Conteúdos
• Quatro operações, soma, subtração, multiplicação e divisão;
• Tabelas e gráficos;
• Sistema monetário;
• Desafios matemáticos;
Objetivos
Analisar os dados que compõe uma conta de água e energia elétrica;
Criar e interpretar tabelas e gráficos;
Conhecer software BrOffice Calc e BrOffice Impress;
Criar e resolver desafios matemáticos;
Aprimorar as quatro operações matemáticas, soma, subtração, multiplicação e divisão;
Conscientizar os alunos sobre a importância da preservação ambiental, em especial da água e da energia elétrica, descobrindo estratégia para isso.
1ª Etapa: Exploração de contas de água e energia elétrica
Antes de iniciar as atividades, consulte os links sugeridos na aba “Para organizar o seu trabalho e saber mais”. A íntegra do plano, para download, está em “Material de Apoio”.
Em sala de aula, após ter solicitado que cada aluno trouxesse uma conta de água e outra de energia elétrica, faremos a leitura e interpretação das contas, a análise dos gastos e dos tributos e encargos. Nesse momento, juntamente com os alunos, serão levantadas questões para posterior pesquisa no laboratório de informática da escola, por exemplo:
– Qual o significado de m³ e KWh?
– Como a energia é produzida?
– Quais as condições atuais dos recursos hídricos?
– De que maneira podemos economizar energia elétrica e água?
– Qual a influência do horário de verão na conta de energia?
Após anotar as dúvidas levantadas, a turma irá para o laboratório de informática pesquisá-las. Na aula de Português ou Ciências, os alunos deverão produzir em grupos, um texto, ou cartazes, sobre essas questões pesquisadas.
2ª Etapa: Construção de tabelas e gráficos no BrOffice Calc
No laboratório de informática, os alunos construirão tabelas e gráficos no BrOffice Calc. Os dados de consumo dos últimos meses, que constam nas contas, serão o ponto de partida para a produção da tabela em que devem constar: consumo total do mês de energia e água; consumo médio diário de energia e água. Após terem construído a tabela, farão os gráficos com esses dados.
Para finalizar essa etapa, serão projetados os gráficos com o data show, para fazermos a análise. Será comparado o gráfico com o dos colegas, observando as diferenças e semelhanças, buscando os possíveis motivos: maior ou menor número de integrantes na família, mais ou menos equipamentos eletrônicos, conscientização, recursos para economia, como aproveitamento da água da chuva, entre outros.
3ª Etapa: Quiz Matemático no BrOffice Impress
Os alunos, em duplas, na sala de aula, criarão 4 desafios matemáticos envolvendo as quatro operações (soma, subtração, multiplicação e divisão) e relacionando aos assuntos pesquisados (água e energia elétrica).
No próximo momento, irão até o laboratório de informática para criar o “QUIZ”, jogo de perguntas e respostas. Para cada desafio deverão colocar quatro opções de respostas, sendo somente uma dessas alternativas a correta. Para finalizar a proposta, os alunos irão jogar o “Quiz” dos colegas.
PASSO-A-PASSO PARA CRIAR O “QUIZ” NO IMPRESS: (Jogo de autoria de perguntas e respostas)
1. Crie 4 slides, cada um com um dos desafios matemáticos criados em aula, pode incluir gráfico, imagens, formas geométricas,…;
2. Agora escreva 4 opções de respostas, sendo somente uma dessas alternativas a correta.
– IMPORTANTE: As alternativas devem ser escritas em caixa de texto separadamente.
3. Agora, crie mais dois slides, um dizendo que a opção escolhida está correta e outro dizendo para a criança tentar outra vez.
ORIENTAÇÃO PARA INSERIR AS INTERAÇÕES:
1.Selecione a palavra que deseja inserir a interação;
2. Vá até a Barra de ferramentas de desenho e clique em INTERAÇÃO;
3. Marque sempre a opção “Ir para página ou objeto”;
4. Selecione o número do slide correspondente (resposta certa ou errada), e clique em OK.
Materiais Relacionados
• Entenda sua conta de energia elétrica;
• Informaçõessobre conta de água;
• Como economizar água e luz;
• Para economizar água e energia;
• Utilize os link para baixar os programas necessários.