Conteúdos

– O conceito de relevo
– Localização das grandes formas do relevo terrestre
– Definição de: montanha, planalto, planície e depressão
– Leitura e interpretação de mapa de relevo
 <

Objetivos

– Identificar a distribuição das grandes formas do relevo terrestre em mapa temático.

– Conhecer as principais características das grandes formas do relevo terrestre.

– Ler e interpretar fotografias de paisagens, reconhecendo as formas de relevo nelas representadas.

– Descrever paisagens tendo como elemento geográfico principal o relevo.

1ª Etapa: Sensibilizando para o tema

Antes de iniciar, consulte os links sugeridos na área Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais.



Inicie a aula mostrando à turma imagens de diferentes paisagens onde o relevo se destaca. Proponha aos alunos que discutam, em pequenos grupos, as semelhanças e as diferenças identificadas por eles ao observar as imagens. Cada grupo deverá montar uma tabela com duas colunas para registrar a discussão em tópicos, de acordo com o modelo: 







A quantidade de linhas variará de acordo com os elementos que cada grupo registrar.



Cada grupo apresenta à turma os registros realizados para que o professor conduza a próxima etapa, expondo a seguinte questão: por que há paisagens com formas mais altas, outras mais baixas, algumas que parecem planas e outras que parecem muito desgastadas?



Ainda em grupos, os alunos discutirão a questão proposta e elaborarão uma resposta por meio de texto escrito e, se possível, por meio de desenhos, que será compartilhada novamente.

2ª Etapa: Conhecendo as grandes formas continentais

Dando continuidade à discussão anterior, vamos conceituar relevo e suas grandes formas continentais: montanha, planalto, planície e depressão. Para isso, confeccione conjuntos de cartões contendo imagens dessas formas de relevo que possam ser fixados na lousa.



Reunidos em grupos de quatro a cinco integrantes, o professor entregará os cartões e proporá um jogo: cada grupo deverá identificar as formas de relevo representadas a partir da descrição dessas formas, feita pelo professor. As descrições serão elaboradas em pequenas frases, extraídas dos textos de apoio indicados no início deste plano de aula, encontrados nos portais Brasil Escola e Mundo Educação.



Enquanto os alunos observam as imagens dos cartões, o professor dividirá a lousa em quatro partes iguais e escreverá em cada uma delas, o nome das grandes formas de relevo (montanhas, planaltos, planícies, depressões).



À medida que as frases são lidas, cada grupo deverá identificar as imagens correspondentes, agrupando-as e colando os cartões na lousa. 



O jogo terminará quando todos os cartões estiverem fixados na lousa. Se o professor quiser, poderá atribuir uma pontuação ou estabelecer que ganhará o jogo o grupo que colar primeiro todos os cartões.



A partir dessa atividade, peça aos alunos para discutirem nos grupos as principais características das grandes formas do relevo terrestre. Eles devem se basear nas descrições e nas imagens usadas no jogo realizado anteriormente. Cada grupo deverá apresentar uma breve explicação acerca do significado dos conceitos de montanha, planalto, planície e depressão. Essas definições serão compartilhadas com a turma.

3ª Etapa: Representando as formas de relevo

O professor organizará os alunos em duplas ou trios para realizarem uma atividade de representação do relevo de duas formas: com massa de modelar ou argila, em representações tridimensionais, e com desenhos, em representações bidimensionais. 



As representações em massa de modelar ou argila deverão ser colocadas sobre papel mais resistente (papelão ou outro material similar) e os desenhos deverão ser confeccionados em papel sulfite ou outro material disponível na escola. Cada desenho será acompanhado de uma pequena síntese escrita, descrevendo as principais características de cada uma das formas representadas.



A turma organizará uma exposição desse material na escola.

4ª Etapa: Localizando as grandes formas de relevo

O professor retomará com a turma o percurso realizado até o momento, sistematizando na lousa, em tópicos ou em esquema, o que os alunos aprenderam.



A partir dessa síntese, ele apresentará à turma um mapa do relevo terrestre, localizando cada uma das grandes formas (montanhas, planaltos, planícies e depressões). Ele aproveitará essa etapa para relacionar as formas de relevo às altitudes, demonstrando que há correlação entre altitudes maiores e a existência de planaltos e montanhas, assim como ocorre entre baixas altitudes, planícies e depressões.



Reunidos em duplas, os alunos deverão fazer um croqui para representar a localização das principais cadeias de montanhas (ou cordilheiras), dos grandes planaltos, das mais extensas planícies e das depressões mais significativas da Terra. Essa seleção deverá ser feita previamente pelo professor a partir das páginas mencionadas no início deste plano de aulas.



Para auxiliar os grupos, o professor preparará uma tabela (veja o modelo) contendo as informações mais importantes a serem inseridas no croqui. É importante que todos os continentes estejam representados com suas formas de relevo mais importantes.







Antes de iniciar a confecção do croqui, os grupos deverão pensar na legenda que guiará o croqui. Cada grupo deverá escolher uma cor (ou textura) para representar cada uma das grandes formas de relevo, de acordo com o modelo a seguir.







O croqui será confeccionado em papel vegetal. Cada dupla receberá uma folha de papel vegetal e um mapa de relevo (pode ser o mapa do atlas escolar, caso a escola tenha adotado algum) escolhido pelo professor. Os alunos deverão contornar com traços simples (sem copiar os contornos) ou até retilíneos, os limites dos continentes e, em seguida, as grandes formas de relevo estabelecidas pelo professor.

5ª Etapa: Álbum de fotos do relevo terrestre

Leve os alunos ao laboratório de informática para pesquisar imagens das formas de relevo representadas no croqui. Reunidos nas duplas da etapa anterior, eles deverão buscar imagens das montanhas, dos planaltos, das planícies e das depressões que fazem parte da representação cartográfica. 



Cada dupla montará um álbum virtual no Book Creator. Para cada imagem, os alunos deverão inserir informações fundamentais, como o nome da forma de relevo, sua localização e altitude máxima.

Materiais Relacionados

1) Os textos disponíveis nos sites http://bit.ly/2bqDIFx, http://bit.ly/2aZTwPX e http://bit.ly/2bwvjgX trazem informações e descrições das quatro grandes formas do relevo terrestre.

2) No site há um bloco diagrama com algumas formas de relevo numeradas e identificadas em uma legenda. 

3) No site você encontrará um mapa com informações da altimetria e da distribuição das grandes formas do relevo terrestre.

4) O blog disponibiliza um acervo de mapas para serem usados em sala de aula. Há mapas de relevo de cada continente, incluindo um mapa da Antártida.

5) No Youtube, você encontrará vídeos que mostram paisagens terrestres e destacam as formas de relevo. Assista o vídeo preparado pelo professor Raul Schier, disponível em , e veja exemplos de montanhas, planaltos, planícies e depressões existentes no Brasil e em outros territórios. É possível baixar o vídeo no formato mpeg para usá-lo em aula.

Arquivos anexados

  1. As grandes formas do relevo terrestre

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.