Objetivos
• Conhecer a tradição cultural presente nas festas juninas.
• Respeitar o próximo por meio da participação em brincadeiras coletivas com regras.
• Ler, utilizando diferentes estratégias, textos instrucionais, para aprender como se brinca.
1ª Etapa: Início de conversa
Época de Festa Junina é também tempo de brincar!
Pois nas tradicionais festas espalhadas pelo Brasil podemos encontrar uma variedade de brincadeiras populares, além de gincanas divertidíssimas. São brincadeiras que proporcionam a integração e divertem pessoas de todas as idades por fazerem parte do acervo cultural do país. Dessa forma, são uma excelente possibilidade para estimular o trabalho em grupo e possibilitar de forma lúdica a leitura e a escrita de textos instrucionais.
2ª Etapa: Conversando sobre o assunto
• Inicie a aula, em roda, conversando com os alunos sobre o que eles mais gostam de fazer nas festas juninas que frequentam. Muito possivelmente, grande parte do grupo dirá o nome de alguma brincadeira típica dessas festas. Anote o nome de cada brincadeira falada e peça para que a criança explique oralmente para os colegas como se brinca.
• Após esse momento inicial, separe os alunos em duplas, sempre colocando uma criança mais experiente na leitura com outra que ainda apresente dificuldade em ler com autonomia. Entregue a elas uma folha com uma regra de uma brincadeira encontrada em festas juninas. O legal nesse momento é oferecer regras de brincadeiras não tão conhecidas pelos alunos e que não tenham sido faladas na roda de conversa para que o desafio da leitura seja maior, algumas sugestões de brincadeiras estão no item “Para organizar seu trabalho e saber mais”. Você pode se basear no modelo abaixo para escrever as regras:
ACHEI O MEU PAR DE SAPATOS
MATERIAL NECESSÁRIO: PARES DE SAPATO.
NÚMERO DE PARTICIPANTES: ACIMA DE 6.
COMO SE BRINCA: FORME DUAS EQUIPES E SOLICITE QUE ELES RETIREM SEUS SAPATOS PARA SEREM EMBARALHADOS E ENFILEIRADOS A UMA DISTÂNCIA DE APROXIMADAMENTE 10 METROS. APÓS O APITO, OS PARTICIPANTES CORREM PARA ENCONTRAR SEU PAR DE SAPATOS E DEVEM CALÇÁ-LOS EM SEGUIDA. FEITO ISSO, VOLTAM AO PONTO DE PARTIDA PULANDO.
QUEM VENCE: CADA PARTICIPANTE QUE CHEGAR COM OS SAPATOS CORRETOS E COLOCADOS NO PÉ GANHA UM PONTO PARA SUA EQUIPE. VENCE A EQUIPE QUE TIVER O MAIOR NÚMERO DE PONTOS.
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• Solicite que a dupla faça a leitura da regra com o objetivo de ensinar os colegas a brincar posteriormente. Também informe que eles deverão separar os materiais necessários para vivenciar com os outros alunos a brincadeira lida, se precisar poderão trazer de casa ou pedir emprestado para outras pessoas.
3ª Etapa: Ensinando as brincadeiras
• Depois que lerem as regras e separarem os materiais necessários, leve os alunos para um ambiente externo da escola, como quadra, parque ou gramado e solicite que uma dupla por vez explique o que compreendeu da regra lida. Questione o grupo se com a explicação dada pelos colegas eles conseguirão realizar a brincadeira ou se esqueceram de falar alguma coisa fundamental para que a brincadeira possa ser realizada.
• Caso a explicação da dupla tenha sido suficiente, realize a brincadeira com os alunos, caso a turma não consiga brincar com os elementos dados pela dupla responsável, releia em voz alta a regra para todos e solicite que um aluno explique o que entendeu.
4ª Etapa: Produzindo um livro de regras
• Para finalizar o trabalho proponha aos alunos a construção de um livro de brincadeiras juninas e entregue para cada criança as folhas com as regras das brincadeiras realizadas coletivamente. Depois, solicite que eles façam a ilustração da brincadeira na metade da folha para compor o livro.
• Você poderá presenteá-los com o livro de regras no dia da Festa Junina da escola e, também, deixar um exemplar na biblioteca da unidade escolar para que todos os alunos possam usar.
Materiais Relacionados
3. Para saber mais brincadeiras de festa junina acesse os links