Conteúdos

– Impacto humano sobre o ambiente
– Queimadas
– Poluição e saúde
– Leis ambientais

Objetivos

– Refletir sobre a ação humana e o meio ambiente
– Conceituar queimada e contextualizar tal ação através da história da agricultura
– Compreender as consequências de tal prática e todo tipo de poluição causada por ela
– Conhecer leis ambientais relacionadas às queimadas e ao desmatamento
– Propor ações, alternativas ou possíveis soluções para evitar ou minimizar os danos ambientais causados pelas queimadas

Previsão para aplicação:
4 aulas (50 min/aula)

1ª Etapa: Introdução e sensibilização

Para iniciar a aula, sugiro uma atividade de sensibilização, onde o(a) professor(a) deverá permitir que os alunos vivenciem algumas sensações trazidas pelas queimadas, como: deixar a sala um pouco abafada, pedir para que os alunos fechem os olhos e sintam o cheiro (queimar um papel pra exalar um cheiro parecido com queimada) e ouçam o barulho (colocar um vídeo com barulho de fogo queimando, como, por exemplo, o vídeo “Fogo crepitando”). Lembre-se que a sensibilização deve ser rápida para o cheiro e calor não prejudicarem a saúde dos alunos. Ao terminar, pergunte aos estudantes sobre o que se tratava, sobre qual tema acham que irão discutir e como se sentiram no momento da sensibilização.

Após esse debate inicial, dê continuidade a aula conceituando o termo Queimadas, contextualizando-a a partir da relação com a agricultura e agropecuária. Aborde também as possíveis consequências trazidas pelas queimadas. Este momento pode ser realizado de forma expositiva, fazendo uso de recursos como o data show (para projeção de slides), imagens contidas em apostilas ou livros didáticos e a lousa, a fim de sistematizar os principais conceitos que deverão ser anotados pelos alunos no caderno.

2ª Etapa: Queimada na mídia

Organize os alunos em pequenos grupos para que cada um deles trabalhe com um artigo publicado na mídia sobre o tema da aula. Segue algumas sugestões de textos (disponibilizar impressão ou ler no computador, se a escola tiver sala de informática com acesso a internet):

Matéria “Salles comemora dados do Inpe sobre redução de queimadas em setembro”, Folha de S.Paulo
Matéria “Internações de crianças por doenças respiratórias dobram em áreas de queimadas na Amazônia”, G1
Matéria “Um a cada três focos de queimada na Amazônia está relacionado com desmatamento, diz WWF”, G1
Matéria “Queimadas na Amazônia geraram custo adicional de ao menos R$ 1,5 milhão ao SUS”, UOL
Matéria “Cerrado registra mais focos de queimadas do que a Amazônia nos primeiros dias de setembro” (vídeo sobre queimada no Cerrado), G1

Dê aproximadamente 20 minutos para que os alunos leiam o texto e organizem uma apresentação para a turma. Terminado o tempo, faça uma roda para compartilharem e discutirem sobre o que foi lido.

Solicite aos alunos que, para a próxima aula, realizem uma pesquisa sobre as consequências das Queimadas para a saúde e possíveis soluções/alternativas para diminuir esta prática ou minimizar seus efeitos. Discuta com os alunos a melhor maneira de realizar e apresentar os resultados desta pesquisa, de acordo com os recursos disponíveis na escola (seminário, cartazes, maquetes, experimentos, vídeos feitos em casa, etc).

3ª Etapa: Apresentação das pesquisas

Esta aula está reservada para apresentação das pesquisas realizadas pelos alunos. Algo que também pode ser realizado é a apresentação destes trabalhos coletivamente, para que o conhecimento não fique apenas na sala de aula com a turma trabalhada, mas que seja compartilhado com toda a comunidade escolar, aproveitando a relevância do tema para uma atividade de reflexão e prevenção contra queimadas.

4ª Etapa: Leis ambientais

Na etapa final, é interessante que os alunos conheçam e discutam sobre as principais leis ambientais sobre queimadas. Professor(a), leve para a sala de aula leis e projetos locais (municipal e/ou estadual) sobre o tema, quanto mais contextualizado o conteúdo, mais significativa será a aprendizagem dos alunos. Os links sobre as leis ambientais estão na seção de Materiais Relacionados.

Além da leitura e discussão das leis, sugiro uma atividade de problematização/estudo de caso, onde os alunos serão os fiscais/advogados que analisarão casos diferentes de queimadas, como: incêndio provocado por balão, incêndio para limpeza de propriedade particular rural e um incêndio provocado na Amazônia ou no Cerrado (aproveite para relembrar as queimadas naturais que ocorrem nesse Bioma e a diferença entre estas e as queimadas provocadas). Você mesmo poderá escrever os problemas baseados em fatos reais, ou solicitar que os alunos o façam e, em seguida, troquem entre si para que cada grupo analise e julgue o caso de um outro grupo da sala.

Materiais Relacionados

1) O(a) professor(a) poderá recordar os conceitos fundamentais sobre queimadas nos seguintes links:
Conteúdo “Queimadas”, site InfoEscola
Conteúdo “As consequências das queimadas no Brasil”, site Pensamento Verde
Conteúdo “Queimadas podem provocar redução na fertilidade do solo”, site Nordeste Rural
Acesso em: 4 de outubro de 2019.

2) O(a) professor(a) poderá conhecer e estudar as leis ambientais nos seguintes sites:
Conteúdo “Conheça a legislação, as punições e as metragens autorizadas em relação às queimadas”, site Jusbrasil. Acesso em: 4 de outubro de 2019.
Conteúdo “Provocar queimadas pode gerar sanções penais contra autor”, site Amambai Notícias. Acesso em: 4 de outubro de 2019.

Arquivos anexados

  1. Plano de aula – Queimadas

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