguns alimentos que fazem parte dos hábitos alimentares da população brasileira. Apresente aos alunos vídeos disponíveis no Youtube que mostrem, por exemplo, o processo de produção do leite, do café, do milho, do trigo, da soja e da carne bovina. É interessante que os alunos assistam ao menos a dois vídeos para comparar as informações e os processos de produção desses alimentos.
Discuta com a turma o que foi mais significativo para cada aluno. Pergunte a eles o que entenderam e o que destacariam em cada um dos vídeos, listando tudo na lousa. Explique como ocorre a cadeia produtiva, desde a obtenção da matéria prima até o processamento dos resíduos produzidos após o descarte do bem de consumo. Aproveite para solucionar as dúvidas que os alunos apresentarem ao longo da discussão.
Em seguida, peça aos alunos para formarem trios. Cada trio deverá representar em uma cartolina o processo produtivo de um dos alimentos apresentados nos vídeos. O esquema deve conter palavras chaves e imagens relacionadas a cada uma das etapas da cadeia de produção. As imagens podem ser selecionadas em jornais, revistas, na internet ou os alunos podem desenhar cada etapa.
Os esquemas serão apresentados à turma e ficarão expostos no mural da sala de aula.
3ª Etapa: Identificando e classificando os bens de consumo
Apresente à turma uma sequência de imagens de produtos industrializados muito variados: alimentos com diferentes níveis de processamento, vestuário, eletroeletrônicos, automóveis, móveis, máquinas pesadas, entre outros. Essas imagens podem ser projetadas em slides ou compor um painel ilustrado fixado na sala de aula.
Peça aos alunos para observarem as imagens e, reunidos em grupos (trios a quintetos) tentarem classificar cada um dos produtos apresentados de acordo com o seu prazo de validade: (1) consumo imediato, (2) consumo ao longo de alguns meses e (3) consumo ao longo de anos, podendo ser reutilizado várias vezes.
A partir da classificação realizada pelos grupos, apresente os nomes de cada tipo de bem de consumo: (1) não durável, (2) semidurável e (3) durável.
4ª Etapa: Classificando as etapas da cadeia produtiva
Organize a turma em trios ou quartetos. Eles trabalharão em um estudo de texto que será precedido de uma pesquisa na internet.
Leve a turma ao laboratório de informática. Lá, eles deverão relembrar o que estudaram a respeito dos setores da economia a partir do texto Diferentes Setores da Economia? Do Primário ao Quinário. Essa será a base para a pesquisa a ser realizada.
Cada grupo escolherá um bem de consumo não durável ou semidurável como tema de estudo. Sugerimos a pesquisa em torno de alimentos porque a disponibilidade de informações é maior, mas os alunos podem pesquisar, por exemplo, a produção de tintas, preservativos, lápis, batom, esmalte, entre outros. A pesquisa consiste em conhecer as etapas de produção do bem de consumo selecionado, desde a matéria prima até o descarte, classificando cada uma dessas etapas dentro dos principais setores da economia (primário, secundário e terciário).
Além da busca por informações referentes à cadeia produtiva, o grupo deverá representar esse processo em um esquema ilustrado, elaborado em Power Point, no Prezi ou no Canva. O professor escolher o melhor programa ou plataforma para a apresentação do trabalho. O resultado final da pesquisa será um esquema, animado ou estático, da cadeia produtiva do bem de consumo selecionado por cada grupo.
5ª Etapa: Compartilhando os saberes construídos a partir da pesquisa
A turma realizará um seminário para apresentar os esquemas elaborados na etapa anterior de estudo. Cada grupo apresentará, em dez minutos aproximadamente, as etapas da cadeia produtiva do bem de consumo pesquisado, mostrando aos colegas o esquema ilustrado e como cada uma das etapas é classificada nos setores da economia.
Seria interessante que o professor, após as apresentações, conduzisse uma discussão em torno da extração de matérias primas e seu uso enquanto recursos naturais, apresentando o texto O Perigo do Esgotamento dos Recursos Naturais do Planeta, disponível no link 5. A partir das ideias do texto e das informações compartilhadas nos seminários, questões relacionadas aos padrões de consumo, consumismo, trabalho (infantil, análogo à escravidão, temporário, entre outras formas) e descarte (aterro, lixão, reciclagem) poderão ser debatidas pela turma.
Cada aluno deverá elaborar uma síntese do processo de estudo, explicando o que aprendeu sobre o tema.
Materiais Relacionados
1) Os textos disponíveis nos sites tratam dos conceitos que estruturam este plano de aulas.
http://bit.ly/2cXczJ8
http://bit.ly/2cXdqcI
http://bit.ly/2cIDgzM
http://bit.ly/2dfiVTs
3) No Youtube, há muitos vídeos que exemplificam a cadeia produtiva de bens de consumo não duráveis, principalmente alimentos. Procure por palavras chave como cadeia produtiva, cadeia produtiva do leite, cadeia produtiva da soja, entre outros produtos. Os mais ilustrados são do campo alimentício. O professor também encontrará vídeos usando processo produtivo ou processo de produção.
4)
Texto Diferentes Setores da Economia? Do Primário ao Quinário, disponível no
link nº5
5)
Texto O Perigo do Esgotamento dos Recursos Naturais do Planeta, disponível no
link
Arquivos anexados
- Cadeia produtiva e setores da economia