Conteúdos
Primavera Árabe
Objetivos
Analisar as relações entre a eclosão deste movimento e as novas tecnologias.
Analisar o papel das novas tecnologias de comunicação e a organização dos regimes políticos.
1ª Etapa: Organização da Atividade
Divida a classe em 4 grupos que irão representar os diferentes setores da sociedade envolvidos Primavera Árabe. Os setores que serão representados pelos alunos são: Os Governos Ocidentais, A população civil, Governos Árabes e Empresários de Comunicação (Redes Sociais e telefonia). Faça um sorteio para que cada grupo saiba o setor que irá representar.
2ª Etapa: Introdução do tema
Com o intuito de iniciar uma discussão sobre o tema, a partir dos materiais disponibilizados nos itens 1, 2, 3 e 4 do tópico anterior, prepare uma aula introdutória expositiva sobre o assunto. O infográfico, disponível no link nº 3 e o vídeo (link nº4) serão bastante úteis. Chame a atenção para os principais regimes apresentados (República, Monarquias, Principados).
3ª Etapa: Organização do trabalho em grupo
Disponibilize o material utilizado na aula de apresentação e oriente os alunos à pesquisa paralela, segundo os setores que representam.
• Governos Ocidentais: Oriente este grupo a identificar os países formadores do G8 e suas respectivas formas de governo. É interessante identificar dados complementares como PIB e PIB per capita. Uma boa fonte de dados está em http://www.worldmapper.org/
• População Civil: Este grupo vai trabalhar com as populações das áreas envolvidas na Primavera Árabe ( a identificação do Mapa do dossiê e disponibilizada no item 3 é primordial); oriente-os a pesquisar também os indicadores de qualidade de vida no:
http://www.worldmapper.org/
• Governos Árabes: Este grupo tem como base de trabalho os links 3 (item anterior) e http://topicos.estadao.com.br/primavera-arabe ; http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,atualidades-na-fuvest-primavera-arabe,789979,0.htm;
• Empresários de Comunicação: Este grupo deverá pesquisar quais são as maiores empresas de comunicação (telefonia e redes sociais):
http://www.tecmundo.com.br/celular/2140-historia-a-evolucao-do-celular.htm
http://www.infoq.com/br/articles/evolucao-poder-redes-sociais
Solicite que cada grupo faça a leitura dos textos como lição de casa e peça que complementem as informações com novas pesquisas.
4ª Etapa: Trabalho em grupo
Em sala de aula reúna os alunos nos grupos que eles representam e permita que eles troquem informações sobre as pesquisas realizadas por cada um dos seus componentes. Oriente que a proposta desta aula é a preparação para a discussão, em forma de debate, que ocorrerá na próxima aula. Não se esqueça de estimulá-los a organizar a participação deles com respaldo teórico e não simplesmente com “achismos”. Eles vão assumir as posições de cada setor que representam, sendo assim, quanto mais dados concretos tiverem à mão, menores serão os “achismos”
5ª Etapa: Debate
O papel do professor, como mediador deste debate será fundamental para que os alunos explorem ao máximo todas as informações e que possam assumir uma atitude crítica frente à questão da Tecnologia de comunicação e a pressão sobre os diferentes governos.
Uma boa estratégia seria iniciar o debate com as reivindicações da população civil, orientando os demais grupos para que se posicionassem em relação à estas reivindicações.
6ª Etapa: Elaboração de texto dissertativo
Solicite aos seus alunos que elaborem um texto dissertativo no qual irão defender a “importância da liberdade e da comunicação para a organização política e social”.
Plano de aula: Prof. Eduardo Freitas Fonseca
Materiais Relacionados
1. Promova a leitura da primeira parte do Dossiê. Destacando qual foi o ponto de partida para este movimento e qual a característica do regime político;
2. Acesse o site http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,atualidades-na-fuvest-primavera-arabe,789979,0.htm e leia sobre a importância dos celulares para a eclosão do movimento.
3. Para entender a dinâmica da propagação visite o site: http://www.guardian.co.uk/world/interactive/2011/mar/22/middle-east-protest-interactive-timeline. (o site está em inglês. Vamos atentar para a velocidade da propagação do movimento) lance a questão problematizadora: “em que aspectos as novas tecnologias de comunicação se relacionam com a expansão da Primavera Árabe?”
4) Para uma visão mais ampla da Primavera Árabe, assista ao vídeo em: http://www.youtube.com/watch?v=KOm-2JhmbnI . O tempo necessário para este vídeo é de 1 hora, portanto, reserve duas aulas e oriente os alunos para o registro das formas de governo vigente em cada país, bem como a duração dos regimes.
Não deixe de ler o conteúdo do Saiba Mais para preparar as atividades deste plano de aula