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Análise Intertextual de Macunaíma e Iracema

Objetivos

Entender Macunaíma como um dos pilares da moderna literatura brasileira. Compreender que o Movimento Modernista, o qual a obra representa, propunha-se, entre outras metas, ir à procura de uma identidade nacional. Estabelecer relações intertextuais entre Macunaíma, de Mário de Andrade e Iracema, de José de Alencar.

Antes de dar início às etapas consulte a aba “Para Saber Mais”.

 

1ª Etapa: Aproximação do tema

Inicie a aula explicando que Macunaíma é um dos pilares da literatura brasileira. Comente que o livro foi publicado em 1928, no auge da Primeira fase do Modernismo e que apresenta influências diretas de dois romances: Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antonio de Almeida e Iracema, de José de Alencar.  Do primeiro, ele herdou a “malandragem” da personagem Leonardo (filho); do segundo, temas da mitologia indígena e uma certa noção de nacionaliadde à qual vai se opor.



Agora, apresente aos alunos um trecho primeiro capítulo de Macunaíma, cuja leitura integral pode ser obtida no link sugerido no item 1 de “Para organizar seu trabalho”. Em seguida, peça a eles para escreverem o que entenderam da leitura. Oriente as observações segundo os seguintes tópicos:



• Caracterização de Macunaíma

• Ambiente em que vivia a tribo a qual pertence o herói

• Linguagem utilizada por Mário de Andrade



No fundo do mato-virgem nasceu Macunaíma, herói de nossa gente. Era pre¬to retinto e filho do medo da noite. Houve um momento em que o silêncio foi tão grande escutando o murmurejo do Uraricoera, que a índia tapanhumas pariu uma criança feia. Essa criança é que chamaram de Macunaíma.



Já na meninice fez coisas de sarapantar. De primeiro passou mais de seis anos não falando. Si o incitavam a falar exclamava:

– Ai! que preguiça!…

e não dizia mais nada. Ficava no canto da maloca, trepado no jirau de paxiúba, espiando o trabalho dos outros e principalmente os dois manos que tinha, Maanape já velhinho e Jiguê na força de homem. O divertimento dele era decepar cabeça de saúva. Vivia deitado mas si punha os olhos em dinheiro, Macunaíma dandava pra ganhar vintém. E também espertava quando a família ia tomar banho no rio, to-dos juntos e nus. Passava o tempo do banho dando mergulho, e as mulheres sol¬tavam gritos gozados por causa dos guaimuns diz-que habitando a água-doce por lá. No mucambo si alguma cunhatã se aproximava dele pra fazer festinha, Macunaíma punha a mão nas graças dela, cunhatã se afastava. Nos machos guspia na cara. Porém respeitava os velhos e freqüentava com aplicação a murua a poracê o torê o bacorocô a cucuicogue, todas essas danças religiosas da tribo.



Solicite a alguns a leitura das observações realizadas. Volte ao trecho e comece a discuti-lo com os alunos, explicando que:



• Macunaíma é figura da mitologia indígena, recolhida por Mário de Andrade no livro Vom Roraima zum Orinoco, do etnólogo alemão Koch-Grümberg, que entre 1911 e 1913 fez pesquisas em tribos indígenas no extremo norte do Brasil.

• Segundo esse estudioso alemão, o nome macunaíma contém como partes componentes a palavra macku “mal” e o sufixo aumentativo ima “grande”.

• Tapanhumas é uma tribo lendária de índios brasileiros com características físicas de negros. Provavelmente tem origem nos negros da África que moravam no Brasil.

• Macunaíma, “herói de nossa gente” já se revelava, desde a primeira infância, como um sujeito preguiçoso em relação aos afazeres domésticos. No entanto, quando se tratava de dinheiro, prazeres e brincadeiras, o herói “dandava pra ganhar vintém” ou “espertava quando a família ia tomar banho no rio, to¬dos juntos e nus”.



Em relação a esse último ponto, pergunte aos alunos: o que Mário de Andrade teria em mente quando afirmou que Macunaíma é “herói de nossa gente” e deu ao seu livro o título de “Macunaíma, o herói sem nenhum caráter”? Peça para os alunos escreverem e, em seguida, lerem as hipóteses que lançaram.

 

2ª Etapa: Aproximação do autor

Após a etapa anterior, divida a classe em 5 grupos e solicite aos alunos uma pesquisa sobre Mário de Andrade e sua época. Para tanto, direcione-os para o link sugerido no item 2 de “Para organizar seu trabalho”. Para a pesquisa, peça que levantem os seguintes tópicos:



• Mário de Andrade – vida e obra

• O Brasil na década de 20

• A Semana de Arte Moderna (1922)

• Mário de Andrade e o Modernismo

• Macunaíma e a renovação da linguagem iterária



Após o levantamento de dados, peça que os alunos exponham em sala de aula as informações sobre os dados levantados. Para complementar os dados pesquisados, comente que:



• Mário de Andrade soube conjugar uma vida de intensa criação literária com o estudo apaixonado da música, das artes plásticas e do folclore brasileiro. Faleceu em São Paulo cidade aos cinqüenta e um anos de idade.

• Além das obras arroladas a seguir, deixou uma riquíssima correspondência, boa parte inédita. São algumas de suas obras: Há uma Gota de Sangue em Cada Poema, 1917; Paulicéia Desvairada,1922; A Escrava que não é Isaura, 1925; Primeiro Andar, 1926, Macunaíma, 1928.

• O Movimento Modernista, entre outras metas, propunha-se à busca de identidade nacional, como se pode perceber pela leitura de Macunaíma.

• A liberdade de expressão, o cotidiano, o coloquialismo, resultantes da desintegração da linguagem literária tradicional, foram preconizadas por Mário de Andrade como arauto e teórico do Modernismo.

• Macunaíma representou a identificação de Mário com o nacionalismo primitivista.

 

 

3ª Etapa: Leitura da obra

Nessa etapa, procede-se à leitura compartilhada da obra. Para tanto, direcione os alunos para o link sugerido no item 1 de “Para organizar seu trabalho” e divida com os alunos a leitura do texto. Esta pode ser realizada da seguinte forma: o professor solicita aos alunos a leitura de alguns capítulos para casa e depois complementa a leitura deles com explicações em classe. A quantidade de leitura para casa deve atender ao perfil de cada turma. Como a linguagem de Macunaíma apresenta termos de origem indígena, sugere-se que os primeiros capítulos sejam lidos integralmente em sala de aula pelos professor juntamente com os alunos. Para as atividades de leitura reserve em torno de 4 semanas.

4ª Etapa: Resumo e análise da obra

Para o resumo e análise da obra, peça aos alunos para acessarem o link sugerido no item 2 de “Para organizar seu trabalho”. Nesse estudo, de Dácio Antonio Castro e Frederico Barbosa, há um resumo de cada capítulo seguido da análise da obra. Peça para os alunos levantarem dados sobre:



• A rapsódia

• As fontes de macunaíma

• O que é o herói sem nenhum caráter

• O foco narrativo

• Espaço e tempo

• Enumerações e desregionalização no romance

• A carta pras icamiabas



Após a pesquisa peça para os alunos exporem, em classe,  os resultados da pesquisa.

 

5ª Etapa: Relações intertextuais entre Iracema e Macunaíma

Como apontado por Dácio Antonio de Castro no estudo referente a Macunaíma, no link sugerido no item 2 de “Para organizar seu trabalho”, há semelhanças entre as personagens Iracema, de José de Alencar, e Ci, mãe do mato, personagem de Macunaíma. Peça para os alunos levantarem essas semelhanças. Em seguida, solicite a leitura do primeiro capítulo de Iracema, sugerido no item 5 de “Para organizar seu trabalho e saber mais”. Leia com os alunos  o seguinte trecho:



Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema.

 Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira.



 O favo de jati não era doce como o seu sorriso; nem a baunilha rescendia no bosque como seu hálito perfumado.

 Mais rápida que a ema selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da grande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primei¬ras águas.

 Um dia, ao pino do sol, ela repousava em um claro da floresta. Banhava-lhe o corpo a sombra da oiticica, mais fresca do que o orvalho da noite. Os ramos da acácia silvestre esparziam flores sobre os úmidos cabelos. Escondidos na folha¬gem os pássaros ameigavam o canto.



Agora, peça que eles estabeleçam relações entre os  referidos livros, observando:



• A primeira frase de Macunaíma e a de Iracema (os alunos vão perceber que, na releitura da obra alencariana, Mário de Andrade quase transplantou a sintaxe do primeiro parágrafo de Iracema para Macunaíma).  Vejamos como isso ocorre: em  “além, muito além daquela serra”, primeira frase de Iracema, transformou-se em “no fundo do mato virgem” em Macunaíma.  A oração “nasceu Iracema”, transformou-se em “nasceu Macunaíma”.

• Desse ponto em diante, no entanto, Mário de Andrade estabelecerá uma inversão dos valores vigentes em Iracema. Enquanto esta é bela, Macunaíma é feio. Enquanto esta é “mais rápida que a ema selvagem”, Macunaíma é preguiçoso.

• Perceber essas relações entre uma obra e outra é importante para entender o movimento que realiza a literatura de um modo em geral: uma obra se constrói com os ecos de outra e  isto recebe o nome de intertextualidade.

 

6ª Etapa: Atividades

Solicite aos alunos que selecionem trechos de Iracema e de Macunaíma e recriem, na linguagem da História em Quadrinhos, cenas das duas obras. Observe para eles que é importante deixar em evidência características responsáveis por  Iracema ser considerada herói e Macunaíma anti-herói.



Marque um dia para a apresentação dos trabalhos na classe e cuide para que os alunos guardem as releituras deles na biblioteca da escola.

 

Materiais Relacionados

1. Leia Macunaíma na íntegra acessando o link.

2. Para pesquisar sobre  o contexto histórico do Modernismo, sobre Mário de Andrade e conhecer boas análises de Macunaíma acesse aqui e aqui.

3. Uma relação comparativa entre Macunaíma e aspectos da modernidade encontra-se aqui.

4. Macunaíma foi adaptado para as telas do cinema  pelo diretor Joaquim Pedro de Andrade. Para  assistir a trechos acesse.

5. O filme pode ser acessado na íntegra no link.

6. Para ler a Iracema na íntegra acesse o site.

7. No link você tem acesso a um precioso estudo sobre Iracema feito pelo poeta contemporâneo Frederico Barbosa.  Não deixe de conferir.

8. No link há um estudo sobre o projeto intelectual de José de Alencar.

9. No link há um interessante estudo sobre Macunaíma.

Idealização e Edição Final NET EDUCAÇÃO | Plano de aula: Macunaíma e Iracema. Profa. Ms. Evaneide de Nóbrega Albuquerque.

Arquivos anexados

  1. Análise Intertextual de Macunaíma e Iracema

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