Conteúdos
– Impacto humano sobre o ambiente
– Queimadas
– Poluição e saúde
– Leis ambientais
Objetivos
– Refletir sobre a ação humana e o meio ambiente
– Conceituar queimada e contextualizar tal ação através da história da agricultura
– Compreender as consequências de tal prática e todo tipo de poluição causada por ela
– Conhecer leis ambientais relacionadas às queimadas e ao desmatamento
– Propor ações, alternativas ou possíveis soluções para evitar ou minimizar os danos ambientais causados pelas queimadas
Previsão para aplicação:
4 aulas (50 min/aula)
1ª Etapa: Introdução e sensibilização
Para iniciar a aula, sugiro uma atividade de sensibilização, onde o(a) professor(a) deverá permitir que os alunos vivenciem algumas sensações trazidas pelas queimadas, como: deixar a sala um pouco abafada, pedir para que os alunos fechem os olhos e sintam o cheiro (queimar um papel pra exalar um cheiro parecido com queimada) e ouçam o barulho (colocar um vídeo com barulho de fogo queimando, como, por exemplo, o vídeo “Fogo crepitando”). Lembre-se que a sensibilização deve ser rápida para o cheiro e calor não prejudicarem a saúde dos alunos. Ao terminar, pergunte aos estudantes sobre o que se tratava, sobre qual tema acham que irão discutir e como se sentiram no momento da sensibilização.
Após esse debate inicial, dê continuidade a aula conceituando o termo Queimadas, contextualizando-a a partir da relação com a agricultura e agropecuária. Aborde também as possíveis consequências trazidas pelas queimadas. Este momento pode ser realizado de forma expositiva, fazendo uso de recursos como o data show (para projeção de slides), imagens contidas em apostilas ou livros didáticos e a lousa, a fim de sistematizar os principais conceitos que deverão ser anotados pelos alunos no caderno.
2ª Etapa: Queimada na mídia
Organize os alunos em pequenos grupos para que cada um deles trabalhe com um artigo publicado na mídia sobre o tema da aula. Segue algumas sugestões de textos (disponibilizar impressão ou ler no computador, se a escola tiver sala de informática com acesso a internet):
– Matéria “Salles comemora dados do Inpe sobre redução de queimadas em setembro”, Folha de S.Paulo
– Matéria “Internações de crianças por doenças respiratórias dobram em áreas de queimadas na Amazônia”, G1
– Matéria “Um a cada três focos de queimada na Amazônia está relacionado com desmatamento, diz WWF”, G1
– Matéria “Queimadas na Amazônia geraram custo adicional de ao menos R$ 1,5 milhão ao SUS”, UOL
– Matéria “Cerrado registra mais focos de queimadas do que a Amazônia nos primeiros dias de setembro” (vídeo sobre queimada no Cerrado), G1
Dê aproximadamente 20 minutos para que os alunos leiam o texto e organizem uma apresentação para a turma. Terminado o tempo, faça uma roda para compartilharem e discutirem sobre o que foi lido.
Solicite aos alunos que, para a próxima aula, realizem uma pesquisa sobre as consequências das Queimadas para a saúde e possíveis soluções/alternativas para diminuir esta prática ou minimizar seus efeitos. Discuta com os alunos a melhor maneira de realizar e apresentar os resultados desta pesquisa, de acordo com os recursos disponíveis na escola (seminário, cartazes, maquetes, experimentos, vídeos feitos em casa, etc).
3ª Etapa: Apresentação das pesquisas
Esta aula está reservada para apresentação das pesquisas realizadas pelos alunos. Algo que também pode ser realizado é a apresentação destes trabalhos coletivamente, para que o conhecimento não fique apenas na sala de aula com a turma trabalhada, mas que seja compartilhado com toda a comunidade escolar, aproveitando a relevância do tema para uma atividade de reflexão e prevenção contra queimadas.
4ª Etapa: Leis ambientais
Na etapa final, é interessante que os alunos conheçam e discutam sobre as principais leis ambientais sobre queimadas. Professor(a), leve para a sala de aula leis e projetos locais (municipal e/ou estadual) sobre o tema, quanto mais contextualizado o conteúdo, mais significativa será a aprendizagem dos alunos. Os links sobre as leis ambientais estão na seção de Materiais Relacionados.
Além da leitura e discussão das leis, sugiro uma atividade de problematização/estudo de caso, onde os alunos serão os fiscais/advogados que analisarão casos diferentes de queimadas, como: incêndio provocado por balão, incêndio para limpeza de propriedade particular rural e um incêndio provocado na Amazônia ou no Cerrado (aproveite para relembrar as queimadas naturais que ocorrem nesse Bioma e a diferença entre estas e as queimadas provocadas). Você mesmo poderá escrever os problemas baseados em fatos reais, ou solicitar que os alunos o façam e, em seguida, troquem entre si para que cada grupo analise e julgue o caso de um outro grupo da sala.
Materiais Relacionados
1) O(a) professor(a) poderá recordar os conceitos fundamentais sobre queimadas nos seguintes links:
– Conteúdo “Queimadas”, site InfoEscola
– Conteúdo “As consequências das queimadas no Brasil”, site Pensamento Verde
– Conteúdo “Queimadas podem provocar redução na fertilidade do solo”, site Nordeste Rural
Acesso em: 4 de outubro de 2019.
2) O(a) professor(a) poderá conhecer e estudar as leis ambientais nos seguintes sites:
– Conteúdo “Conheça a legislação, as punições e as metragens autorizadas em relação às queimadas”, site Jusbrasil. Acesso em: 4 de outubro de 2019.
– Conteúdo “Provocar queimadas pode gerar sanções penais contra autor”, site Amambai Notícias. Acesso em: 4 de outubro de 2019.