Conteúdos

Brasil, brasis – O Modernismo brasileiro

Objetivos

Analisar produções literárias  artísticas como meio de explicar diferentes culturas, padrões de beleza e preconceitos;
Reconhecer o valor da diversidade artística e das inter-relações de elementos que se apresentam nas manifestações de vários grupos étnicos e sociais;
Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político;
Relacionar informações sobre concepções artísticas e concepções de produção do texto literário;

Antes de dar inicio às Etapas consulte a aba Para Saber Mais.

1ª Etapa: Introdução ao tema

Converse com os alunos sobre o que eles entendem pelo termo Moderno. Discuta o sentido da palavra no cotidiano deles.

Em seguida, aborde com eles as diferenças culturais que eles percebem entre sua geração e a de seus pais e avós. Conduza a discussão para aspectos culturais, como o modo de vestir, o linguajar, os costumes, os novos modos de vida etc.

Leia para os alunos o poema “Ode ao burguês”, de Mário de Andrade, publicado em 1922 na obra Pauliceia Desvairada.

Procure mostrar as nuanças do texto, os jogos de palavras, a ridicularização da burguesia, observada no poema.



2ª Etapa: Exploração do objeto

Ao propor que os alunos acessem a primeira parte da atividade interativa, aproveite para discutir a biografia de Oswald de Andrade. 

Leia com os alunos os poemas propostos no link, provoque-os para que observem a questão da linguagem oral e da diversidade linguística já presentes nos poemas do escritor.

Conduza a realização das atividades interativas, orientando os alunos para executá-las em seus cadernos ou computador.  Faça a leitura dos poemas comparados junto com os alunos. Caso tenham dúvidas para realizar as atividades de comparação, retorne aos poemas, releia-os com os alunos e retome a atividade. Procure não fornecer respostas prontas.

Na leitura do último poema, declamado pelo personagem Victor, faça um pequeno debate com os alunos sobre o significado do mesmo e sua relação com o desejo do movimento modernista na afirmação da cultura brasileira.

Na segunda parte da atividade, centrada na poesia de Manuel Bandeira. Proceda da seguinte maneira:

1. Após a leitura, discuta com eles a seguinte questão: “Isso é mesmo poesia? Por quê?

3. Anote os argumentos dos alunos na defesa ou não sobre o texto ser poesia.

4. Prossiga a atividade, fazendo a leitura das considerações sobre o poema.

Sobre o trabalho com o poema “Profundamente”, após a leitura feita pelas personagens da atividade, releia, EM VOZ ALTA, o texto com os alunos. Em seguida, continue a atividade.

Indique aos alunos leitura de outros poemas de Manuel Bandeira. Você poderá encontrá-los no site www.jornaldepoesia.jor.br ou em livros da biblioteca de sua escola, como Estrela da manhã e Libertinagem, este último da fase do Modernismo que os alunos estudarão.

 

3ª Etapa: Trabalho de campo

Leve os alunos à biblioteca de sua escola. Pesquise ali, algumas obras de autores do Modernismo – Primeira fase, como Manuel Bandeira, Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Menotti Del Pichia, dentre outros.

Peça aos alunos que leiam seus textos e, em grupo, façam antologias que concentrem os poemas de que mais gostaram, entre todos os poetas.

Organize um dia em que os alunos deverão ler as suas antologias para a classe, realizando, assim, uma espécie de sarau literário do Modernismo Brasileiro – Primeira Fase.

Materiais Relacionados

Antes de iniciar esta atividade, é importante que se aproprie de algumas informações sobre o tema e também conheça alguns sites que poderá indicar aos alunos no decorrer das atividades. Leia o conteúdo, disponível nos sites e livro indicados:

Os dois links abaixo trazem informações sobre a Semana de 1922 e sobre a 1ª fase do Modernismo Brasileiro.
http://www.brasilescola.com/literatura/o-modernismo-no-brasil.htm
http://www.mundoeducacao.com.br/literatura/modernismoprimeira-fase-literaria.htm

O link abaixo traz informações sobre o momento histórico vivido pelo Brasil durante a década de 1920.
http://www.mundoeducacao.com.br/literatura/modernismomomento-historico-primeira-fase.htm

O link a seguir apresenta algumas relações entre o Modernismo Brasileiro, 1ª fase, e as Vanguardas artísticas europeias. Ao longo do texto, há links para páginas que abordam especificamente cada vanguarda. É interessante acessar tais links para conhecer melhor as influências artísticas que participaram da construção do Modernismo Brasileiro.
http://educacao.uol.com.br/portugues/vanguardas-semana-arte-moderna.jhtm

Animação interativa sobre o modernismo, do Itaú Cultural
http://www.itaucultural.org.br/modernismo/index2.html

O link apresenta a biografia, iconografia e bibliografia dos imortais de nossa literatura. Vale a pena indicá-lo para os alunos.
http://www.klickescritores.com.br/imortais.htm

O link apresenta poemas de Manuel Bandeira.
www.jornaldepoesia.jor.br
Livro:
LIBERTINAGEM & ESTRELA DA MANHA
Manuel Bandeira, editora Nova Fronteira, 1ª edição em 2005

Idealização NET EDUCAÇÃO | Realização: Instituto Paramitas. © Todos os direitos reservados.
 

Arquivos anexados

  1. Brasil, brasis – O Modernismo brasileiro

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.