Conteúdos

Animação e Literatura brasileiras;
Consciência cronológica  e espacial;
Diversidade Cultural;
Brincadeiras;
Jogo Lúdicos;

Objetivos

Compreender a narrativa por meio dos elementos que a estruturam;  

Conhecer o universo literário de Érico Veríssimo;
Compreender alguns elementos da Geografia: espaço geográfico, mapas, medidas; 
Adquirir consciência espacial e cronológica;
Relacionar o universo lúdico das brincadeiras com a própria criatividade;
 

1ª Etapa: Geografia - noções de espacialidade e consciência do mundo

Podem ser realizadas atividades que expandam a compreensão da Terra, não só em suas proporções físicas – noções espaciais entre casa, bairro, cidade, estado, país, continente, mares, rios, oceanos etc. – como também em suas diferenças culturais. Os territórios visitados nas peripécias de Fernandinho são: Lua, China, África, Índia e Rússia. Apresentar aos alunos como a Geografia distingue e categoriza esses territorios: satélite natural, planeta, continentes e países etc. Materiais como um globo terrestre, um mapa mundi e um atlas auxiliam a distinção desses termos.  Pode-se pedir que localizem Kamchatka, descubram distâncias. Pode-se ainda, utilizando mapas antigos e recentes abordar as mudanças que ocorrem mesmo nos mapas: Rússia e, portanto, também Kamchatka fizeram parte da União Soviética. A partir dos anos 1990 o mapa múndi mudou novamente. 

 

Podem ser propostas atividades em grupo, como fazer pesquisas sobre as características culturais (roupas tipicas, comidas, linguagem, hábitos culturais, padrões de comportamento etc.) e geográficas (características do espaço geográfico).  Uma característica cultural forte é a linguagem. No caso do Brasil, que é um país muito grande, são evidentes as diferenças de entonação e vocabulário em cada região do país. O filme foi realizado no Rio Grande do Sul, estado de origem de Érico e Luiz Fernando Veríssimo. A dublagem dos personagens foi feita por atores e atrizes de várias regiões do país, mas é nítido que Fernandinho e o pai foram dublados por atores gaúchos, pois o sotaque é facilmente identificado. Essa condição pode desencadear a pesquisa sobre as diferentes regiões brasileiras, suas características culturais e geográficas. Podem ser levantadas as características dos diferentes modos de falar português das famílias de outras regiões do Brasil ou de outro país. É também uma oportunidade para mapear a origem dos alunos e dos funcionários da escola,  em busca de relatos, experiências e sotaques.

 

A forma de apresentação desse levantamento de diversidade cultural pode ser feita por meio de várias expressões artísticas como teatro, música, desenhos, etc. Neste momento um trabalho conjunto com professores de Arte pode ser interessante, incluindo a música "Ora Bolas", da dupla Palavra Cantada (verificar "para saber mais");

 

2ª Etapa: Noções de tempo cronológico e processos históricos

A história original foi publicada em 1936. Como os alunos imaginam o mundo dessa época? Eles conhecem pessoas/familiares que nasceram na década de 1930? Havia computadores e videogames? Refletir sobre essas questões auxilia o desenvolvimento da concepção humana acerca dos momentos históricos e suas transformações sociais advindas do progresso tecnológico. 

 

Já a animação foi realizada no século 21, lançada comercialmente em 2014. Qual o sentido de se contar a mesma história quase 80 anos depois? Como a tecnologia modificou a vida das crianças e a forma como elas brincam?

 

3ª Etapa: Exibição do Filme

É interessante apresentar o longa-metragem de animação As aventuras do avião vermelho de uma só vez às crianças, se possível sem interrupções. Aponte que se trata de uma animação brasileira. Ela  cumpre a ideia original do termo "animação", que quer dizer "dar alma". Fazer animação significa dar vida a algo que não tem vida própria, que pode ser um objeto, um desenho. Esta animação é baseada em uma história infantil de Érico Veríssimo, importante escritor do séc. XX. A história original foi publicada em 1936, ou seja, 79 anos antes da realização da animação. 1936 também foi o ano de nascimento do seu segundo filho, o também escritor Luís Fernando Veríssimo. Não por acaso, o personagem protagonista chama-se Fernandinho.

4ª Etapa: Debate sobre o filme

Após a exibição, pode-se conversar com os alunos sobre as primeiras impressões que tiveram. Como viram as brincadeiras de Fernandinho, se o personagem lembrou alguém que eles conhecem. Para suscitar o debate é interessante lembrar com a turma: 

 

Como Fernandinho era no início da história?

 

Como seu pai tenta se aproximar dele? 

 

Ele gosta da escola? 

 

O que o faz deixar de ser mal-humorado? 

 

Por que uma criança às vezes cria situações irritantes e até perigosas para chamar a atenção dos adultos? 

  

Elucidar essas questões auxiliará os alunos a compreenderem as camadas de significado 

 

contidas nessa história: a relação entre imaginação e aventura, a relação de afeto que Fernandinho cria com seus brinquedos, a relação com a escola que se altera no final do filme. Seria interessante explorar o enredo e dividi-lo em partes: em que momento se dá a virada na história? Qual o momento de clímax? É interessante relacionar o universo lúdico de Fernandinho com a informação que ele obteve a partir da leitura proposta pelo seu pai, dado que, em seus momentos de apatia e desânimo, Fernandinho refugiava-se no videogame. Somente após a leitura das histórias do Capitão Tormenta é que ele se encheu de motivação e alegria, inserindo-se num universo de aventuras e provações que ele mesmo criou.  

 

5ª Etapa: Língua Portuguesa – Narrativa

O filme pode propiciar o conhecimento da biografia de Érico Veríssimo. Em seguida, podemos relacionar a história com os elementos que a estruturam. Por exemplo:

 

 – Há personagens antagônicos? 

 

 – Quais são os cenários que compõem a história?

 

 – Como identificar, no enredo, seus momentos de suspensão, clímax e desfecho?

 

 – O foco narrativo se dá em quais personagens da história? 

 

Vale lembrar que, na primeira viagem de Fernandinho à Lua, ele descobre que todos os lunáticos falam ao contrário. A própria música que toca na festa é em português ao contrário. Pode-se propor essa brincadeira com a turma, pois, além de expandir a capacidade de raciocínio, gera momentos de risada e descontração. Nos extras do DVD pode-se conferir o clip dessa música com legenda didática. 

 

Vale lembrar também que, quando foi escrito o livro, o homem não tinha chegado à Lua, portanto pensar o que havia lá ainda era puro exercício de imaginação. Os alunos podem ser convidados a imaginar o que existe em planetas ainda não alcançados pelo homem. 

 

Materiais Relacionados

1. O filme pode ser encontrado no youtube 

 
2. A biografia de Érico Veríssimo está no link
 
3. Adquirindo o DVD, além de enriquecer o acervo de filmes da escola, o educador terá acesso aos extras, com informações complementares sobre a animação. 
 
4. A canção "Ora, Bolas", da dupla Palavra Cantada apresenta a questão espacial de forma muito criativa. A canção pode ser conhecida no link 
 
As Aventuras do Avião Vermelho (do clássico infantil de Érico Veríssimo)


Sinopse: 
 
A trama apresenta a história de Fernandinho, um menino de 8 anos que perdeu a mãe há pouco tempo, tornando-se um garoto solitário, sem amigos e com problemas de relacionamento.  Sem saber como lidar com a situação, o pai tenta conquistá-lo com presentes. Nada funciona até que ele dá para o filho um livro de sua infância. Encantado, Fernandinho entra na história e decide que precisa de um avião para salvar o Capitão Tormenta – aviador personagem do livro, que está preso no Kamchatka. A bordo do Avião Vermelho e junto com seus brinquedos favoritos, Ursinho e Chocolate, que ganham a vida com sua imaginação, Fernandinho visita lugares inusitados, como a Lua e o fundo do mar, e percorre diferentes territórios – África, China, Índia, Rússia. Ao longo dessa jornada, ele descobre o prazer da leitura, a importância de ter amigos e o amor do pai.
 
Ficha técnica
 
Título: As Aventuras do Avião Vermelho Gênero: Animação Duração: 90 min. Direção: Frederico Pinto e Jose Maia Roteiro: Camila Gonzatto e Emiliano Urbim. Elenco (vozes): Pedro Yan (Fernandinho); Lázaro Ramos (Chocolate); Milton Gonçalves (avião); Zezeh Barbosa (Josefina); Wandi Doratiotto (ursinho); Sérgio Lulkin (pai) e Fernando Alves Pinto (Lunar);  Classificação: Livre Ano/Pais de Producao: Brasil/2014
 

Arquivos anexados

  1. As Aventuras do Avião Vermelho

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.