Conteúdos
As operações com as medidas de comprimento e os instrumentos de medição.
Objetivos
Compreender e operar com medidas e com alguns instrumentos de medida.
1ª Etapa: Aproximação do tema
Proponha ao grupo algumas questões sobre o tamanho de cada um:
– Qual o seu tamanho?
– Quem é o maior da sala? E o menor? Como saber?
– Vamos medir?
2ª Etapa: Pesquisa e registro
Proponha que trabalhem em trios e registrem o tamanho de cada aluno. Para fazê-lo, proponha que os grupos usem diferentes instrumentos: palmos, um pedaço de barbante, um lápis ou a régua.
3ª Etapa: Socialização
Em uma roda, converse com o grupo sobre as descobertas: Quais os meios mais fáceis de usar para medir uma criança? A que resultados chegaram?
Evidencie a unidade usada em cada medição (necessário para comparação).
4ª Etapa: Ampliação
Proponha que cada um meça a sua cama; para isso, proponha que combinem qual meio utilizarão.
Organize, no dia seguinte, a socialização das medidas encontradas.
Esta atividade pode ser realizada com outros objetos e espaços. Lembre-se de criar situações em que haja a socialização do processo de medir, dos dados encontrados e também garanta que façam comparações.
Materiais Relacionados
Leia o artigo sugerido: