Conteúdos
Simetria.
Objetivos
Identifique nas figuras geométricas seus eixos de simetria.
Classifique os diferentes tipos de simetria por meio da construção de obras de arte.
Utilize a criatividade na confecção de obras de arte simétricas.
1ª Etapa: Início de conversa
Muitas pessoas relacionam a ideia de Simetria com a Arte, porém trabalhar simetria em sala de aula também é uma forma de ensinar Matemática aos alunos. Simetria é uma relação de paridade, tanto em relação à altura, largura e comprimento. Em arte a simetria tem um papel importante no apelo estético do objeto ou da obra que está sendo criada, mesmo que em algumas situações a assimetria também seja utilizada por artistas para criar o estranhamento.
2ª Etapa: Observando simetrias nas formas geométricas
• Para essa primeira aula, leve para a sala de aula um espelho sem bordas e várias figuras geométricas de tamanho mediano. Em seguida reúna os alunos em roda e apresente a eles as imagens. Solicite que os alunos passem retas a lápis nas figuras de modo que elas fiquem divididas ao meio.
3ª Etapa: Fazendo arte simétrica
• Após o momento inicial de exploração, proponha aos alunos que dobrem uma folha sulfite como se estivessem fazendo um leque e, depois, peça que desenhem uma figura humana no papel. Em seguida solicite que recortem o desenho para observar a simetria entre as formas. Essa brincadeira é legal por ser bastante conhecida. (Veja tabela/ figura/ imagem no material de apoio anexo nesse plano de aula)
• Agora que eles já compreenderam esse processo, distribua diversas folhas coloridas e deixe que criem recortes simétricos livremente. Lembre os alunos que para criar a simetria deverão dobrar a folha ao meio. Apenas oriente que esses recortes deverão fazer parte de uma obra de arte, para isso você poderá entregar uma cartolina para cada aluno, para que eles utilizem como base da criação artística.
• Outra possibilidade de construir arte simétrica é dobrando folhas ao meio e jogando alguns pingos de cola colorida na parte de dentro do papel, aperte por um tempo e abra a folha devagar.
• Deixe esses diversos materiais (folhas coloridas, brancas, colas coloridas, tesoura, cartolinas, colas) a disposição dos alunos nessa etapa para que utilizem o que acharem mais adequado na construção de sua obra de arte simétrica.
4ª Etapa: Concretizando aprendizagens
• Com a produção dos alunos prontas, organize uma exposição para toda a comunidade escolar e deixe materiais para que os visitantes também criem suas próprias artes simétricas.
Materiais Relacionados
1. Para saber mais sobre simetria