Conteúdos

Barroco

Objetivos

– Interpretar e analisar duas poesias de Gregório de Matos;
– Identificar as figuras de linguagem prosopopéia e antítese;
– Identificar aspectos e fatos históricos ligados ao movimento barroco;

Caro professor, antes de dar sequência a este plano de aula consulte a aba "Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais", onde disponibilizamos links para pesquisa.

1ª Etapa: Introdução do tema

Para iniciar disponibilize para a turma o poema de Gregório de Matos intitulado “Soneto VI”  presente no livro: Seleção de  Obras Poéticas de Gregório de Matos que pode ser  obtido  pelo link listado na aba Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais.



Peça para que os alunos realizem uma leitura critica desse soneto.



Proporcione um momento de debate para que os alunos discutam as principais criticas existentes na obra e exponham suas opiniões sobre ela.  Em seguida oriente a turma que, individualmente ou em duplas, produzam um texto opinativo relacionando a poesia com os dias atuais.



Neste momento aproveite para analisar também a poesia relembrando o conceito de Soneto. Para isso sugerimos as seguintes etapas:



?  Realização da contagem verificando a métrica dos poemas.

? Observação e indicação das rimas

?  Verificação das sílabas tônicas de cada verso.  Para isso solicite aos alunos que batam palmas em cada um dos versos a fim de perceber a sonoridade e o ritmo da poesia. Nesse momento é importante enfatizar a característica oral das poesias da época, quando eram criadas para serem ditas ou declamadas e não lidas.

? Relembrar o conceito de soneto e a construção de oposição de ideias entre as duas partes. 

2ª Etapa: Exploração do objeto

Organize os alunos em duplas e convide-os a explorar a atividade interativa “Barroco”, disponível na aba Material de Apoio para conhecer as definições e participar das atividades.



Nessa atividade os alunos poderão de ver as principais características do Barroco e de seu maior representante brasileiro: Gregório de Matos, destacando também alguns conceitos históricos necessários para a compreensão da dualidade vivenciada naquela época.



Deixe que as duplas retornem a atividade interativa quantas vezes quiserem, conforme forem esclarecendo as dúvidas e se apropriando das informações.



Ao final, ressalte que Gregório de Matos não foi o único escritor barroco, indique a presença de outros ressaltando a importância de Padre Antônio Vieira tanto no movimento literário quanto no momento histórico no Brasil.

3ª Etapa: Poesia e oralidade

Após a atividade interativa, peça que os alunos retomem alguns dos poemas indicados abaixo. Oriente que realizem uma leitura dos sonetos estudando os ritmos e rimas presentes nos textos e posteriormente, tal como fizeram os grandes músicos, apresentem uma leitura ritmada dos mesmos. É importante ressaltar aos alunos que as poesias daquele época eram muito mais faladas em praças e locais públicos do que escritas apenas para serem lidas.



Portanto monte trios ou quartetos com seus alunos, distribua uma das poesias listadas abaixo para cada grupo, e peça que elaborem uma apresentação de cada poesia. Lembrando que a mesma pode ser lida, representada, ou mesmo musicada. 

 

INCONSTANCIA DOS BENS DO MUNDO

Nasce o Sol, e não dura mais que um dia,

Depois da Luz se segue a noite escura,

Em tristes sombras morre a formosura,

Em contínuas tristezas a alegria.

Porém, se acaba o Sol, por que nascia?

Se é tão formosa a Luz, por que não dura?

Como a beleza assim se transfigura?

Como o gosto da pena assim se fia?

Mas no Sol, e na Luz falte a firmeza,

Na formosura não se dê constância,

E na alegria sinta-se tristeza.

Começa o mundo enfim pela ignorância,

E tem qualquer dos bens por natureza

A firmeza somente na inconstância.

Obra retirada do livro de Seleção  de Obras poéticas  de Gregório de Matos do NEAD – Universidade da Amazônia volume 1 (p. 3). in:

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraDownload.do?select_action=&co_obra=16658&co_midia=2


AS COUSAS DO MUNDO

Neste mundo é mais rico o que mais rapa

Quem mais limpo se faz, tem mais carepa

Com sua língua, ao nobre o vil decepa:

O velhaco maior sempre tem capa.

Mostra o patife da nobreza o mapa:

Quem tem mão de agarrar, ligeiro trepa

Quem menos falar pode, mais increpa:

Quem dinheiro tiver, pode ser Papa.

A flor baixa se inculca por tulipa;

Bengala hoje na mão, ontem garlopa,

Mais isento se mostra o que mais chupa

Para a tropa do trapo vazo a tripa

E mais não igo, porque a Musa topa

Em apa, epa, ipa, opa, upa.

Obra retirada do livro de Seleção  de Obras poéticas  de Gregório de Matos do NEAD – Universidade da Amazônia volume 1 (p. 6). in:

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraDownload.do?select_action=&co_obra=16658&co_midia=2

À Bahia

Tristes sucessos, casos lastimosos,

Desgraças nunca vistas, nem faladas,

São, ó Haia! vésperas choradas

De outros que estão por vir mais estranhos:

Sentimo-nos confusos, e teimosos,

Pois não damos remédio às já passadas,

Nem prevemos tampouco as esperadas,

Como que estamos delas desejosos.

Levou-vos o dinheiro a má fortuna,

Ficamos sem tostão, real nem branca,

Macutas, correão, novelos, molhos:

Ninguém vê, ninguém fala, nem impugna,

E é que, quem o dinheiro nos arranca,

Nos arranca as mãos, a língua, os olhos.


Obra retirada do livro de Seleção  de Obras poéticas  de Gregório de Matos do NEAD – Universidade da Amazônia volume 2 (p. 5). in:

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraDownload.do?select_action=&co_obra=16659&co_midia=2



Após as apresentações, proponha um diálogo de síntese sobre as informações adquiridas e realize as devidas intervenções, principalmente no que se referem aos demais autores e estilos deste movimento literário aqui tratado.

Aproveite as indicações de analise estrutural presentes na introdução desta aula e complemente análise dos poemas segundo a métrica e rima.

Materiais Relacionados

Caro professor, antes de iniciar esta atividade você pode se apropriar de alguns conceitos desenvolvidos pelo estilo Barroco e sobre Gregório de Matos. Selecionamos alguns links para ajudá-lo. Necessitará de caixas de som, computador, editor de textos e quadro negro e giz.

Leia o conteúdo disponível nos seguintes links:

O Barroco

Barroco no Brasil: características do movimento na literatura

Gregório de Matos

Gregório de Matos: a obra do barroco satírico

Para download das obras:

Seleção de obras poéticas, Gregório de Matos

Seleção de obras poéticas II, Gregório de Matos

 

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