Conteúdos
Barroco
Objetivos
– Interpretar e analisar duas poesias de Gregório de Matos;
– Identificar as figuras de linguagem prosopopéia e antítese;
– Identificar aspectos e fatos históricos ligados ao movimento barroco;
Caro professor, antes de dar sequência a este plano de aula consulte a aba "Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais", onde disponibilizamos links para pesquisa.
1ª Etapa: Introdução do tema
Para iniciar disponibilize para a turma o poema de Gregório de Matos intitulado “Soneto VI” presente no livro: Seleção de Obras Poéticas de Gregório de Matos que pode ser obtido pelo link listado na aba Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais.
Peça para que os alunos realizem uma leitura critica desse soneto.
Proporcione um momento de debate para que os alunos discutam as principais criticas existentes na obra e exponham suas opiniões sobre ela. Em seguida oriente a turma que, individualmente ou em duplas, produzam um texto opinativo relacionando a poesia com os dias atuais.
Neste momento aproveite para analisar também a poesia relembrando o conceito de Soneto. Para isso sugerimos as seguintes etapas:
? Realização da contagem verificando a métrica dos poemas.
? Observação e indicação das rimas
? Verificação das sílabas tônicas de cada verso. Para isso solicite aos alunos que batam palmas em cada um dos versos a fim de perceber a sonoridade e o ritmo da poesia. Nesse momento é importante enfatizar a característica oral das poesias da época, quando eram criadas para serem ditas ou declamadas e não lidas.
? Relembrar o conceito de soneto e a construção de oposição de ideias entre as duas partes.
2ª Etapa: Exploração do objeto
Organize os alunos em duplas e convide-os a explorar a atividade interativa “Barroco”, disponível na aba Material de Apoio para conhecer as definições e participar das atividades.
Nessa atividade os alunos poderão de ver as principais características do Barroco e de seu maior representante brasileiro: Gregório de Matos, destacando também alguns conceitos históricos necessários para a compreensão da dualidade vivenciada naquela época.
Deixe que as duplas retornem a atividade interativa quantas vezes quiserem, conforme forem esclarecendo as dúvidas e se apropriando das informações.
Ao final, ressalte que Gregório de Matos não foi o único escritor barroco, indique a presença de outros ressaltando a importância de Padre Antônio Vieira tanto no movimento literário quanto no momento histórico no Brasil.
3ª Etapa: Poesia e oralidade
Após a atividade interativa, peça que os alunos retomem alguns dos poemas indicados abaixo. Oriente que realizem uma leitura dos sonetos estudando os ritmos e rimas presentes nos textos e posteriormente, tal como fizeram os grandes músicos, apresentem uma leitura ritmada dos mesmos. É importante ressaltar aos alunos que as poesias daquele época eram muito mais faladas em praças e locais públicos do que escritas apenas para serem lidas.
Portanto monte trios ou quartetos com seus alunos, distribua uma das poesias listadas abaixo para cada grupo, e peça que elaborem uma apresentação de cada poesia. Lembrando que a mesma pode ser lida, representada, ou mesmo musicada.
INCONSTANCIA DOS BENS DO MUNDO
Nasce o Sol, e não dura mais que um dia,
Depois da Luz se segue a noite escura,
Em tristes sombras morre a formosura,
Em contínuas tristezas a alegria.
Porém, se acaba o Sol, por que nascia?
Se é tão formosa a Luz, por que não dura?
Como a beleza assim se transfigura?
Como o gosto da pena assim se fia?
Mas no Sol, e na Luz falte a firmeza,
Na formosura não se dê constância,
E na alegria sinta-se tristeza.
Começa o mundo enfim pela ignorância,
E tem qualquer dos bens por natureza
A firmeza somente na inconstância.
Obra retirada do livro de Seleção de Obras poéticas de Gregório de Matos do NEAD – Universidade da Amazônia volume 1 (p. 3). in:
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraDownload.do?select_action=&co_obra=16658&co_midia=2
AS COUSAS DO MUNDO
Neste mundo é mais rico o que mais rapa
Quem mais limpo se faz, tem mais carepa
Com sua língua, ao nobre o vil decepa:
O velhaco maior sempre tem capa.
Mostra o patife da nobreza o mapa:
Quem tem mão de agarrar, ligeiro trepa
Quem menos falar pode, mais increpa:
Quem dinheiro tiver, pode ser Papa.
A flor baixa se inculca por tulipa;
Bengala hoje na mão, ontem garlopa,
Mais isento se mostra o que mais chupa
Para a tropa do trapo vazo a tripa
E mais não igo, porque a Musa topa
Em apa, epa, ipa, opa, upa.
Obra retirada do livro de Seleção de Obras poéticas de Gregório de Matos do NEAD – Universidade da Amazônia volume 1 (p. 6). in:
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraDownload.do?select_action=&co_obra=16658&co_midia=2
À Bahia
Tristes sucessos, casos lastimosos,
Desgraças nunca vistas, nem faladas,
São, ó Haia! vésperas choradas
De outros que estão por vir mais estranhos:
Sentimo-nos confusos, e teimosos,
Pois não damos remédio às já passadas,
Nem prevemos tampouco as esperadas,
Como que estamos delas desejosos.
Levou-vos o dinheiro a má fortuna,
Ficamos sem tostão, real nem branca,
Macutas, correão, novelos, molhos:
Ninguém vê, ninguém fala, nem impugna,
E é que, quem o dinheiro nos arranca,
Nos arranca as mãos, a língua, os olhos.
Obra retirada do livro de Seleção de Obras poéticas de Gregório de Matos do NEAD – Universidade da Amazônia volume 2 (p. 5). in:
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraDownload.do?select_action=&co_obra=16659&co_midia=2
Após as apresentações, proponha um diálogo de síntese sobre as informações adquiridas e realize as devidas intervenções, principalmente no que se referem aos demais autores e estilos deste movimento literário aqui tratado.
Aproveite as indicações de analise estrutural presentes na introdução desta aula e complemente análise dos poemas segundo a métrica e rima.
Materiais Relacionados
Caro professor, antes de iniciar esta atividade você pode se apropriar de alguns conceitos desenvolvidos pelo estilo Barroco e sobre Gregório de Matos. Selecionamos alguns links para ajudá-lo. Necessitará de caixas de som, computador, editor de textos e quadro negro e giz.
Leia o conteúdo disponível nos seguintes links:
Barroco no Brasil: características do movimento na literatura
Gregório de Matos: a obra do barroco satírico
Para download das obras:
Seleção de obras poéticas, Gregório de Matos
Seleção de obras poéticas II, Gregório de Matos