Conteúdos

As operações com as medidas de comprimento e os instrumentos de medição.

Objetivos

Compreender e operar com medidas e com alguns instrumentos de medida.

1ª Etapa: Aproximação do tema

Proponha ao grupo algumas questões sobre o tamanho de cada um:



– Qual o seu tamanho?



– Quem é o maior da sala? E o menor? Como saber?



– Vamos medir?

2ª Etapa: Pesquisa e registro

Proponha que trabalhem em trios e registrem o tamanho de cada aluno. Para fazê-lo, proponha que os grupos usem diferentes instrumentos: palmos, um pedaço de barbante, um lápis ou a régua.

3ª Etapa: Socialização

Em uma roda, converse com o grupo sobre as descobertas: Quais os meios mais fáceis de usar para medir uma criança? A que resultados chegaram?



Evidencie a unidade usada em cada medição (necessário para comparação).

4ª Etapa: Ampliação

Proponha que cada um meça a sua cama;  para isso, proponha que combinem qual meio utilizarão.



Organize, no dia seguinte, a socialização das medidas encontradas.



Esta atividade pode ser realizada com outros objetos e espaços. Lembre-se de criar situações em que haja a socialização do processo de medir, dos dados encontrados e também garanta que façam comparações.

Materiais Relacionados

Leia o artigo sugerido:

Atividades Sob Medida.

Arquivos anexados

  1. As operações com as medidas de comprimento e os instrumentos de medição

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.