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“Espaços verdes urbanos” é um termo que usualmente se refere às áreas verdes em regiões urbanas, como parques, florestas, árvores de ruas ou outros tipos de ambientes naturais. Eventualmente, em conjunto com lagos e rios, originam um termo ainda mais abrangente: “infraestruturas verdes e azuis”. O objetivo, por vezes, é compor em conjunto com as chamadas infraestruturas cinzas, como piscinões, bocas de lobo, galerias, entre outras, típicos elementos de drenagem urbana, soluções para alagamentos decorrentes de chuvas intensas ou prolongadas. Entretanto, esses espaços verdes acabam influenciando também no microclima da região, amenizando as temperaturas mais altas e elevando a umidade relativa do ar, enfraquecendo a intensidade de ilhas de calor, além de servirem como áreas para recreação, atividade física, contemplação etc. O objetivo deste plano de aula é propor uma avaliação dos benefícios dessas áreas verdes para a população local, com base em uma visita de campo a um parque local, fazendo conexões interdisciplinares sobre o processo de urbanização.

  • Estudo de campo com visita a um parque;
  • Experimento com termômetros de rua;
  • Análise de dados de séries temporais; e
  • Produção de painéis/maquetes.

Objetivos

  • Apresentar e/ou atualizar os conhecimentos prévios sobre espaços verdes urbanos; 
  • Entender o impacto da vegetação no microclima; e
  • Discutir o processo de urbanização da cidade local.

Previsão para aplicação:

2 a 3 aulas (50 min./aula).

1ª Etapa: Início de conversa

Esta aula pode ser iniciada, por exemplo, com uma pergunta: “em um dia quente, sem chuva, andando pelas ruas da cidade, qual é o melhor lugar para amenizar o calor?”. A pergunta deve receber uma diversidade de respostas, e o(a) professor(a) pode ajudar a direcionar aquelas relacionadas ao efeito do sombreamento de árvores, parques e afins. Há diferença entre o tipo de árvore e a sombra que cada uma delas produz? Que fatores podem ter influência sobre isso? Quais outros motivos levam as pessoas a frequentar parques? Liste as respostas na lousa, fazendo possíveis divisões entre microclima, lazer, esporte e outras possíveis categorias.

2ª Etapa: Visita a um parque próximo e proposta de experimento

A continuidade perfeita para essa introdução seria a visita a um espaço verde próximo, preferencialmente um parque. A ideia é observar o quanto as atividades que acontecem no momento da visita se aproximam das listadas em sala de aula. Um roteiro de perguntas possíveis seria: (a) onde os usuários do parque preferencialmente se encontram?; (b) é possível sentir diferenças térmicas, ao caminhar por diferentes regiões do parque?; (c) em que horário do dia é esperado que essas diferenças sejam maiores?

Uma atividade interessante, caso haja termômetros de rua espalhados pela cidade, e havendo um adjacente ao parque (não mais que 100 metros de distância), seria a comparação das temperaturas registradas em um local mais urbanizado (ou seja, com pouca vegetação) com o termômetro mais próximo ao parque, simultaneamente. Os(As) estudantes podem se dividir em grupos e gravar um vídeo focando no termômetro de rua, por pelo menos 10 minutos. Posteriormente, transcreva em uma tabela os horários e as temperaturas registradas, e então, compare com os demais registros de outros grupos. 

Será que é possível, com esse simples experimento, verificar diferenças na temperatura do ar? Muita atenção, professor(a): para aumentar as chances de sucesso, faça o devido planejamento, escolhendo termômetros em altitudes semelhantes, e que estejam a uma distância que viabilize o deslocamento dos(as) estudantes. Além disso, quanto mais diferentes horários do dia forem filmados, e por mais tempo, melhor!

Muitas ramificações para outras áreas do conhecimento podem surgir dessa visita, e uma imersão com outros(as) professores pode ser muito bem-vinda. Por exemplo, é possível fazer observações sobre flora e fauna, falar sobre compostos orgânicos voláteis biogênicos, discutir questões históricas e relativas à gentrificação do bairro, entre muitas outras. 

De forma a fazer uma conexão com a etapa seguinte, sobre urbanização, esse plano sugere os seguintes questionamentos: os parques são super ou subutilizados pela população local? Existem espaços verdes em quantidade suficiente para a população, e bem distribuídos ao longo da cidade? O que dificulta o acesso de mais pessoas a esses espaços? E, finalmente, existem pontos negativos relacionados às áreas verdes urbanas?

Um piquenique seria um excelente fechamento para esta etapa.

3ª Etapa: Quantificando a urbanização

Nesta etapa, já em sala de aula, a ideia consiste em utilizar a plataforma do MapBiomas (ver link disponível na seção de “materiais relacionados”). Dentro dessa plataforma, é possível avaliar as alterações na cobertura do solo e as transições entre 1985 e 2021, por município do território nacional. Certamente, o município dos(as) estudantes é um lugar indicado para começar a análise. O gráfico temporal, gerado automaticamente pela plataforma, pode ser apresentado pronto em sala de aula, ou, ainda melhor, o processo de geração pode ser feito em sala (a depender das estruturas disponíveis). Para simplificar, mantenha selecionados apenas os níveis 1 e 2 da legenda. Como as áreas de florestas e as áreas urbanas se alteraram, ao longo dos anos? A partir de que ano essas mudanças foram mais significativas? Existe razão específica? Além disso, como as áreas verdes podem ser visualizadas espacialmente, pelo MapBiomas? Essas áreas são bem distribuídas ao longo da cidade? Existe alguma relação entre presença ou ausência de áreas verdes em regiões mais e menos nobres da cidade? Os(As) estudantes devem ser, então, convidados(as) a pesquisar detalhes sobre essas mudanças. Baseado nessas pesquisas, qual bairro ou região da cidade deve ser priorizado, em relação à construção de novos parques? 

A avaliação desta etapa pode ser feita via produção de painéis ou maquetes de novos parques para a cidade (ou até para cidades vizinhas, a depender do tamanho da turma), com a devida justificativa. Quais elementos são fundamentais (árvores, pistas de skate, ciclofaixa, mesas para lanche, lixeira etc.)? Qual nome os(as) estudantes dariam para esses parques?

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