Conteúdos

Análise combinatória

Objetivos

Resolva problemas de multiplicação que envolva relações de combinatória.

Utilize o raciocínio lógico-matemático para fazer combinações de objetos.
Arrisque-se na resolução de situações-problema.
 

1ª Etapa: Início de conversa

Análise combinatória é um estudo tanto do campo matemático quanto da lógica. Esse estudo é responsável pela análise de possibilidades e combinações possíveis em arranjos simples de coleções de objetos distintos. Trabalhando a análise combinatória em sala de aula estimula-se os alunos a pensarem logicamente e a resolverem situações-problemas que podem ser de graus maiores ou menores de dificuldade.

2ª Etapa: O que é análise combinatória?

 • Inicie a aula conversando com o grupo sobre o que eles pensam a respeito de análise combinatória, se já ouviram falar ou o que imaginam que seja. Discuta as hipóteses levantadas pelos alunos e faça com eles uma brincadeira com chapéus e cachecóis. 

 

Leve para a sala de aula cinco modelos diferentes de chapéu e três de cachecol. Coloque-os sobre a mesa e escolha a quantidade de alunos para brincar (Por exemplo, se a quantidade maior de objetos foi cinco, escolha cinco alunos). Divida o restante dos alunos em pequenos grupos e peça que anotem em uma folha quantas combinações diferentes você conseguirá fazer com os objetos nas crianças escolhidas.

 

Quando todos os grupos chegarem a resultados, discutam os procedimentos utilizados para chegar a uma quantidade de combinações possíveis. Deixe que os alunos verbalizem suas ideias a respeito das quantidades pensadas. Por fim, faça com eles todas as combinações e anote na lousa para que confrontem os resultados.

 

3ª Etapa: Combinando probabilidades

 • Nessa etapa, combine com os alunos um dia para a realização de uma culinária. Solicite os ingredientes para eles ou leve você mesmo.

 

A culinária deverá ser simples, pois o foco é o trabalho com diferentes combinações. Você pode escolher fazer sanduíches, pizzas ou cachorro quente. Caso escolha as pizzas, leve dois ou três tipos de massa diferentes (massa pequena, grande e pão de forma), o molho (pode ser ketchup) e selecione os sabores (mussarela, presunto e queijo, frango e atum). Providencie o que for necessário para a preparação das receitas.

 

No dia combinado coloque os ingredientes na mesa e peça que cada aluno faça a análise combinatória da situação-problema: “Quantas pizzas diferentes conseguiremos montar com 3 opções de massa e 4 de recheio?”. Após todos os alunos responderem a questão, monte uma tabela na lousa com os resultados pensados para que ao final da culinária façam a conferência das hipóteses levantadas por eles.

 

Você poderá inclusive fazer novos desafios partindo do problema inicial, como por exemplo, “Se trouxéssemos mais dois recheios para nossa pizza o que deveríamos fazer para descobrir o resultado de combinações?”. Aqui, espera-se, que os alunos pensem se seria necessário refazer todos os cálculos ou apenas somar ou multiplicar os novos ingredientes. 

 

Posteriormente a discussão das probabilidades e a comparação dos resultados, deixe que os alunos aproveitem para degustar o que foi preparado.  

 

4ª Etapa: Concretizando aprendizagens

 • Para finalizar o trabalho, solicite que cada aluno crie um desafio de análise combinatória em uma folha, depois troque os desafios criados entre eles, para que cada aluno responda a situação criada por outro. Com as respostas prontas, novamente troque as produções com outros alunos que deverão corrigir os resultados. 

 

Essa atividade poderá ser utilizada como uma avaliação das aprendizagens conquistadas pelos alunos ao longo das etapas anteriores.

Materiais Relacionados

1. Para saber mais sobre o que é combinatória acesse o link

 
2. Para saber mais sobre análise combinatória acesse o link 
 
3. Para aprender mais sobre como calcular probabilidades acesse o link
 

Arquivos anexados

  1. Análise combinatória

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.