Conteúdos

Este plano de aula de história aborda a influência africana nas sociedades latino-americanas, refletindo sobre o apagamento da população negra no imaginário da América Latina e identificando os traços da cultura africana em diferentes países.

Objetivos

  • Identificar a presença e a influência africana nas sociedades latino-americanas;
  • Refletir sobre o apagamento da população negra no imaginário da América Latina;
  • Compreender a importância da cultura negra dentro das sociedades latino-americanas; e
  • Reconhecer traços da cultura africana em diferentes países da América Latina.

Conteúdos / Objetos do conhecimento:

  • Colonização da América;
  • América Latina;
  • Escravismo;
  • Cultura africana.

Palavras-chave:

América. América afro-latina. Escravidão. Latinos. População negra. Cultura.

Previsão para aplicação:

3 aulas de 50 minutos/cada.

1ª Etapa: Contextualização

Professor(a), nesta etapa você deve introduzir o assunto que será trabalhado durante a aula. Aproveite o momento para identificar os conhecimentos prévios dos alunos a respeito do tema.

Observem as obras de arte a seguir:

“Noches en el Pueblo de Dios” (2020) (crédito: CNN Style)

Acesso em: 22 de janeiro de 2024.

Partida de dominó – 2022 (crédito: ArtSY)

Acesso em: 22 de janeiro de 2024.

  • O que é possível observar nas duas imagens?
  • Quais as semelhanças entre as duas obras?
  • Se pudesse inferir em que países as cenas se passam, quais seriam? 

Professor(a), utilize essas perguntas como orientadoras para o início da discussão dos estudantes.

Peça que eles respondam, seja de forma oral ou em seus cadernos, incentivando que reflitam sobre o tema da aula, que é a presença e a influência negras nas construções das sociedades latino-americanas.

Depois de realizar os questionamentos, explique que os quadros são, respectivamente, de Raelis Vasquez, da República Dominicana, e de Manuela Navas, brasileira. Ambos retratam cenas de países latino-americanos em que é possível identificar a presença de pessoas negras e mestiças em situações cotidianas.

Aqui, observe junto com a turma as semelhanças entre as características físicas e culturais. Debata com a turma como, muitas vezes, o imaginário sobre a América Latina é povoado por imagens de pessoas com fenótipo indígena ou branco – principalmente em países como Uruguai e Argentina, e até mesmo Brasil –, gerando um apagamento da presença negra em diversos países latinos.

2ª Etapa: Problematização e aprofundamento

Professor(a), neste momento vamos aprofundar as discussões iniciadas na contextualização. Para isso, vamos usar esta parte da aula de maneira expositiva.

Inicie mostrando o mapa a seguir para a turma. Você pode projetar ou imprimir:

Números (em milhões) de escravizados africanos no continente americano (crédito: Super Interessante)

Acesso em: 22 de janeiro de 2024.

Analise, junto com os estudantes, os dados dos mapas que mostram como o Brasil foi o território americano que recebeu o maior número de africanos escravizados, mas que outras regiões do continente, como a América espanhola e principalmente o Caribe, também receberam números expressivos de africanos em situação de escravidão.

Após analisar o mapa, leia o seguinte trecho para a turma:

“Revisitando a história oficial, pesquisadores e instituições internacionais estimam que na América Latina e no Caribe existam 150 milhões de afrodescendentes, quase 30% de todos os habitantes da região. Ou seja, o sangue negro corre em quase um terço da população latino-americana. Em países como Brasil, Colômbia, Cuba e Panamá, a presença negra é maior. Mais de metade da população brasileira é constituída de pretos e pardos, 56%, segundo estimativas mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em países como Equador, Peru, Venezuela e Uruguai, eles representam entre 3% e 6% da população. Mas estão também na Argentina, no Chile e no Uruguai, ainda que essas nações, em menor ou maior grau, resistam à ideia da presença negra na sua história. O certo é que os afrodescendentes de toda a América Latina têm uma marca em comum: são vítimas da pobreza, da exclusão social e da discriminação racial.”

FREITAS, Conceição. América Latina Negra. Correio Braziliense, novembro de 2010. Crédito: Senado Federal

Acesso em: 22 de janeiro de 2024.

A partir da leitura do trecho, discuta com os estudantes sobre essa presença negra nos países latino-americanos, muitas vezes invisibilizada. Aqui, aproveite e explique para os estudantes como a influência africana é presente na construção cultural de vários países latino-americanos, como nas músicas, nas danças e na culinária.

Mostre para a turma alguns exemplos:

  • Considerado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, o candombe é uma expressão da cultura afro-uruguaia.
candombe-uruguai-cultura-negra
Cenas de Candombe em Montevidéu, 1870 (crédito: artista desconhecido – Domínio público / Archivo General de la Nación)

Acesso em: 06 de março de 2024.

As Llamadas, em Montevidéu, 2010 (crédito: Wikipedia)

Acesso em: 06 de março de 2024.

  • A Santeria é uma religião de matriz africana, ligada aos povos iorubás, e seu culto é muito comum em países latino-americanos, principalmente em Cuba.
Culto aos Orishas cubanos (crédito: Astrocentro)

Acesso em: 06 de março de 2024.

  • O Peru foi um dos primeiros territórios a receber a população africana escravizada, que veio junto com o conquistador e explorador espanhol Francisco Pizarro em sua expedição. A cultura africana está presente na música, na culinária e na intersecção com a cultura indígena andina. O cajon peruano tem origem no tambor gomé, de Gana.
Criança afroperuana tocando Cajon Peruano (crédito: Afribuku)

Acesso em: 06 de março de 2024.

3ª Etapa: Sistematização

Professor(a), esta etapa tem como objetivo sistematizar os conhecimentos dos estudantes a respeito do tema trabalhado durante a aula. Para isso, a atividade deve servir como forma de evidência daquilo que os estudantes aprenderam, tornando visíveis os objetivos de aprendizagem alcançados ao longo da aula, ainda que parcialmente.

Para a atividade, separe a turma em até cinco grupos. Cada grupo deverá fazer uma pequena pesquisa sobre uma manifestação cultural afro-latina, passando pelas seguintes informações:

  • Qual país;
  • Qual o tipo de manifestação: dança, música, religião, culinária etc.;
  • História;
  • Manifestação no presente;
  • Relevância para a população do país.

Ao final, haverá a apresentação do resultado, com até dois minutos para um orador de cada grupo compartilhar os aprendizados com a turma.

A pesquisa pode ser realizada em sites confiáveis (educativos), com o uso de um telefone celular ou do computador, sempre com supervisão do(a) professor(a).

Materiais Relacionados

Acesso em: 05 de março de 2024.

Acesso em: 05 de março de 2024.

Plano de aula elaborado pela professora Júlia Bittencourt.

Coordenação Pedagógica: prof.ª dr.ª Aline Bitencourt Monge.

Revisão textual: professora Daniela Leite Nunes.

Crédito da imagem: Artista desconhecido – domínio público – Archivo General de la Nación

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.