Conteúdos
Este plano de aula de matemática para os anos iniciais propõe, por meio do jogo, a apropriação de conceitos matemáticos, como reconhecimento de números, ordem numérica, leitura, escrita e comparação de números naturais até 100. A proposta pode ser realizada no início do ano letivo, para verificação dos conhecimentos prévios das crianças.
Objetivos
- Desenvolver habilidades de leitura e escrita de números até 100.
- Ler, escrever e identificar números fora da sequência, de 1 em 1.
- Reforçar o reconhecimento de números de forma lúdica e interativa.
- Praticar a contagem oral e escrita.
Conteúdos/Objetos do conhecimento:
- Leitura e escrita de números até 100.
- Reconhecimento de padrões numéricos.
- Contagem oral e escrita.
Palavras-chave:
Bingo. Números. Leitura. Escrita. Contagem. Sistema numérico. Representação numérica.
Previsão para aplicação:
3 aulas (50 min/aula).
Materiais necessários para a proposta:
- Cartela de bingo com 9 espaços em branco.
- Pequenos marcadores – podem ser usados feijões, pedrinhas, folhas, pedaços de papel etc.
- Quadro ou cartaz para escrever os números sorteados.
- Lápis de cor ou canetas coloridas.
- Quadro com números de 1 a 100 para referência e consulta das crianças.
1ª Etapa: Preparação
Organize a classe para um jogo de bingo, apresentando o jogo e explicando suas regras e seus objetivos. Em seguida, agrupe as crianças em duplas, lembrando de unir crianças com repertórios próximos para favorecer a aprendizagem.
Entregue aos alunos uma cartela de bingo, feita previamente, com 9 espaços em branco e explique que eles precisarão preencher suas cartelas com números entre 1 e 100 de forma aleatória. Tenha uma tabela de sequência numérica acessível para consulta dos alunos.
2ª Etapa: Desenvolvimento do jogo
Em um segundo momento, sorteie os números aleatoriamente e cante o número sorteado, esperando um tempo para que os alunos consigam, de maneira autônoma, achar o número em sua cartela. Em seguida, escreva o número sorteado na lousa ou cartaz. Os alunos devem marcar os números sorteados em suas cartelas.
Incentive os alunos a lerem em voz alta os números sorteados e a contarem junto, praticando a contagem oral. Continue sorteando números até que um aluno complete uma linha e grite “Bingo!”.
3ª Etapa: Reflexão e consolidação
Após o término do jogo, proponha uma roda de conversa e conduza uma discussão sobre a experiência. Pergunte aos alunos como se sentiram durante o jogo e se encontraram alguma dificuldade na leitura ou marcação dos números.
Em seguida, peça aos alunos que compartilhem as estratégias que usaram para encontrar e marcar os números mais rapidamente.
Se possível, joguem mais uma rodada de bingo para consolidar o aprendizado.
4ª Etapa: Opcional
Proponha aos alunos que criem suas próprias cartelas de bingo em casa, utilizando números até 100. Eles podem trazer as cartelas para a próxima aula e compartilhar com os colegas.
Plano de aula elaborado pela professora Gabriela Rampazo.
Coordenação Pedagógica: prof.ª dr.ª Aline Bitencourt Monge.
Revisão textual: professora Daniela Leite Nunes.
Crédito da imagem: Weekend Images Inc. – Getty Images