Conteúdos

Ar Atmosférico

Objetivos

Compreender a existência do ar, seus efeitos e importância;
Nomear as camadas da atmosfera e identificar suas respectivas funções;
Reconhecer causas e efeitos da poluição;
Verificar propostas para preservação da atmosfera
 

Antes de dar início às Etapas acesse a aba Para Saber Mais.

1ª Etapa: Introdução ao tema

Para iniciar, pergunte aos alunos: O que é ar? Como percebemos a sua existência? Do que é composto? Quais suas interferências na natureza? O ar é importante para o nosso planeta?

 

Registre as respostas, deixe em local visível e incentive os alunos na busca de maiores informações. 

 

Explique que, em algumas aulas, serão apresentados documentários da BBC sobre atmosfera, divididos em seis episódios, disponíveis em “Para Organizar seu Trabalho e Saber Mais”. E que haverá um roteiro com questões a serem observadas e registradas após assistir o documentário. Como:

– Qual o tema abordado?

– Quais locais visitados e as suas características?

– O que descobriu?

– O que você mais gostou?

 

Após a apresentação de cada documentário, levante com os alunos elementos observados e conceitos apresentados. Proponha que registrem em tarjetas de papel os elementos mais importantes, fixando-as num cartaz para que todos possam visualizar.

 

Ao final das apresentações, retome todos os registros feitos nas tarjetas, relembrando os dados e conceitos apresentados. Você pode propor que façam um texto que tragam as informações mais relevantes 

 

Concluída a apresentação dos documentários, o professor deverá comentar brevemente sobre as camadas da atmosfera, pois, à medida que nos afastamos da superfície terrestre, apresentam-se diversas características. 

 

2ª Etapa: Exploração do objeto

Em seguida, organize os alunos em duplas visando uma aprendizagem colaborativa e convide-os a explorar a atividade interativa “Atmosfera” disponível no NET Educação para ampliação de conhecimentos.

 

Nessa atividade, os alunos, a bordo de um foguete, terão de ultrapassar todas as camadas da atmosfera, e, para isso, resolverão desafios que irão trabalhar as características de cada camada.

 

Permita que retornem à atividade interativa quantas vezes forem necessárias e o professor neste momento deverá observar e acompanhar.

 

Ao final, em roda, solicite que a turma socialize o que aprendeu e aproveite este momento para esclarecer dúvidas relacionadas aos conceitos trabalhados. Indague quais informações já possuíam sobre o Ar e quais foram apresentadas na atividade interativa.

 

3ª Etapa: Pesquisa e divulgação

Após a explorar o objeto interativo e entrar em contato coma as camadas presentes na atmosfera, questione os alunos qual das camadas vistas que é mais afetada pela poluição. Explique que a poluição do ar tem sido discutida amplamente hoje em dia, uma vez que não está mais restrita a centros urbanos e industriais. O crescimento das cidades afeta diretamente a qualidade do ar. 

 

Solicite aos alunos que se organizem em grupos com no máximo 4 participantes para realizar uma pesquisa sobre o que gera a poluição, suas consequências para a saúde e propostas de prevenção. Proponha que as informações obtidas sejam organizadas em uma apresentação multimídia, que apresente as informações pesquisadas e também sensibilize os colegas a respeito do tema.

 

Após as apresentações, incentive os alunos a confeccionarem cartazes, para expor em diferentes espaços da escola com informações sobre as consequências da poluição do para a saúde e como contribuir para um ambiente mais saudável.

 

Materiais Relacionados

Caro professor, antes de iniciar esta atividade, é importante que se aproprie de informações referentes ao tema. Selecionamos os links abaixo para ajudá-lo.

Camadas da atmosfera:
http://www.sogeografia.com.br/Conteudos camadasatmosfera /GeografiaFisica/
Funções da atmosfera:
http://www.infoescola.com/geografia/funcoes-da-atmosfera/
Forças da natureza e da atmosfera:
http://www.youtube.com/watch?v=kxB8t9ho_Wk&feature=related
Camada de Ozônio:
http://www.youtube.com/watch?v=JFgqgyqfIM0&feature=related

Documentário BBC – Terra: O Poder do Planeta – Atmosfera:
parte 1 – http://www.youtube.com/watch?v=qQonFsnUkzg
parte 2 – http://www.youtube.com/watch?v=b5KUhyJ3Qr4
parte 3 – http://www.youtube.com/watch?v=Tw0cK37P7ng&feature=related
parte 4 – http://www.youtube.com/watch?v=74sHm2WsLMo&NR=1
parte 5 – http://www.youtube.com/watch?v=ij-nXPkXtO8
parte 6 – http://www.youtube.com/watch?v=UXOxoCa90YQ

Realização: Instituto Paramitas

Arquivos anexados

  1. Ar Atmosférico

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.