Conteúdos

Este plano de aula para os anos iniciais do ensino fundamental tem como principal objetivo apresentar a lenda do Boitatá.

Objetivos

  • Conhecer a lenda do Boitatá e sua origem;
  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo e resolução de problemas; e
  • Trabalhar a interdisciplinaridade.

Conteúdos/Objetos do conhecimento:

  • Cultura brasileira: folclore; e
  • Literatura infantojuvenil.

Palavras-chave:

Literatura infantojuvenil. Boitatá. Folclore brasileiro.

Previsão para aplicação:

2 aulas (50 min/aula).

1ª Etapa: Conhecendo a história e sua origem

Vocês sabem quem é o Boitatá? Já ouviram falar sobre uma cobra de fogo protetora das florestas? O que vocês sabem sobre esse personagem tão emblemático?

Após um warm up (aquecimento) com a turma a respeito do que sabem sobre o boitatá, apresente a história e a origem do personagem.

Sugestão: Acesse os links abaixo e faça uma curadoria das informações que considera importantes.

Realize uma leitura compartilhada do texto e solicite que cada aluno leia um parágrafo – para isso, você precisará imprimir o material e pedir que os estudantes se organizem em duplas.

Mundo Educação

Acesso em: 26 de janeiro de 2024.

Brasil Escola

Acesso em: 26 de janeiro de 2024.

Após a leitura, incentive a turma a participar dando palpites e sugestões a respeito da origem da lenda do Boitatá.

A origem do Boitatá

“O primeiro registro que se tem do boitatá é de 31 de maio de 1560, em um relato escrito pelo padre jesuíta José de Anchieta. Na sua menção, Anchieta falou de um fantasma que os indígenas chamavam baetatá, definindo-o como um “facho cintilante” que os matava, assim como era do feitio dos curupiras.

Na tradução dada por José de Anchieta, baetatá significa “coisa de fogo”, palavra essa formada da junção de duas palavras do tupi: “mbai”, que significa “coisa”, e “tatá”, que significa “fogo”. A descrição do boitatá e sua lenda servem como explicação para o fogo-fátuo, uma pequena chama que surge espontaneamente da decomposição de matéria orgânica.

Veja mais sobre a lenda do Boitatá.

Acesso em: 26 de janeiro de 2024.

Sugestão de proposta 

Para finalizar a primeira etapa – 1 aula/50 minutos –, solicite que cada estudante desenhe sua versão do Boitatá utilizando folha sulfite e lápis de cor/canetinha.

2ª Etapa: Fechamento - sugestões de propostas

Para realizar essa proposta, faça parceria com o(a) professor(a) de educação física. Juntos, pensem em um circuito que fará com que os estudantes se sintam em uma floresta. Utilizem áreas verdes da escola ou uma praça do bairro – se for possível.

Pega-pega Boitatá

Material necessário: um espaguete de piscina. 

O pegador deverá utilizar o espaguete de piscina – representando o Boitatá – para pegar os colegas que estarão correndo pelo espaço. Caso alguém queira descansar, deverá fechar os olhos, pois assim o Boitatá não poderá pegá-lo. O jogo termina quando todos forem pegos.

Veja como realizar uma cantiga de roda

Acesso em: 26 de janeiro de 2024. 

Bom trabalho e bons estudos!

Plano de aula elaborado pela professora Letícia Baroni Gallo.

Coordenação Pedagógica: prof.ª dr.ª Aline Bitencourt Monge.

Revisão textual: professora Daniela Leite Nunes.

Crédito da imagem: DeviantArt

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