Conteúdos
• Estimativa.
Objetivos
• Arriscar-se na estimativa de situações-problema propostas.
1ª Etapa: Explorando estimativas individualmente
Providencie para essa aula, diversos saquinhos com os seguintes itens: um com grãos de arroz, outro com grãos de feijão, balas de goma, amendoim, entre outros alimentos pequenos. Conte quantos itens de cada um você está colocando no saquinho.
2ª Etapa: Analisando combinações
Nessa etapa, providencie duas camisetas diferentes (uma regata e outra com mangas), um tênis, um chinelo, uma bermuda e uma calça, apresente aos alunos. Proponha que eles pensem quantas combinações poderão ser feitas com as peças disponíveis. Cada aluno poderá mostrar sua hipótese organizando as roupas de formas distintas. Ao final destas explorações solicite que eles registrem por meio de desenhos as combinações possíveis.
3ª Etapa: Estimando medidas de comprimento
Reúna os alunos em roda e leia para o grupo o livro “Minha mão é uma régua”, mais informações sobre ele você encontra no item “Para organizar o seu trabalho e saber mais”. Ao final da leitura, converse com o grupo se podemos também fazer estimativas com as medidas de comprimento assim como a personagem do livro.
Proponha então, que os alunos digam quantos palmos precisarão para descobrir o tamanho da mesa da sala ou quantos passos precisarão para medir o tamanho da sala de aula toda. Após essa conversa, faça com eles as medidas solicitadas anteriormente utilizando o próprio corpo dos alunos. Cada um poderá socializar com o grupo a quantidade encontrada em sua medição. É importante aqui que os alunos percebam a diferença entre os resultados encontrados e você poderá auxiliá-los a compreender que essas variações decorrem das diferenças entre os corpos de cada um deles.
Em seguida, deixem que explorem instrumentos de medidas convencionais como trenas, réguas ou fita métrica para realizar as mesmas medições feitas anteriormente.
4ª Etapa: Criando situações-problema
Converse com o grupo sobre todas as atividades realizadas até aqui. Mostre que essas propostas foram em forma de situação-problema com o objetivo de fazê-los pensar e procurar de forma autônoma maneiras de resolvê-las.
Em seguida, solicite aos alunos que criem individualmente uma situação-problema de estimativa (pode ser de quantidade, combinação ou medida) para que outro aluno da sala possa resolver. Essa criação poderá ser feita como um trabalho ou como lição de casa, assim os alunos poderão criar elementos e trazê-los, como por exemplo, separar materiais que poderão ser observados e estimados pelos colegas (figurinhas, coleções de objetos pessoais, entre outros).
No dia combinado, peça que cada aluno apresente sua situação-problema criada para a sala e depois as distribua aleatoriamente entre a turma. Eles deverão resolvê-las e, ao término, compartilhar com a sala os resultados obtidos.
5ª Etapa: Início de conversa
Estimar consiste em determinar de maneira aproximada uma quantidade, um valor, uma medida, um peso, etc. A estimativa vem sendo utilizada pelo homem desde os primórdios de sua história sempre para calcular uma distância a ser percorrida, um pedaço de terra, o tempo de uma produção agrícola e até mesmo para organização do tempo de suas tarefas. Assim, por ser uma forma de calcular quantidades e medidas, nem sempre exatas, e auxiliar na capacidade de raciocínio e compreensão de situações-problema do dia a dia, o ensino de estimativas precisa estar presente em sala de aula.
6ª Etapa: Apresentando estimativas
Para essa proposta inicial, organize os alunos em roda e coloque no centro diversos palitos de sorvete, pode ser uma quantidade entre 20 e 35 aproximadamente. Porém, não informe aos alunos a quantidade exata. Agora, solicite que expressem oralmente a quantidade de palitos que eles acham que tem ali. É importante anotar as falas dos alunos, pois esse é um momento em que eles colocarão em jogo os saberes que tem a respeito do assunto.
Posteriormente, você poderá também compartilhar informações sobre a importância de se fazer estimativas em nosso dia a dia. Esses tópicos estão presentes em uma matéria jornalística indicada no link 2 da aba“Para organizar o seu trabalho e saber mais”.
Materiais Relacionados
1. Para saber mais sobre estimativas acesse o link http://www.infopedia.pt/$a-matematica-e-a-estimativa;jsessionid=fc-TBWXoIYAdMZncJ0XOnA__