Conteúdos

Arcadismo

Objetivos

Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto social, histórico e político;
Reconhecer a presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no patrimônio literário nacional;
Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas e da identidade nacional.

Antes de dar início às Etapas acesse a aba Para Saber Mais

1ª Etapa: Fechamento

Retome com os alunos o foco da aula, que foi uma revisão do movimento literário chamado Arcadismo brasileiro. 

 

Destaque que, na leitura do poema, eles puderam observar alguns aspectos do Arcadismo, presentes na poesia de Cláudio Manoel da Costa, um dos grandes representantes do período, e peça que os alunos construam uma lista coletiva com esses itens. Caso alguns dos aspectos abaixo não sejam mencionados, complete a lista com eles:

 

Resgate de formas simples, vinculadas ao racionalismo próprio da época;

 

Abordagem temática valorizando a vida campestre em detrimento da vida urbana, cheia de vícios;

 

Enaltecimento de valores próprios da época clássica: razão, bem, verdade;

 

Apropriação de um tipo de abordagem que faz referência ao momento histórico vivido: a Inconfidência Mineira.

2ª Etapa: Introdução ao tema

Aborde o tema resgatando o que os alunos já ouviram falar sobre o assunto lembrando-se de alguns acontecimentos que marcaram a história de nosso país, em especial, no século XVIII, em Minas Gerais, a Inconfidência Mineira. Para realizar esse resgate da memória, é possível apresentar imagens que façam referência à mineração no Brasil do século XVIII (como as pinturas de Rugendas – http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=928&cd_item=3&cd_idioma=28555 ) ou sobre a própria Inconfidência (como as pinturas que retratam a condenação de Tiradentes).

 

Proponha que os alunos, divididos em grupos de três ou quatro integrantes, pesquisem sobre a exploração do ouro em Minas Gerais entre os séculos XVII e XVIII, e sobre a Inconfidência Mineira. Os dois temas devem ser distribuídos entre os diversos grupos, de modo que cada grupo pesquise um dos temas. Sugira que façam suas buscas em livros de História do Brasil ou mesmo em sites previamente explorados. Sua proposta de pesquisa deverá também ser acompanhada de um breve roteiro, para que selecionem as informações fundamentais sobre cada um dos assuntos.

 

Cada grupo deverá preparar uma apresentação multimídia para expor ao grupo os dois temas. O formato poderá ser uma apresentação em Power Point.

 

Para que o trabalho resulte da melhor maneira, é importante fornecer um roteiro para a construção da apresentação e orientar sobre os recursos mais adequados da mídia, para que as apresentações não se tornem o centro, mas o meio pelo qual os conteúdos da Inconfidência e da mineração serão expostos e apreendidos pelos demais alunos. Veja a dica de construção no link 6 do para organizar o trabalho.

 

Além da abordagem do conteúdo histórico, busca-se o desenvolvimento de competências relativas ao estabelecimento claro das relações entre enunciador, enunciado e interlocutor. Prepare os alunos para fazer uso da apresentação PPT como recurso mnemônico do conteúdo a ser exposto também por meio da fala. Estimule-os a inserir enunciados curtos, pontuais, com dados relevantes do conteúdo, imagens representativas, vídeos explicativos curtos.  Defina um tempo específico para cada apresentação e, ainda, auxilie na organização da sequência da apresentação PPT.

 

Ao final das apresentações, proponham que os alunos reflitam sobre a relação entre os dois contextos, e promova uma discussão coletiva sobre esse aspecto.

 

Em seguida, explique a importância da influência de grandes pensadores europeus – como os iluministas Rousseau, Voltaire, Montesquieu, Didertot  -, referências para os poetas brasileiros envolvidos com o movimento da Inconfidência, naquele contexto.

 

Convide os alunos a explorar esse período da história da nossa literatura e conhecer algumas características do movimento e alguns poetas importantes daquela época.

3ª Etapa: Explorando a atividade

Oriente aos alunos para que acessem os links 4 e 5  para pesquisar as relações dos mais famosos poetas árcades brasileiros – Tomaz Antônio Gonzaga e Cláudio Manuel da Costa – com a Inconfidência Mineira.

Chame a atenção dos alunos para a participação desses poetas no movimento chamado Inconfidência Mineira, e sobre sua condenação e punição por conspirarem contra a Coroa Portuguesa.

Explique que, de toda a produção desses poetas, destacam-se os poemas líricos, isto é, aqueles que abordam o amor, e os poemas satíricos, que abordam, por meio do humor, problemas do contexto político vivenciado por eles. 

 

Apresente aos alunos duas imagens radicalmente opostas de um grande centro urbano e de um espaço rural, bucólico. Peça a eles que destaquem as diferenças. Debata um pouco sobre o lugar que os alunos prefeririam viver e as razões disso. Peça que relatem as impressões e sensações que vêm à mente quando observam um e outro espaço. 

 

Qual dos painéis vocês associam à ideia de plenitude, de prazer, de beleza?

 

Por quê?

 

Qual deles refere-se à ideia de cansaço, competição desmedida, corrupção dos valores humanos?

 

Por quê?

 

Aborde com os alunos os conceitos de fugere urbem (fugir da cidade) e carpe diem (aproveitar o dia), como lemas fundamentais do Arcadismo.  Aborde com os alunos qual das imagens apresenta está mais próxima dos lemas expostos. Busque uma aproximação à realidade dos alunos dizendo que, embora, à primeira vista, os motivos da poesia daquela época fossem muito específicos e, ao que parece, as pessoas daquela época vivessem problemas muito diferentes daqueles que vivemos hoje, na verdade não é tão difícil entender essa diferença. 

 

Debata com os alunos sobre a possibilidade de permanência dos lemas nos dias de hoje, bem como sobre as razões dessa possível permanência.

 

Para levar os alunos a uma exploração mais específica sobre o tema, peça que acessem a atividade interativa Arcadismo.

Materiais Relacionados

Professor, antes de iniciar a atividade com seus alunos veja as indicações abaixo para aprofundar mais o tema antes de apresentá-lo a classe.
Leia as informações contidas nos links abaixo. Elas não precisam, necessariamente, ser trabalhadas integralmente com os alunos. Elas servem de suporte para o caso de uma explicação que requeira aprofundamento ou contextualização histórica.

1. Arcadismo no Brasil – Neoclassicismo na Literatura Mineira
http://educacao.uol.com.br/literatura/ult1706u23.jhtm
O texto descreve as principais características do Arcadismo brasileiro, relacionando-o ao contexto histórico e cultural. Aborde com os alunos as denominações de Arcadismo (extraída da Arcádia Lusitana) e de Neoclassicismo que traz a ideia de novo classicismo, isto é, a retomada de elementos estéticos (como a forma soneto) e mesmo ideológicos (como o racionalismo) já abordados pela literatura do século XVI em Portugal e na Europa.
2. A idade do Ouro e do Contrabando
http://historia.abril.com.br/economia/idade-ouro-contrabando-474572.shtml
O texto apresenta o cenário social e econômico da época que corresponde ao Arcadismo, isto é, ao longo do século XVIII. Procure discutir com os alunos o significado social e cultural da corrida do ouro em meio a um contexto ainda colonial.
3. Inconfidência Mineira – Impostos sobre a mineração desencadearam a revolta http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1689u7.jhtm
O texto descreve o momento histórico que ficou conhecido como Inconfidência Mineira.  É importante ler também o conteúdo do link ao final da página. Nele, há informações sobre a Inconfidência em si e sobre a figura emblemática de Tiradentes.
4. Cláudio Manuel da Costa – A obra do poeta árcade http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1706u43.jhtm
Informações adicionais sobre Cláudio Manuel da Costa.
5. Tomás Antônio Gonzaga – A obra do poeta árcade http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1706u44.jhtm
Informações adicionais sobre Tomás Antônio Gonzaga
6. Construção de Power Point
http://office.microsoft.com/pt-br/outlook-help/saiba-onde-estao-os-comandos-de-menus-e-barras-de-ferramentas-no-office-2010-HA101794130.aspx#
Passo a passo de como usar este recurso de criação multimídia

Realização: Instituto Paramitas

Arquivos anexados

  1. Arcadismo

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.