Conteúdos

– Compreensão e interpretação de textos

– Argumentação
 
– Comparar ideias do passado e do presente

Objetivos

– Utilizar a linguagem oral, adequando-a às diferentes situações comunicativas. 

– Ler, compreender e interpretar diferentes gêneros textuais (biografia, autobiografia, relato de memória e entrevista).
 
– Defender seu ponto de vista com argumentos consistentes de acordo com as situações apresentadas.
 
– Utilizar conhecimentos adquiridos, inserindo-os em suas produções escritas e orais.

1ª Etapa: Introduzindo o tema

Comece a aula com um breve relato sobre cinema, questionando-os sobre filmes de que gostam, se sabem quem são os diretores e atores. Relate que existiu um precursor de filmes brasileiros que fez história com um personagem chamado Jeca Tatu. Produziu e estrelou 32 filmes.

2ª Etapa: Apresentação e discussão do filme Jeca Tatu

Apresente a biografia de Amácio Mazzaropi e, utilizando, o data show e telão apresente o filme Jeca Tatu.

 

Após assistirem ao filme, realize um momento de retomada dos assuntos nele abordados, como violência, revidar o mal com mal, doenças que as pessoas adquirem por falta de higiene,  importância dos cuidados pessoais.

 

Questione os alunos sobre o personagem Jeca Tatu, se eles sabem quem criou esta expressão e por qual motivo. Explique a ligação entre Mazzaropi e Monteiro Lobato. 

3ª Etapa: Biografia e Autobiografia

Retome com os alunos as características dos gêneros biografia e autobiografia. O link 6 da área Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais apresenta um material detalhado e sugestão de atividades

Organize com os alunos um roteiro para que consigam identificar os critérios necessários para a escrita de uma biografia e de uma autobiografia.

 

Proponha como atividade individual a escrita de sua autobiografia com auxílio da família. 

4ª Etapa: Relato de Memória

Tenha por norte a ligação entre o passado e o presente e desafie os alunos a perceberem  mudanças ocorridas no tempo e espaço em que vivem.

 

Em uma roda de conversa retomando as questões sobre higiene e cuidados pessoais, pergunte aos estudantes quem cuida da saúde, e se existe algum médico famoso que orienta nas redes sociais e tv sobre qualidade de vida. 

 

Nesse momento, se possível, leve seus alunos ao laboratório de informática para que realize uma pesquisa sobre a biografia do médico Drauzio Varella.  Caso não seja possível a visita ao laboratório, solicite aos alunos para realizar a pesquisa em casa.

 

Peça aos alunos para apresentarem a pesquisa para os colegas e proponha a leitura compartilhada da obra (ou de trechos) “Nas ruas do Brás”, que traz um relato de memória vivido pelo médico Dráuzio Varella na infância.  

 

Proporcione aos alunos momentos de reflexão entre a infância de Drauzio e a vivida por eles, as dificuldades e alegrias de cada tempo. 

 

Procure em sua comunidade ou entorno alguém que tenha vivido nos anos 40 e que esteja disponível para ser entrevistado pelos alunos. Solicite aos alunos que preparem questões para a entrevista. Questões que evidenciem a escola no passado e na atualidade. Proporcione o encontro do entrevistado e os estudantes. Para orientar o trabalho com a entrevista, leia o Guia Histórias da nossa terra, disponível no link 7 da área Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais

 

Registre com filmes ou fotos o momento da entrevista e peça para editá-los usando programas como Viva vídeo ou Movie Maker para que possa ser relembrado pela turma.

5ª Etapa: Produção escrita

Após a conclusão das etapas acima, solicite que os alunos realizem uma produção de texto, podendo ser:

 

1 – Um comparativo entre a escola ontem e hoje;

2 – Relato da memória mais significativa trabalhada nesta atividade;

3 – Texto de opinião sobre qual infância ele escolheria, a de ontem ou a de hoje e por que.

Materiais Relacionados

1 – Biografia de Amácio Mazzaropi.

2 – Filme Jeca Tatu

 
3 – Biografia de Monteiro Lobato
 
 
4 –  Imagem da tirinha de Monteiro Lobato com o personagem Jeca Tatu
 
 
5 – Biografia de Dráuzio Varella
 
 
6 – Saiba mais sobre as características dos gêneros Biografia e Autobiografia clicando aqui
 
 
7 – Guia Histórias da nossa Terra, do Museu da Pessoa.
 

Arquivos anexados

  1. Autobiografia e relato de memória
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.