Conteúdos

– Conceito de Desenho;
– Desenho Contemporâneo;
– Artistas Contemporâneos e suas Produções;
– Espaço Tridimensional.

Objetivos

– Conhecer o conceito de desenho no espaço e desenho contemporâneo.
Produzir um desenho no espaço e intervir no seu entorno (sala de aula, escola…);
– Perceber que o desenho está presente em tudo.
Pesquisar artistas contemporâneos e suas produções acerca do tema desenho.
– Ao final, espera-se que o aluno experimente atividades que propõe o desenho em um espaço tridimensional.

Caro professor, antes de dar sequência às atividades, acesse as abas “Material de Apoio” e “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”.

1ª Etapa: Início de Conversa

O desenho é a base inicial para o desenvolvimento das outras linguagens como pintura, gravura, escultura, fotografia… Por isso é importante reconhecer o desenho como estrutura, como construção gráfica, como organização de um espaço seja ele tridimensional, por exemplo, um canto da sala de aula ou bidimensional como a folha de papel. Para que este entendimento sobre o desenho, que não é somente uma série de traços sobre o papel, desenvolvemos uma sequência de atividades que visam um olhar abrangente para o desenho e suas particularidades. A pesquisa sobre artistas contemporâneos que desenham no espaço tridimensional é um dos conteúdos principais da sequência. Conhecer e experimentar algumas intervenções no espaço já conhecido pelos alunos faz parte dos objetivos deste plano de aula.

2ª Etapa: Preparação

Caro professor, a preparação do espaço, dos materiais e dos recursos é fundamental para o sucesso das atividades!

Espaço: Inicie o projeto com uma conversa envolvente com os alunos sobre as atividades em que serrão envolvidos.  Organize a sala de aula de uma maneira diferente da usual: junte as cadeiras e mesas no fundo da sala e deixe um espaço livre para organizar uma roda com os alunos no chão. Monte uma bancada com três mesas e coloque sobre elas os visores que você vai produzir para a primeira atividade. Sente-se em roda no chão para apresentar aos alunos as ideias do projeto e o que farão na primeira aula. Depois da conversa explique o que farão, como e para que usamos visores.

Recursos: data show, telão, sala de projeção, máquinas fotográficas, cartolina branca, cola , palitos de sorvete, papel sulfite, lápis grafite, sucata, elementos da natureza: folhas, flores, galhos, sementes, terra, pedras, etc.

Para começar a sequência, é importante produzir os visores inicialmente. Use papel cartolina ou algum papel mais duro que sulfite, com um formato retangular de 14 do papel sulfite, com uma janelinha igualmente retangular no meio o papel e um palito, que pode ser de sorvete, fixado na parte de baixo do visor para que o aluno possa segurar o visor enquanto desenha.
Observem abaixo a figura para a construção do visor (verificar imagem na versão do plano de aula para download, na aba “Material de Apoio).

O visor será usado para que os alunos desenhem partes da sala como: teto, chão, paredes ou algum pedacinho que nunca foi visto.

3ª Etapa: Desenhando com Visores

Visores são janelas que usamos para propor que um desenho tenha um foco específico. Como por exemplo, um visor de uma máquina fotográfica, permite que a fotografia tenha um enquadramento delimitado, ou seja, sempre obtemos um recorte da imagem, nunca conseguimos numa fotografia registrar uma cena completa.

Esta atividade propõe que os alunos obtenham um desenho de um pedaço da sala de aula, e passem a observá-la de uma nova maneira. Peça aos alunos que observem a sala de aula (local já conhecido) de onde estão sentados. Peça que escolham um ponto que mais chamou atenção.

Entregue os visores à turma e estimule uma conversa perguntando se as crianças já viram algo parecido e se imaginam como  para que elas pensam que podemos usar este material.
Peça que os alunos encaixem o visor na parte escolhida da sala. E que observem novamente usando o visor e apenas um olho para focar. Converse sobre as impressões.

Entregue uma folha sulfite e um lápis grafite por aluno e peça que eles desenhem o recorte escolhido na etapa anterior. Peça que se utilizem da folha toda para registrar para que o desenho fique bem grande e com mais detalhes.

4ª Etapa: Apreciação

Em roda, sente-se com seus alunos e proponha uma conversa sobre o que foi produzido e sobre o que é desenho para os alunos.  Coloque os desenhos no centro da roda e observe junto com eles as particularidades de cada um. Converse sobre o que é desenho e como o desenho está presente em tudo o que vemos. Por exemplo: As linhas do teto, as janelas da sala, o horizonte, os fios de cabelo, as linhas de trânsito…

Como você pode intervir:

Organize a fala dos alunos para que cada um possa ouvir as impressões dos outros. Coloque os desenhos no centro da roda e peça para que cada um escolha o mais interessante e que o autor do desenho fale sobre o que pensou ao desenhar.
Perguntas que poderão ser interessantes:

• Vocês já repararam em algum desenho feito sem papel e lápis?

• Com que materiais podemos desenhar?

• Qual seria o maior desenho que vocês já viram?

Nota: Encontrar particularidades com relação ao foco de olhar de cada aluno é bem interessante. Durante a apreciação, mostre aos os alunos que cada um tem sua maneira tanto de produzir como de olhar o mundo. Essa percepção é algo a ser construído com a turma. Reconhecer as diferenças e as individualidades faz com que os alunos se enriqueçam como grupo e como pessoas.

5ª Etapa: Coleta de materiais para desenho

Para essa atividade você precisará:
• Saquinhos transparentes
• Pedras, folhas, galhos
• Pequenas sucatas
• Caixas de sapato
Organize uma coleta de materiais fora da sala de aula, em saquinhos transparentes individuais. Poderão ser coletados tudo o que interessar aos alunos, como por exemplo, folhas, galhos, e pequenas sucatas.

Agora, organize em caixas de sapato os elementos encontrados. Separe as folhas dos galhos, as sucatas pequenas, os pedaços de papel, os materiais de plástico e assim por diante.

6ª Etapa: Apreciação

Como você pode intervir: Após a coleta em caixas, peça que os alunos observem como ficou a coleção.

Converse sobre as impressões vindas deles e sobre os diferentes tipos de matéria que eles conseguiram encontrar.
A observação dos materiais escolhidos será fundamental para pensar o trabalho final. Portanto é muito importante que os alunos participem de todas as etapas e que conheçam os elementos coletados.

Perguntas que poderão ser interessantes:
• Que tipos de materiais encontramos aqui?
• Quais as cores mais aparentes?
• Que texturas aparecem mais?
• Se pudéssemos nomear as caixas, que nome daríamos para cada uma?

7ª Etapa: Coleta dos materiais II

Agrupe sua turma em grupos de 4 ou cinco alunos e peça para que conversem sobre o que seria possível fazer com estes objetos. Que desenho podemos fazer usando estes materiais? A proposta é de um desenho no espaço da escola; permita que os alunos escolham o espaço da escola a ser utilizado (corredor, área externa ou onde eles decidirem).

Resolvido o que os alunos produzirão e onde será feito o trabalho, peça para que cada um desenhe em uma folha sulfite um projeto da instalação que farão no espaço da escola.

Os projetos podem ser apresentados entre os grupos e os alunos devem expor as ideias aparentes. Quando um grupo apresenta uma idéia os colegas podem dar sugestões e dicas para uma melhor resolução.

8ª Etapa: Montagem da Instalação

Assista no youtube o vídeo sobre o trabalho do artista Andy Goldsworthy e, em seguida, conversar sobre o trabalho do artista com a turma, propondo a seguinte reflexão:  “o que o artista faz é desenho?” “Há semelhança com o que produziram?”. Ouça os alunos e reflita sobre a arte na natureza que também é efêmera, ou seja, tem um tempo determinado para se acabar. Daí também a necessidade de uma conversa sobre a importância de registrar estes momentos para que o trabalho permaneça vivo desta maneira. Se Andy não houvesse filmado o trabalho que fez, nunca poderíamos saber se não estivéssemos presentes durante a sua instalação.

Após toda esta reflexão, peça aos alunos que se organizarem em seus grupos para a produção de uma instalação/desenho-no-espaço coletivo, utilizando o material coletado. Registro com fotografia e vídeo das conversas dos grupos e do trabalho final.

Organize juntamente com a turma o registro fotográfico do trabalho final, decidindo não só o melhor ângulo para captar a imagem total do trabalhado, como algumas partes que possam ser interessantes para a apreciação posterior.

Materiais Relacionados

Sugestão de leituras:
• Kraus, Rosalind. Caminhos da escultura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
• DERDYK, Edith. Formas de pensar o desenho. São Paulo: Editora Scipione, 2004.
• IAVELBERG, Rosa. Para gostar de aprender arte. São Paulo: Artmed, 2003

Sugestão de links:
1- Andy Goldsworthy (vídeo)
2- Texto sobre performance
3- Texto sobre instalação

Arquivos anexados

  1. Plano de aula – Artes visuais desenhos

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