Conteúdos

Simetria.

Objetivos

Identifique nas figuras geométricas seus eixos de simetria.

Classifique os diferentes tipos de simetria por meio da construção de obras de arte.

Utilize a criatividade na confecção de obras de arte simétricas.

 

1ª Etapa: Início de conversa

Muitas pessoas relacionam a ideia de Simetria com a Arte, porém trabalhar simetria em sala de aula também é uma forma de ensinar Matemática aos alunos. Simetria é uma relação de paridade, tanto em relação à altura, largura e comprimento. Em arte a simetria tem um papel importante no apelo estético do objeto ou da obra que está sendo criada, mesmo que em algumas situações a assimetria também seja utilizada por artistas para criar o estranhamento.

2ª Etapa: Observando simetrias nas formas geométricas

 •     Para essa primeira aula, leve para a sala de aula um espelho sem bordas e várias figuras geométricas de tamanho mediano. Em seguida reúna os alunos em roda e apresente a eles as imagens. Solicite que os alunos passem retas a lápis nas figuras de modo que elas fiquem divididas ao meio. 

 

Posteriormente, pegue uma figura por vez e coloque o espelho perpendicular em cima da reta desenhada. Solicite que os alunos observem a imagem refletida se ela completa ou não a figura real. Conforme vão analisando as figuras separem nas em dois grupos, as que se completam ficam no lado das simétricas, já as outras ficam do lado das assimétricas. Sempre que a imagem refletida completar a real teremos encontrado um eixo de simetria.

 

Nessa etapa do estudo você poderá levar outras imagens para que os alunos encontrem eixos de simetria.

 

3ª Etapa: Fazendo arte simétrica

 • Após o momento inicial de exploração, proponha aos alunos que dobrem uma folha sulfite como se estivessem fazendo um leque e, depois, peça que desenhem uma figura humana no papel. Em seguida solicite que recortem o desenho para observar a simetria entre as formas. Essa brincadeira é legal por ser bastante conhecida. (Veja tabela/ figura/ imagem no material de apoio anexo nesse plano de aula)

 

Agora que eles já compreenderam esse processo, distribua diversas folhas coloridas e deixe que criem recortes simétricos livremente. Lembre os alunos que para criar a simetria deverão dobrar a folha ao meio. Apenas oriente que esses recortes deverão fazer parte de uma obra de arte, para isso você poderá entregar uma cartolina para cada aluno, para que eles utilizem como base da criação artística. 

 

Outra possibilidade de construir arte simétrica é dobrando folhas ao meio e jogando alguns pingos de cola colorida na parte de dentro do papel, aperte por um tempo e abra a folha devagar. 

 

Deixe esses diversos materiais (folhas coloridas, brancas, colas coloridas, tesoura, cartolinas, colas) a disposição dos alunos nessa etapa para que utilizem o que acharem mais adequado na construção de sua obra de arte simétrica.

 

4ª Etapa: Concretizando aprendizagens

Com a produção dos alunos prontas, organize uma exposição para toda a comunidade escolar e deixe materiais para que os visitantes também criem suas próprias artes simétricas.

 

Para finalizar o trabalho, compartilhe com os alunos uma aula virtual a respeito do assunto com informações sobre o tema e alguns jogos e exercícios, o link está disponível no item “Para organizar seu trabalho e saber mais”.

 

 

 

 

Materiais Relacionados

1. Para saber mais sobre simetria 

 
2. Para saber mais sobre o uso da simetria na arte acesse o link 
 
3. Para aprender mais ideias de como trabalhar simetria em sala de aula acesse o link 
 
4. Para entregar compartilhar com os alunos mais informações e brincadeiras a respeito de simetria acesse o link 
 

Arquivos anexados

  1. Arte simétrica

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.