Conteúdos
– Tarsila do Amaral;
– Obra e Vida;
– Intertextualidade;
– Modernismo Brasileiro.
Objetivos
– Conhecer a obra da pintora Tarsila do Amaral;
– Promover o contato e a apreciação de um espetáculo de dança.
1ª Etapa: Aproximação do tema
Apresente aos alunos algumas obras de Tarsila do Amaral. Escolha uma para fazer a leitura com o grupo. A leitura pode ser feita numa roda de conversa, com o apoio de um data-show ou de reproduções da obra. Lembre-se que a leitura envolve perceber e compreender a obra a partir de suas características formais, sua temática. É também compreender o contexto em que foi feita e o seu autor e, ainda as sensações e os significados que aquele que a vê lhe atribui.
2ª Etapa: Leitura compartilhada
Escolha um texto sobre Tarsila. Pode ser dos sites sugeridos ou um livro infanto-juvenil sobre a pintora. Procure articular o texto às imagens de suas obras.
3ª Etapa: Preparação para o espetáculo
Converse com o grupo sobre o espetáculo que assistirão. Levante quem já viu uma apresentação de dança: procure resgatar com os alunos como é o local, os dançarinos etc.
4ª Etapa: Atividades posteriores
Levante com o grupo as suas percepções: do que gostaram, do que não gostaram, as razões das escolhas. Aproveite para cotejar imagens do espetáculo e obras de Tarsila.
Proponha uma atividade de escrita em que os alunos contem o que aprenderam, do que gostaram e como é o espetáculo de dança que assistiram. Sugestão: a atividade pode se chamar “Uma carta à Tarsila”
ESTE PROJETO FOI DESENVOLVIDO EM PARCERIA COM O SITE CATRACA LIVRE.
Materiais Relacionados
1) Leia a sinopse e veja trechos do espetáculo em “Obras de Tarsila Amaral ganham vida em espetáculo”
2) Saiba mais sobre o espetáculo Vila Tarsila. Se possível, organize uma visita com os alunos.
3) Assista ao trecho do espetáculo no link http://www.youtube.com/watch?v=86-oNre9P2A
4) Conheça a vida e a obra de Tarsila do Amaral nos conteúdos indicados:
– Tarsila do Amaral (site oficial)
– Tarsila do Amaral (História da Arte)
– Tarsila do Amaral (Itaú Cultural)
5) Leia o artigo: “Pintora é a cara do modernismo brasileiro”
6) Leia o livro Tarsila do Amaral, de Ângela BRAGA e Lígia REGO, São Paulo Editora Moderna, 1998. (Coleção Mestres das Artes no Brasil).
7) Selecione algumas imagens para trabalhar com os alunos.