Conteúdos

Categorias de extinção da IUCN.
Estudo de alguns animais brasileiros enquadrados nesses critérios.

Objetivos

– Compreender o conceito de extinção.

– Reconhecer as categorias de extinção estabelecidas pela IUCN: Extinta (EX); Extinta na natureza (EW); Crítica ou criticamente ameaçada (CR); Em perigo (EM); Vulnerável (VU); Quase ameaçada (NT); Segura ou pouco preocupante (LC).

– Identificar os animais brasileiros que se encontram nas categorias de extinção da IUCN [Extinta (EX); Extinta na natureza (EW);

– Crítica ou criticamente ameaçada (CR); Em perigo (EM); Vulnerável (VU)] e as possíveis causas para esse fenômeno.

Caro professor, os links para os conteúdos sugeridos neste plano estão disponíveis na aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”. Na aba "Material de Apoio" você encontra este plano de aula disponível para download.

1ª Etapa: Exercendo a cidadania

Peça a cada um dos grupos que elaborem uma campanha, na forma de cartazes (solicite antecipadamente material – cartolina, canetas coloridas, revistas, etc), que tenha como objetivo alertar a comunidade escolar sobre o problema estudado durante as aulas deste plano, ou seja, as causas pelas quais alguns animais brasileiros estão enquadrados em uma das categorias de extinção estabelecidos pela IUCN. A intenção é que o cartaz alerte e indique formas para reverter o quadro em que o animal se encontra. Oriente os alunos que os cartazes devem ser documentos de elevada qualidade gráfica dado que pretende apresentar informação ao público. Deve ser um documento muito atraente do ponto de vista visual.

 

2ª Etapa: Conceitos básicos

Prepare uma aula expositiva, de preferência com imagens, utilizando os materiais indicados nos itens 1 e 2 da aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais””. Nessa aula explore com os alunos o conceito de extinção; suas principais causas e as categorias de extinção sugeridas pela IUCN. Os vídeos disponíveis nos itens 4 e 5 da aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais” podem ilustrar e completar essa etapa. É importante também que o professor especifique a importância da IUCN.

3ª Etapa: Pesquisando sobre os animais

Divida a classe em grupos de 4 alunos. Solicite que cada grupo faça uma pesquisa, como lição de casa, sobre um determinado animal da fauna brasileira que se encontra em uma das categorias de extinção estabelecidas pela IUCN. Cada componente do grupo pesquisa, individualmente, sobre o animal que foi designado ao grupo. Entre as informações que deve conter a pesquisa destaque: tipo de ambiente ocupado pelo animal, região brasileira onde é encontrado, categoria da IUCN na qual o animal se encontra (esses dados podem ser obtidos na tabela disponível no material sugerido no item 3 da aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”), principais causas pelas quais os animais se encontram em uma das categorias de extinção. Para facilitar a escolha dos animais sugerimos alguns que são apresentados no vídeo 5 da aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”: veado-campeiro, mico-leão-dourado, boto cor-de-rosa, jaguatirica, arara-azul, lobo-guará, tamanduá-bandeira. OBS: O professor poderá complementar essa discussão realizando o plano de aula “Biomas brasileiros”.

4ª Etapa: Socializando informações

1) Reúna os alunos nos grupos formados na etapa anterior e solicite a eles que troquem as informações obtidas na pesquisa realizada em casa. Peça aos alunos que preencham a tabela para organizar o trabalho.







2) Reproduza a mesma tabela no quadro que deverá ser preenchido pelo professor com as informações fornecidas por cada um dos grupos no momento das apresentações. Se houver necessidade, o professor deverá acrescentar informações que considerar importantes. 



5ª Etapa: Exercendo a cidadania

Peça a cada um dos grupos que elaborem uma campanha, na forma de cartazes (solicite antecipadamente material – cartolina, canetas coloridas, revistas, etc), que tenha como objetivo alertar a comunidade escolar sobre o problema estudado durante as aulas deste plano, ou seja, as causas pelas quais alguns animais brasileiros estão enquadrados em uma das categorias de extinção estabelecidos pela IUCN. A intenção é que o cartaz alerte e indique formas para reverter o quadro em que o animal se encontra. Oriente os alunos que os cartazes devem ser documentos de elevada qualidade gráfica dado que pretende apresentar informação ao público. Deve ser um documento muito atraente do ponto de vista visual.

 

6ª Etapa: Conceitos básicos

Prepare uma aula expositiva, de preferência com imagens, utilizando os materiais indicados nos itens 1 e 2 da aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais””. Nessa aula explore com os alunos o conceito de extinção; suas principais causas e as categorias de extinção sugeridas pela IUCN. Os vídeos disponíveis nos itens 4 e 5 da aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais” podem ilustrar e completar essa etapa. É importante também que o professor especifique a importância da IUCN.

7ª Etapa: Pesquisando sobre os animais

Divida a classe em grupos de 4 alunos. Solicite que cada grupo faça uma pesquisa, como lição de casa, sobre um determinado animal da fauna brasileira que se encontra em uma das categorias de extinção estabelecidas pela IUCN. Cada componente do grupo pesquisa, individualmente, sobre o animal que foi designado ao grupo. Entre as informações que deve conter a pesquisa destaque: tipo de ambiente ocupado pelo animal, região brasileira onde é encontrado, categoria da IUCN na qual o animal se encontra (esses dados podem ser obtidos na tabela disponível no material sugerido no item 3 da aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”), principais causas pelas quais os animais se encontram em uma das categorias de extinção. Para facilitar a escolha dos animais sugerimos alguns que são apresentados no vídeo 5 da aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”: veado-campeiro, mico-leão-dourado, boto cor-de-rosa, jaguatirica, arara-azul, lobo-guará, tamanduá-bandeira. OBS: O professor poderá complementar essa discussão realizando o plano de aula “Biomas brasileiros”.

8ª Etapa: Socializando informações

1) Reúna os alunos nos grupos formados na etapa anterior e solicite a eles que troquem as informações obtidas na pesquisa realizada em casa. Peça aos alunos que preencham a tabela para organizar o trabalho.







2) Reproduza a mesma tabela no quadro que deverá ser preenchido pelo professor com as informações fornecidas por cada um dos grupos no momento das apresentações. Se houver necessidade, o professor deverá acrescentar informações que considerar importantes. 



Materiais Relacionados

1) Acesse boas explicações sobre o significado de extinção e suas principais causas. A forma com que os dois textos apresentam as causas permite uma abordagem mais ampla com os alunos.
Link 1

Link 2

2) Conheça as categorias de extinção estabelecidas pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza)

3) Verifique os animais brasileiros relacionados de acordo com as categorias de extinção estabelecidas pela IUCN.

4) Acesse o vídeo que traz uma matéria sobre o lançamento do “Livro Vermelho” publicado pelo Ministério do Meio Ambiente em 2008.

5) Acesse o vídeo que traz uma série de imagens de animais da fauna brasileira ameaçados de extinção.

Arquivos anexados

  1. Animais brasileiros e extinção

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.