Conteúdos

 Terapia gênica e vírus.

Objetivos

-Reconhecer o papel do DNA na síntese de proteínas.

 
-Reconhecer o significado de terapia gênica e a importância dessa técnica para o tratamento de doenças genéticas.
-Compreender o papel dos vírus em técnicas que envolvem terapia gênica. 
 

 

1ª Etapa: Sensibilização e Revisão de Conceitos.

Providencie cópias xerox da notícia sugerida no item 1 do tópico “Para organizar….”. Distribua uma cópia para cada aluno e faça uma leitura compartilhada, com a turma reunida. Faça intervenções na medida em que considerar necessário, explicitando pontos nos quais sejam evidenciadas dúvidas. Sugestão: não deixe de fazer uma revisão sobre código genético, estrutura do DNA, síntese de proteínas, mutações gênicas. Esses conteúdos são fundamentais para a compreensão do conceito de terapia gênica. Utilize o vídeo sugerido no item 2 do tópico “Para organizar….” para ilustrar a sua aula. Lance a questão: O que significa “Terapia Gênica”?

 

2ª Etapa: Apresentando informações

Prepare uma aula expositiva visando oferecer aos alunos algumas informações sobre o histórico e os tipos de terapia gênica. Os artigos sugeridos no item 3 e 4 do tópico “Para organizar….” são excelentes materiais para dar subsídios a essa preparação. OBS: Nesta aula reforce a importância dos vírus como vetores para terapia gênica. 

3ª Etapa: Socializando informações

1) Divida a classe em grupos, de no máximo 4 alunos, e solicite a eles que respondam a algumas questões sobre o tema.

2) Providencie cópias xerox ou escreva na lousa as seguintes questões:

 

a) Quais são as principais doenças que podem ser tratadas a partir da técnica de terapia gênica? Qual é a origem dessas doenças?

b) O que significa “vetores para a terapia gênica?”

c) Quais são as características dos vírus que permitem a estes serem utilizados como vetores de terapia gênica?

d) Quais as providências que devem ser tomadas para que um vírus se torne um vetor de terapia gênica?

 

4ª Etapa: Resolvendo dúvidas

Esta etapa destina-se à correção das questões da etapa anterior e ao esclarecimento de dúvidas dos alunos, já que o tema é razoavelmente complexo. 

Respostas das questões e sugestões de encaminhamento:

a) As doenças que podem ser tratadas a partir de técnicas de terapia gênica são aquelas provocadas por genes defeituosos como, por exemplo, a hemofilia. Essas doenças são causadas por mutações na estrutura do DNA. O vídeo sugerido no item 5 do tópico “Para organizar….” pode auxiliar na explicação desta questão.

b) Os vetores da terapia gênica são os “carregadores” do gene normal, para o interior da célula que apresenta o gene defeituoso. Neste plano de aula estamos estudando somente os vetores virais.

c) As características dos vírus que possibilitam que estes sejam vetores de terapia gênica é a sua capacidade em invadir células e nelas introduzir material genético, podendo, inclusive, incorporar seu material genético ao material genético da célula hospedeira. Nesta questão seria bastante interessante retomar o conceito de reprodução viral, mais especificamente, o ciclo lisogênico dos vírus, no qual ocorre incorporação do material genético viral ao material genético da célula invadida. O vídeo sugerido no item 6 do tópico “Para organizar….”pode ser um excelente recurso visual.

d) “O princípio da produção de vetores de origem viral para terapia gênica consiste em remover os genes envolvidos nos mecanismos patogênicos e de proliferação viral, mantendo apenas o necessário para invasão das células sem multiplicação, seguida da inserção de um gene terapêutico no que resta do DNA viral. A remoção de genes que conferem o caráter patogênico e a multiplicação permite, por exemplo, que um vírus da mesma subfamília do perigoso HIV possa dar origem a um vetor viral útil para terapia gênica”.

 

5ª Etapa: Construindo um texto informativo

Solicite aos alunos que elaborem um texto informativo que poderá, inclusive, ser veiculado no jornalzinho da escola ou do grêmio estudantil (se houver). Inicialmente, oriente os alunos sobre as características de um texto informativo:  tem por objetivo transmitir de forma clara e ordenada  informações e indicações que estejam relacionadas a fatos concretos e referências reais. Deve explicar, de forma objetiva, determinado assunto. Neste texto os alunos deverão enfocar os seguintes aspectos:

– O que é e qual a importância da terapia gênica.

– Tipos de doenças que podem ser tratadas por meio dessa técnica. Origem dessas doenças.

– Importância e papel dos vírus na terapia gênica.

 

Materiais Relacionados

1. A notícia Terapia genética restaura sistema imunológico de crianças, disponível no link http://veja.abril.com.br/noticia/saude/terapia-genetica-restaura-sistema-imunologico-de-criancas apresenta alguns estudos sobre a utilização de terapia gênica no tratamento da imunodeficiência combinada grave.

 
2. O vídeo Projeto Genoma Humano disponível em  mostra, com clareza, a estrutura do DNA e evidencia  o papel do DNA na síntese de proteínas. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=Bu6rbC2cnTM
 
3. O artigo Terapia gênica: o que é, o que não é e o que será disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142010000300004 dá um quadro claro do tema No item “Modalidades de terapia gênica” privilegie a leitura de “modificação direta do gene causador da doença” e no item “vetores para terapia gênica” aborde somente “vetores virais”.
 
4. O artigo Manipulando genes em busca da cura: o futuro da terapia gênica, disponível em http://www.usp.br/revistausp/75/05-carlos-armando.pdf contribuirá para a compreensão do conceito de terapia gênica, trazendo imagens sobre essa técnica.
 
5. O vídeo Mutação no DNA, disponível em http://www.youtube.com/watch?v=WARPg30K8o0 explica de forma simples e didática as mutações. 
 
6. O vídeo disponível em http://www.youtube.com/watch?v=wLoslN6d3Ec apresenta o ciclo lisogênico de reprodução dos vírus e, apesar de estar narrado em inglês, é facilmente compreensível e didático.
 

Arquivos anexados

  1. Biologia: Vírus e Terapia Gênica

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