Conteúdos

Astecas

Objetivos

Caracterizar e distinguir relações sociais da cultura com a natureza em diferentes realidades históricas; Caracterizar e distinguir relações sociais de trabalho em diferentes realidades históricas; Reconhecer as diferentes formas de relações de poder inter e  intragrupos sociais.

Antes de dar início às etapas consulte a aba “Para Saber Mais”.

Acesse o Plano completo e o Objeto de Aprendizagem na aba Material de Apoio.

 

1ª Etapa: Exploração da atividade interativa

Organize a turma em duplas de trabalho (ou grupos maiores se for necessário) para utilização de computadores portáteis ou dos computadores da sala de informática. Proponha que pesquisem na internet sobre o tema, procurando responder as questões que seguem abaixo Peça para que os alunos acessem a atividade interativa “O Segredo dos Astecas”, disponível no site NET Educação (material de apoio).



Nessa atividade, os alunos poderão explorar algumas das características dessa socidade divididas em: Política, Arte e Ciência, Religião e Agricultura e Alimentação.



Roteiro para Pesquisa na Internet: Política, Cultura, e Sociedade no Império Asteca – Revendo estratégias de pesquisa

Professor, comece pedindo que os os alunos digam algumas palavras ou palavras-chave que eles considerem que os ajudarão a encontrar informações sobre os Astecas e anote suas sugestões. Se necessário, auxilie os alunos a compreender a importância de ser específico lhes mostrando como a utilização de uma palavra modificadora pode dar melhores resultados. Por exemplo, a palavra Asteca não é suficiente como termo de pesquisa uma vez que há os Astecas contemporâneos e os antigos, e há também um avião leve que tem o nome Asteca.



Você pode utilizar um Diagrama de Venn para ilustrar os princípios da pesquisa boaleana:



Peça aos alunos que anotem suas palavras-chave de pesquisa que consideram ser precisas – por exemplo, astecas e religião; astecas e sociedade; império asteca e destruição -, além de seus resultados de pesquisa que julgarem mais relevantes.



Você pode prosseguir esta atividade pedindo aos alunos que determinem quais foram os melhores sites que encontraram segundo os critérios: extremamente informativos; particularmente pertinentes; fontes confiáveis de informação (escritas por um especialista no tema, sites governamentais etc.); fácil de nagevar/encontrar as informações; o site tem boas imagens que podem ser escolhidas para auxiliar na compreensão do tema.



Uma vez discutidos os elementos que compõem a pesquisa na internet e escolhidos os sites que serão utilizados, aos grupos serão atribuídos temas que seguirão as seguintes questões (peça que escolham uma imagem que julguem representar o bloco de questões):



Sobre a religião:

– Os astecas eram monoteístas ou politeístas? Justifique sua resposta.

– Cite dois dos principais deuses cultuados pelos astecas. Como era o culto a estes deuses?

– Por que os astecas praticavam sacrifícios rituais?



 Sobre a matemática e a astronomia:

– Como os astecas faziam a contagem do tempo? Como funcionava o instrumento utilizado?

– Explique a forma como os astecas representavam os números.

– Qual o principal tipo de construção asteca e qual a sua função?

 Sobre a organização social:

– Quem governava os astecas e os povos dominados por eles?

– Elabore uma pirâmide social com os componentes da sociedade asteca.

– Os povos dominados eram destruídos? Justifique sua resposta.



 A chegada dos espanhóis: 

– Quem chefiava os espanhóis que encontraram com os astecas? Como ele agiu em relação à resistência deste povo?

– Estando os espanhóis em menor número, como eles conseguiram vencer os poderosos astecas?

– Pesquise sobre a história de Cortez e Malinche e sobre como a sua união representa o nascimento do país México.

 

2ª Etapa: Retomada Conceitual

Após terem respondido às questões e escolhido as imagens, solicite aos alunos que criem painéis. Para a realização dos painéis você precisará de: cartolina, cola, canetão e das imagens escolhidas impressas coloridas em papel sulfite comum.



Cada dupla (ou grupo) será auxiliada pelo professor para escolher as informações mais relevantes que encontraram e que constarão do painel. Oriente-os a primeiro escolher o local em que colocarão a imagem e peça que atribuam uma legenda a esta imagem, para, em seguida, escrever o texto já selecionado.



Esta será uma forma de compartilhar com os demais todos os aspectos abordados, bem como de finalizar a atividade relacionada ao tema.

 

3ª Etapa: Introdução do tema

Inicie a atividade fazendo um levantamento com os alunos a respeito do que eles sabem sobre a América antes da chegada de Cristóvão Colombo. Para problematizar, questione:



–  Quais eram essas civilizações ?

–  Quem eram os Astecas e onde viveram?

– Como era a sua cultura? Como organizavam-se socialmente?

– Como terminou o império Asteca?



Peça para que os alunos assistam ao documentário “A Descoberta de uma Civilização”, link 7, fazendo anotações sobre as características desse povo que mais chamaram a atenção, para posteriormente compartilhar com os colegas.

 

Materiais Relacionados

Caro professor, antes de iniciar esta atividade é importante que se aproprie de algumas informações sobre o tema. Selecionamos os links abaixo para ajudá-lo.

Leia o conteúdo disponível nos links abaixo sobre o tema:

1. http://www.infoescola.com/historia/astecas/
2. http://www.infoescola.com/historia/a-conquista-do-imperio-asteca/

As origens do Império Asteca.

Religião e Organizaçao social do Império Asteca.

Reportagem da Veja “O Mundo Sombrio dos Astecas”.

Site do Museu Nacional de Antropologia do México.

Documentário “ A Descoberta de uma Civilização” no site TV Escola.

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