Conteúdos

– A Primeira República no Brasil: as oligarquias no poder.
– O contexto histórico da Proclamação da República;
– Os arranjos políticos e a Constituição de 1891;
– O federalismo e as oligarquias estaduais;
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Objetivos

– Compreender a configuração política, econômica e social no contexto da Proclamação da República no Brasil.
– Compreender os arranjos políticos e as principais características da Constituição de 1891.
– Compreender a adoção do federalismo e a sua relação com as oligarquias estaduais.
– Compreender a política do café com leite e/com a política dos governadores.
– Compreender o controle político local pelos coronéis: o coronelismo.

 

1ª Etapa: Procedimentos de Leitura

Peça aos alunos que leiam individualmente o texto Primeira República no Brasil, link 1, dando palavras-chaves (títulos) aos parágrafos e grifando as informações que julgam mais importantes. Em seguida, em grupos de três ou quatro alunos, solicite que transformem essas informações grifadas em um mapa conceitual (para a construção de mapas conceituais, consulte nosso plano de aula, disponível no link 10). Se necessário, eleja alguns aspectos norteadores para a construção do mapa. Exemplo:

 

1. Governos militares

2. Governos civis

3. Características da Constituição de 1891

4. Política do Café com Leite

5. Política dos Governadores

6. Coronelismo.

        Etc.

 

Depois de terminados os mapas, verifique se não há incoerências, erros ou mesmo se o mapa está com informações em excesso. Quanto mais sucinto o mapa, mais funcionalidade ele terá. Feitas as medições e correções necessárias, peça aos alunos que colem o mapa no caderno, pois ele será norteador das aulas em questão.

 

Observação: os mapas poderão ser compartilhados e expostos, inclusive para enfatizar que não há uma única maneira/estratégia de

organizar as informações em um mapa conceitual. O vídeo sugerido no link 11 traz várias informações interessantes sobre os mapas conceituais. 

 

2ª Etapa: Construção de um Seminário-aula

A construção de um seminário-aula visa a construção do conhecimento histórico de modo mais autônomo, permitindo a experiência aos alunos de serem professores por um dia. Caberá ao professor o papel de mediador/orientador do processo de construção. Importante ressaltar que essas aulas terão um caráter definitivo, ou seja, serão as aulas expositivas do conteúdo da Primeira República no Brasil.

 

Primeiramente, peça aos alunos que se organizem em cinco grupos, elegendo um representante para cada grupo.  Este terá a responsabilidade de estabelecer o diálogo com o professor, informando-o das escolhas feitas, das dificuldades, das dúvidas etc. Em seguida, solicite aos grupos que façam uma divisão das tarefas, lembrando-os que haverá momentos de socialização das atividades realizadas dentro do próprio grupo, bem como dos conteúdos a serem estudados. Exemplo de divisão de tarefas:

 

1. Representante.

2. Pesquisadores de fontes/conteúdos.

3. Pesquisador(a) de imagens, vídeos, mapas etc.

4. Sistematizador dos conteúdos.

5. Organizador dos slides e apresentação final.

 

Desse modo, atribui-se responsabilidade a todos os integrantes do grupo, permitindo um melhor funcionamento e monitoria do mesmo por parte do professor. Além disso, permite uma auto regulação do aluno no processo de trabalho, bem como uma autoavaliação a posteriori.

 

Divididos os grupos e as tarefas, defina/sorteie os temas. Aqui sugiro alguns conteúdos:

 

– o contexto histórico da Proclamação da República;

– os arranjos políticos e a Constituição de 1891;

– o federalismo e as oligarquias estaduais; 

– a política do café com leite e a política dos governadores;

– o coronelismo.

 

Em cada conteúdo poderão ser descritos os pontos-chave ou perguntas norteadoras que permitam uma verticalização dos temas a serem pesquisados. De todo modo, o texto e o mapa conceitual trabalhados já são norteadores dos seminários em questão.

 

Para contemplar o objetivo de tornar os alunos sujeitos ativos na construção do conhecimento, oriente os grupos de que uma pesquisa prévia deverá ser feita sobre o tema antes de todas as apresentações, bem como um levantamento de dúvidas a serem apresentadas nos dias dos seminários-aulas. Dessa forma, todos os grupos dialogam, tirando os alunos de uma situação/relação passiva diante das aulas expositivas. 

 

Possíveis orientações:

As aulas precisarão ser planejadas para o  tempo disponível (45 min/50 min/100min);

Todos os integrantes do grupo precisam apresentar/explicar uma parte da pesquisa/conteúdo;

A apresentação pode ser acompanhada de vídeos, músicas, explicação de documentos, imagens, charges, fotos etc;

A organização da aula precisa contemplar de 10 a 15 minutos para as perguntas dos demais grupos e devolutivas.

O professor poderá intervir na apresentação, caso alguma explicação ou conteúdo esteja errado ou incoerente.

 

Depois de todos os grupos apresentarem, proponha uma autoavaliação dos grupos, levantando as principais potencialidades e fragilidades/dificuldades. Em seguida, proponha uma discussão coletiva sobre as avaliações e pontue aos grupos, se necessário, coisas que podem ser melhoradas, a partir das estratégias tomadas pelos próprios alunos em outros grupos.

 

Obviamente, essas orientações são apenas um modelo. Caberá ao professor modificá-las conforme às necessidades e objetivos estabelecidos.

 

3ª Etapa: Aprofundando o Tema com Charges

A fim de retomar e sistematizar o conteúdo apresentado pelos grupos, selecione algumas imagens e charges que contemplem os temas dos seminários-aulas e proponha uma discussão coletiva sobre as mesmas. 

 

o contexto histórico da Proclamação da República: apresente o contexto histórico da proclamação, evidenciando a transição de uma monarquia escravocrata de finais do século XIX para uma proposta republicana de trabalho livre, branco e assalariado, aos moldes europeus; ressalte a incongruência dos dois primeiros governos militares em um regime republicano e o caráter oligárquico dos demais governos civis: o poder na mão dos latifundiários.

 

os arranjos políticos e a Constituição de 1891: inicie com a leitura da notícia da Proclamação da República, link 2, e questione os alunos quanto ao regime político definido na nova constituição; em seguida apresente a charge a. e discuta os pilares estabelecidos na Constituição de 1891, fazendo uma paralelo com a de 1824 e com a atual, de 1988 – levantando semelhanças e diferenças.

 

 

o federalismo e as oligarquias estaduais: retome a definição e explicação dos alunos quanto ao conceito federalismo e apresente a charge b, mostrando como essa opção pelo sistema federativo contemplava o jogo político e as alianças entre as oligarquias estaduais, permitindo uma maior autonomia política; evidencie na charge a posição dos estados de São Paulo e Minas Gerais nesse jogo e a maneira como foi apresentado os demais estados; já aqui é possível explicar a política dos governadores: troca de favores entre as esferas federal e estadual. 

 

a política do café com leite e a política dos governadores: em seguida apresente a charge c e questione os alunos sobre o conteúdo da charge, sobre qual assunto ela aborda; faça uma descrição dos elementos que compõe a imagem e demonstre como elas são fundamentais para caracterizar a política do café com leite: os cavalos, as diferenças nos trajes, os rabos dos cavalos entrelaçados – evidenciando que a opinião pública está atrelada aos desígnios de São Paulo e Minas Gerais etc.

 

 

o coronelismo: por fim, apresente a charge d e novamente questione a sala quanto a crítica presente na imagem; discuta as principais características do coronelismo, a partir do voto de cabresto e o que ele representa no jogo republicano; termine a discussão apresentando o esquema e evidenciando o jogo político entre as esferas federal, estadual e municipal, que tinha por finalidade manter o poder nas mãos das oligarquias.

 

4ª Etapa: Sistematizando o Conhecimento

Como finalização da sequência didática, exiba aos alunos o vídeo História do Brasil por Boris Fausto: República Velha (1889-1930). Peça aos alunos que anotem no caderno as informações que eles julgam importantes, assim como as dúvidas finais. Depois do vídeo, peça aos alunos que compartilhem seus registros, a fim de construir um registro coletivo e -, portanto -, uma sistematização do conteúdo trabalhado. 

Materiais Relacionados

1. Leia o texto e compartilhe o texto “Primeira República no Brasil” com os alunos.

2. Leia a notícia (O Estado de S. Paulo – 28/2/1891) e compartilhe com os alunos.
 
3. Compartilhe as imagens/charges com os alunos:
 
 
 
 
 
5. Compartilhe o esquema abaixo: 
http://images.slideplayer.com.br/3/1467285/slides/slide_17.jpg 
 
6. Assista ao vídeo “História do Brasil por Boris Fausto: República Velha (1889-1930)” e compartilhe com os alunos.
 
7. FAUSTO, Boris. “A Primeira República no Brasil (1981-1930)”. In. História do Brasil. 10. ed. São Paulo: EDUSP, 2002, pp. 243-328.
 
8. SCHWARCZ, Lilia M.; STARLING, Heloisa M. “A Primeira República e o povo nas ruas”. In. Brasil uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, pp. 318-350.
 
9. COSTA, Emilia Viotti da. Da Monarquia a` Repu´blica: Momentos Decisivos. Sa~o Paulo: Editora Grijalbo, 1977.
 
10. Plano de aula com orientação sobre Mapa Conceitual.
 
11. Vídeo sobre Mapa Conceitual.
 

Arquivos anexados

  1. As oligarquias no poder

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